17 maio 2005

Eu adoro matematica!

Eu acho que ja escrevi sobre isso, mas vamos nós de novo

Ja pararam pra perceber a estupidez do nosso "modelo pedagogico" atual?

Ontem eu estava lendo na veja dessa semana, como os alunos agora "mandam" nos professores. Nao vou nem falar o quanto estupida é essa historia, uma vez que é uma total e completa inversao de valores. Mas vou comentar acerca do tal "modelo pedagogico" que fala de uma educação participativa e inclusiva, na qual a mesma é incluida no contexto de vida do aluno.

- Hipotese 1, aluno do morro
"Joaozinho, se eu tenho 3 dóla de 10, e vendo uma por 20, quanto que eu vou lucrá nas outra duas dóla?"
"Vai lucra 50 fessora"
"ta errado, vai lucra 40"
"isso se vendê no morro, fessora. Se vendê no asfalto vende a 25 cada"

- Hipotese 2, aluno da classe media
"Huguinho, se tu pega 2 mina na night, e tu gasta 100 paus com cada mina, quanto tu gastou no total pra passar as duas na cara?"
"Gastei 50 fessora"
"Errado, gastou 200"
"Só se eu fosse otario, porque eu botei as duas pra pagarem o motel e o rangao, ai só gastei 50 no taxi pra ir pra casa"

- Hipotese 3, aluno tabajara
"Xandinho, voce tem um solido 3D na posicao 3,4,5 em um plano cartesiano. Como voce faz a translação do mesmo para a posicao 10,10,6?"
"Perai fessora, xeu ligar minha HP48GX+ e entrar os dados da equação de translação de solido em plano 3D..."


A realidade é uma só: Matematica é o maior barato. Ciencias tambem. Historia e geografia tambem. Mas ATE SEXO EMPURRADO GARGANTA ABAIXO É RUIM!!!!!!! Quando que os nossos 'pedagogos de ouro' (odeio pedagogo) vao aprender que as pessoas precisam aprender com PRAZER e nao com OBRIGAÇÃO? Quando os professores vao ter conhecimento pra aplicar a tal educação inclusiva dentro do contexto REAL de vida do sujeito? E mesmo que nao inclua o dia-a-dia do sujeito na educação, quando que a educação vai começar a ser INTERESSANTE para o aluno?

Eu cresci num modelo pedagogico chato pra cacete. Enquanto o professor falava de molhar algodao pra crescer feijaozinho eu ja sabia a tabela periodica de cor. Enquanto eu tava doido pra entender aritimetica binaria, a professora me vinha com tabuada. Enquanto eu queria saber mais sobre o grand canyon, a professora me vinha com planaltos e planicies. Escola pra mim SEMPRE foi um PORRE. Voce ja tentou aprender COBOL quando voce sabe que nao vai usar aquele lixo pra orra nenhuma???

Minha sorte é que seu sempre fui um cara autodidata. Senao eu tava era rodido no meio desse sistema educacional estupido.

E depois perguntam "Porque es tao irritadiço, ó jovem???"

Nenhum comentário: