sábado, fevereiro 03, 2007

Pra criticar, tem que fazer melhor.

Sabe, MSX é um micro legal pacas. O MSX pra mim é um grande prazer e um gostoso hobby. Mas na MSXBR-L, tem uns carinhas que realmente sao de perder a calma. Por isso que as vezes me chamam de estressado, estupido, grosso...mas quem nao se irritaria numa situacao dessas?

Um determinado individuo da lista - embora talvez bem intencionado - so fala abobrinha. Tudo bem, o rapaz talvez nao tenha o conhecimento tecnico necessario para entrar numa discussao acerca de assuntos tecnicos. Obvio que, se nao sabe, deveria ficar aprendendo e perguntar pra aprender (alem de, obvio, dar uma boa melhorada no portugues). Mas tudo bem, vamos lá. O tal individuo hoje de madrugada me mandou uma pedrada do tipo "Se sabe fazer, mostra logo".

Tomou na lata uma resposta educada, ensinando como funciona e acrescentando no final, para resumir: "Quer o esquema pra agora? Pague."

É incrivel como quando voce contribui com alguma causa, ou com algum grupo, as pessoas acham que voce tem a OBRIGACAO de ajudar. Obrigação é o caralho! Eu tenho a obrigacao de ME fazer feliz. Faço as coisas que faço e mantenho pagando do meu bolso o http://www.tabajara-labs.com.br porque EU gosto e porque ME da prazer. Agora, dai a eu ter alguma "obrigacao" com algum grupo, pessoa ou causa, ta muito distante. Eu so tenho obrigacoes com aqueles que me pagam pelos meus serviços. Isso é algo que deveria ser MUITO claro para todas as pessoas.

Antigamente eu vivia o ideal hacker de que "informação é poder e o poder nao pode se concentrar nas maos de uma só pessoa", por isso eu me esforçava pra disseminar conhecimento. Hoje em dia eu faço o que ME agrada e aos MEUS amigos. O resto? Que se foda, eu nao tenho obrigacao com ninguem que nao me deu dinheiro.

Um bom exemplo é o de hoje, estava conversando por e-mail com um amigo meu do mesmo grupo (MSX) discutindo acerca de um projeto. Eu tenho uma ideia, faria o hardware e ele o software. Como ele é uma pessoa muito ocupada, ele nem sempre tem tempo de "brincar" de MSX. A resposta veio na lata: "Se voce me mandar o hardware pronto, com as especificacoes que combinamos e esperar uns seis meses, teremos a primeira versao do software. Se voce concordar com isso, manda o hardware. Caso contrario fique a vontade para procurar outra pessoa"

Minha resposta? "Ate um ano :o) Isso é nosso hobby e nao o nosso emprego"

Essa é a resposta que qualquer pessoa educada daria a uma afirmação como a dele. Nao to pagando, vou querer pra ontem? Nao tenho esse direito, mesmo com o laço de amizade que tenho com o mesmo.

Quer na hora? Pague que eu faço. Caso contrario, senta e espera.

Nenhum comentário: