01 abril 2007

Quem protege os protetores?

Pra quem nao sabe, meu (falecido) pai era policial. Começo esse post, com um quote do site acima:
No serviço o medo é controlável. Estou de fuzil e meus colegas também. Medo, mesmo, tenho de covardia. De me pegarem de folga, com a família, e me torturarem até a morte

Essas sao as palavras de um policial. Um homem que nao tem perspectivas, nao tem segurança pra sua familia. Muitas vezes, nem sequer o respeito daqueles que ele protege. O salario, uma mixaria. Plano de carreira, nem pensar. Equipamentos de segurança minimos e ferramental de trabalho ultrapassado. Sim, a policia se importa mais em comprar carros novos para ingles ver, do que armamento e munição eficiente, alem de treinamento continuo, para seus policiais. Morreu, contrata outro e poe em seu lugar.

Enquanto isso, a violencia prospera.

Nao vou dizer que nao há erros na policia. Nem vou dizer que nao há preconceito por parte dos policiais, ou até mesmo policiais criminosos (vide aqueles videos dos policiais surrando uns caras em SP). Mas em 80% dos casos, no minimo, a verdade por tras da historia é que tem vagabundo demais e protecao ao vagabundo demais. Ta começando a parecer a historia do racismo. Li uma materia outro dia que o articulista dizia "Um branco discriminar um negro é crime, mas um negro discriminar um branco nao é crime. Ou voce se sentiria a vontade ao lado do seu algoz de seculos e seculos?". Da mesma forma, protegem-se tanto os vagabundos, e a policia que é bom, só se dana.

Vivemos numa epoca de inversao total de valores e papeis. Um garoto de 21 anos chega pra me vender um objeto (nao vou dar detalhes aqui pra nao ficar claro quem é) e diz que "pode ficar ae com a situação que depois eu pego a grana". Pra mim é linguajar de vagabundo. Mas como na minha epoca, o linguajar dos jovens é bem diferente do linguajar dos pais. Normalmente causa estranheza. Foi assim no meu tempo tambem.

A policia merece o nosso respeito. Quando passo por um policial, eu desejo um bom dia. Tudo bem que ja tomei dura por causa desse comportamento, o policial achou a atitude suspeita. Mas mesmo assim, a policia merece o nosso respeito e o nosso carinho. Sao eles que vao te salvar de um vagabundo quando sua casa estiver sendo assaltada. Sao eles que vao recuperar o automovel que voce levou 5 anos pra pagar e foi roubado antes de pagar a ultima prestacao. Sao eles que vao tirar a vagabundagem das ruas pra que voce viva um pouco mais tranquilo.

Quando voce ver um policial na rua, cumprimente-o. Saiba o nome dos policiais do seu bairro. Diga a eles o quanto voce os admira e o quanto eles sao importantes para voce. Tente ser agradavel e cortez com eles. Nao é babação de ovo nao, mas eles estao la ganhando uma mixaria, pra proteger voce. Eles poderiam largar a farda e ir vender drogas que dá bem mais dinheiro, mas estao na policia preocupados com o seu bem estar. Pense nisso. Quem anda direito nao tem que temer a policia.

Nenhum comentário: