23 maio 2005

Os correios e a (in)eficiencia (nao)programada

Os correios sao, no minimo, engraçados.

Sedex chega no dia seguinte. Sem falta. Raramente vi uma encomenda via sedex atrasar. O serviço é realmente bom até o osso. O curioso é que, se voce envia algo via sedex SEM pedir "mao propria", o carteiro entrega pra qualquer um que estiver no endereço e pronto. Mesmo nao sendo o destinatario. Mas quem estaria na minha casa sem ser o dono da casa, ou seja, EU?!?

Pois bem, outro dia o Alexandre Ploct (ah, o sobrenome dele é muito complicado, entao deixa ploct mesmo) me mandou um pacote com uns troços para eu consertar. Como ele mora um pouco após o vacuo criado pelo vento quando faz a curva, mandou via encomenda. Demorou umas duas semanas, ai eu chego no correio, e nao tem nada no meu nome, mas sim pra "Tabajara Labs"

Vou encurtar uma loooonga historia: O pessoal do correio só me entregou a caixinha, quando a propria agencia do correio onde o Ploct depositou a caixa enviou um fax pra agencia de cá (escrito a mao, veja so) retificando que no lugar do "Tabajara Labs" deveria estar o "Alexandre Souza".

O curioso dessa historia é que o Sedex - um serviço mais caro e mais rapido - entrega pra qualquer um. Ja a Encomenda só entrega para O destinatario, mesmo que voce apresente escritura do imovel para onde a encomenda foi enviada.

Outra questao engraçada do correio é o tal sedex-a-cobrar. Vejam as idiossincrasias, na minha humilde opinião:

  • O Sedex demora mais pra chegar
  • Voce tem que ir na agencia dos correios retirar o pacote
  • Custa mais caro
  • A pessoa que envia tem que PAGAR em adiantado o envio
  • A pessoa que recebe tem que pagar em DINHEIRO, nao pode usar cheque/cartao
  • A pessoa que enviou o pacote, ao inves de receber seu dinheiro na mesma velocidade do sedex, demora QUASE UM MES pra receber o vale postal - que tem que ser sacado na agencia dos correios. Ao inves do vale voltar como sedex - pelo amor de Deus, uma folha de papel nao vai ocupar tanto espaço! - ele volta como carta normal, pasme!
  • Voce quando recebe o pacote, nao pode abri-lo e conferir com a descrição, antes de pagar. Pagou, abriu, babau. Se o cara te mandou um tijolo, o problema é seu.
Agora me explica: Porque o sedex a cobrar nao pode ser um serviço moderno, agil e UTIL, onde a pessoa envia o pacote, recebe o mesmo em casa, paga ao proprio entregador, quem enviou o pacote recebe o dinheiro (ou o vale postal por uma questao de segurança) no dia seguinte - ou até no mesmo dia, por teletipo! - e quem recebe o pacote pode abri-lo, conferi-lo (a sua escolha, obvio) na frente de um agente dos correios e rejeita-lo ou nao, de acordo com a conferencia do conteudo????

Eu nao vivo irritado a toa. Tem sempre um motivo - muito bom por sinal.

PS: Amanha é meu aniversario. Agradeceria se, o pessoal que le isso aqui mandasse um comentario tipo "feliz aniversario" ou algo assim...

2 comentários:

Jana ;] disse...

O niver foi ontem mas nao colokei recadinho, pq seu blog tava de folga :P Entao hj eu deixo aki registrado nao somente (e mais 1 vez) meus desejos sinceros de mtas benSSaos na sua vida, mas tb (e mais 1 vez) 1 EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO assim BEEEEEEMMMM munitu!!! =)) ;**

Anônimo disse...

Feliz aniversário! Mas como estou com insônia e um p*ta mau humor, então F***-**