22 maio 2007

Ganhando pela estupidez

Hoje o patrao tava aqui em casa, e estavamos discutindo detalhes de um projeto. E estava ensinando a ele partes do projeto dele. E discutiamos acerca do outro rapaz que trabalhava pra ele, que fazia de tudo pra nao deixar ele ver o que e como ele fazia. Detalhe que o patrao nao saca necas de qualquer coisa ligada a eletronica, computadores ou ingles.

Igual a maioria dos esquemas "fique rico" que voce ve por ai.

Uma vez um cliente chegou pra mim com uma proposta "vencedora" onde eu "ficaria rico" e poderia "agregar valor" a minha "estrutura financeira". Só pelos termos, ja vi papo de neurolinguistica e esquema de piramide, ai vem o cara me apresentar a tal da TeleExtreme.

O esquema é muito simples: Voce paga uma pequena fortuna mensal, pra poder ter uma linha VoIP da mesma empresa, e paga mais uma mixaria por um pacote de minutos. Todo mes tem que pagar, usando ou nao.

Ate ai tudo bem, as tarifas sao razoavelmente baratas, pra quem usa muito. O esquema é aquele famoso esquema piramide...cada um que voce coloca no "esquema", voce recebe uma merrequinha por mes. As mesmas penalidades da Amway e da Herbalife estao lá: Tem que vender x por mes, senao diminui o rendimento, blah blah blah. Só tem um pequeno detalhe...

Na www.vono.net.br, voce paga 15 reais pra pegar uma "linha" com 10 reau de creditos. A partir dai, 20 reais por mes de creditos e ponto final. Nada de 50/70 dolares por mes. Voce paga e ponto final. Nao usou? Fica la guardado. Usou? É baratinho, usa quanto quiser. E esquece a telestupro.

Essa é a cultura do desconhecimento. As pessoas ganham em cima das outras nao pelo seu trabalho, mas por vender um sonho, algo intangivel, que beira o desonesto. Eu falei ao meu patrao que preferia ganhar dinheiro dele programando EPROMs pra ele, do que ter que ir até os aparelhos dele tirar a eprom, regravar e botar de volta. Ensino a ele como trocar as memorias, ele só traz e eu regravo. Ele sabe como faz, eu nao ganho em cima da falta de conhecimento dele, mas do meu trabalho!

Nenhum comentário: