02 março 2008

MePeQuatro?!


Bem, ja que agora eu so vou trabalhar de buzao (porque aguentar 10 mangos/dia de combustivel do opalao...). Tive que arrumar um radinho de pilha. De inicio eu pensei em comprar um MP3 daqueles foston..sao otimos, mas eu vi o MP4 da minha namorada e fiquei realmente babando na tal telinha.

Tomei coragem, procurei no ML e encontrei o vendedor Celularhome2006 vendendo um MP4 "Tipo D2" por R$ 129,90. Meio puxado pro que eu queria. Mas esse MP4 (odeio esse termo) tem umas coisas que nao dá pra perder:
  • Aceita bateria NOKIA (!!!). Veio com uma BL-4C e eu ja sapequei uma BL-5C no lugar (embora tive que forçar bastante pra fechar a tampa. BL-6C NEM PENSAR!!! :oD). Da mais de 12 horas de uso com a bateria carregada.
  • Aceita cartao SD, em letra de drive separado. Ou seja, voce tem o drive F de 1 giga interno e o drive G de 4 gigas do cartao SD
  • Tem dois alto-falantes externos. Pra ficar ouvindo durante a noite, na cama, é **otimo**. Os alto-falantes tem uma fidelidade bem razoavel (considerando o tamanho e nao disparando o volume, obvio)
  • A tela de 65 mil cores (?) é **excelente**. Ja converti filmes para o formato do MP4 (resolucao/numero de cores/codificacao), o filme ficou com 10% do tamanho e é perfeitamente assistivel. Vale realmente a pena.
  • O player faz parte do padrao S1MP3 (mais sobre isso depois)
Pois bem, primeiro vamos falar do vendedor: O cara é de uma loja do shopping praia da costa. Talvez seja o dono, sei la. De qualquer forma eu dei o lance as 8 da manha, as 9 liguei pra ele. As 10:30 estava com o player na mao. Pude ir até a loja, escolher entre os players, me certificar que era AQUELE que eu queria (embora - confesso - nao gostei do software dele) e levar o bichinho. COM NOTA. Ou seja, o troço - teoricamente - tem garantia e procedencia. Gostei muito do atendimento e voltarei a comprar com o Valdinei.

Quanto ao player...Bem, é um player caro. Mas atende as minhas necessidades e tem a GRANDE vantagem do cartao SD. Mes que vem compro um cartaozinho de 4 gigas e fico com um MP4 de 5 gigas (1 interno + 4 do cartao). É MEMORIA PRA CARAMBA, nao há como negar.




Os pontos fracos? Tem MUITOS. Vou enumera-los:
  • A bateria parece que nunca termina de carregar. Eu vou continuar usando e vendo o que acontece, tenho umas 3 ou 4 baterias nokia aqui em casa, alem da novinha que veio com o player. Bateria nokia é mais comum que poeira em chao. Todo mundo tem um telefone nokia velho, que usou uma bateria dessas. Se encher muito meu saco, uso um telefone nokia que comprei na feira do aribiri e nao funcionou com meu chip, pra recarregar a bateria do mp4. Como tenho varias, vou fazendo rodizio :o)
  • Os controles do MP4 sao pouco ou nada intuitivos. Na realidade foi meio sufoco pra aprender a usar todas as funções. Agora ta tudo bem, mas tem coisa que eu reclamo ainda.
  • O software do MP4 é lento e o funcionamento meio "bangu". Nao gostei. Funciona, mas podia ser muito melhor. O analisador de espectro é uma serie de telinhas ao inves de ser um analisador de espectro de verdade. Mas pra quem é ta bom. Eu so quero é ouvir musica nele mesmo
  • Sao 25 (!!!!!!) linguas, porem todas mal-traduzidas :oD
  • Nos jogos, voce nao pode usar seta-pra-baixo em nenhum deles. Tanto o que eu comprei quanto o que ficou em demonstracao na loja apresentaram o mesmo problema. Como eu posso viver sem tetris...deixa pra la né? :P
  • A recepcao em FM é maravilhosa...se voce nao estiver perto de um computador
  • Alias, o FM so funciona no fone de ouvido, porque o fio do fone de ouvido é a antena de FM. Mas é o comportamento padrao em todos os aparelhos desse tipo. Até nos celulares.
  • A selecao de musicas é bem complicada. Entretanto ele se vira bem com os subdiretorios
  • O fone de ouvido - como TODOS os MP3/MP4 - é um lixo. Uso um Sennheiser (uau!) no lugar. Minha namorada usa um Sony que dei pra ela. Qualquer coisa é melhor que o (inutil) fone original. Embora o fone original tem um penduricalhozinho de pendurar no pescoço que é legal pacas.
  • A tampinha de borracha da porta USB nao fica no lugar de jeito nenhum. Comum em todos os players desse tipo.
Resumindo: É um produto chines. Ponto. Nada contra os chineses, mas um produto DESENVOLVIDO na china normalmente é meio "diferente" do que a gente espera. De qualquer forma eu gostei muito do aparelho e vou ficar com ele ate VER de perto um outro MP4 que tenha um software/navegação melhor.

Quanto ao software, um detalhe:
Existe toda uma "cultura" em torno dos players S1MP3. Esses players se caracterizam por ter praticamente o mesmo software e ter caracteristicas intercambiaveis, ou seja, voce pode colocar/tirar uma determinada caracteristica, ou alterar uma imagem (como por exemplo as sequencias de liga-desliga) no player. Para isso usam-se as EXCELENTES ferramentas do site S1MP3.DE, porem agora o cara cobra pelas ferramentas. Us$ 25 pra eu poder alterar o texto/imagem/salvar o firmware do meu MP4. Achei **muito** dinheiro e estou mandando uma mensagem pra ele criticando isso. De qualquer forma, é divertido pacas faze-lo :o)

Depois que acabar a garantia (sim, tem garantia!) eu desmonto o bicho e boto as fotos la no tabajara labs :o)

Nota final? Um 7 bem dado. É o tipo do aparelho que poderia ser mais barato. Alias, tem uma versao mais barata de 2 gigas por 100 reais, se nao me engano o proprio Valdinei a tem. Mas eu fazia questao do cartao SD porque, com 5 gigas, resolve todo o meu problema de pen-drive, backup, transporte de dados, os cambaus. 2 gigas ja nao me adiantaria, talvez. Estou satisfeito com a compra, tenho certeza que vai sair um update do firmware pelo grupo do S1MP3 corrigindo essas pequenas falhas que eu enumerei aqui.

Um ultimo comentario: Nao podia ter um MP3 desses com emulador de Atari 2600??? :oD

Um comentário:

PU1CRM - Rui disse...

Gostaria de receber maiores informações sobre a materia - metodo tabajara de tranferencia de toner ( http://www.tabajara-labs.com.br/eletronica/tts/index.htm ) de sua autoria e Nailson Roveta. Caso seja possivel