10 agosto 2008

Descobri a polvora!

Sim, finalmente eu descobri a polvora. Uma pergunta que me aporrinhava ha tempos:
Porque raios eu gosto de coisa velha?

A resposta é simples: IDENTIDADE.

Eu devo ter umas 20 mil musicas no meu computador. Todas elas extraidas da minha (extensa) coleção de CDs, LPs e DVDs, que está entocada dentro do guarda-roupas. Obvio, eu nao pego mais um CD pra colocar no aparelho de som. Mas isso ta mudando.
Eu ganhei (valeu Renato!) um aparelho de LaserDisc, e andei comprando um ou outro disco. Tem disco que é caro, mas tem disco baratinho pra encher linguiça. Eu tava vendo um desenho animado em LD e pensando "porque raios eu nao vejo isso via XBMC no meu xbox"?

Pois é, as coisas perderam a identidade.

20 mil musicas, como voce escolhe uma musica separada no meio de tantas? O Ipod é meio palha pra voce escolher musicas individualmente. Pior ainda pra voce pegar musicas sem ser um album completo e colocar nele. Alias o Itunes é a ferramenta mais bacana, porem mais "estupida" da face da terra. Eu nao gosto do Itunes.

Ja aquele negocio de voce pegar o CD...ou o LD, e colocar no drive, apertar play, pegar o discao na mao, a capa, ler a capa, manipular alguma coisa...PEGAR NA MAO o que voce tem...Isso é coisa do passado!

Um audiofilo tinha uma tremenda aparelhagem de som pra mostrar! Discos mil, ele pegava um disco raro ou com uma capa bonita e mostrava as suas visitas...Colocava o som pra ouvir, apertava botoes, modificava o som com o equalizador. Tirava uma copia em cassete...

Hoje em dia? Ele tem um amplificador, um videogame e um tv. Isso quando tem o amplificador. Toda sua extensa coleção está dentro de um HD (que se der pau...deixa pra la). Os videos estao digitalizados, quando ocorre uma explosao, aparece um monte de quadradinhos...A qualidade DECRESCE.

Onde está a IDENTIDADE do que voce ve e ouve? Tudo é virtual! A sala de som virou um aparelhinho só, deixou de ter a beleza e a imponencia de outrora! Voce conhece a cara do artista que voce ouve? Voce sabe as musicas do album que ouve? Alias, voce sabe QUAL ALBUM voce está ouvindo agora???

Os preços de aparelhos antigos está la em cima, nao é a toa. Realmente falta IDENTIDADE. Aqueles que a conhecem, nao aguentam ficar sem. Por isso eu compro LaserDiscs, tendo um XBOX com XBMC e um bilhao de musicas, videos e filmes (legais) no HD - Falta IDENTIDADE, a qual estou tentando resgatar.

Alguem consegue entender meu manifesto?

3 comentários:

Pletsch disse...

Apoiado!!!

Luciano disse...

Mais ou menos. Não inventaram ID3 Tag nas MP3 só pra encher linguiça. Eu tenho umas 20000 mp3s. Garanto que eu acho uma musica mais rapido do que qualquer um que tenha isso tudo em CD/Vinil ou seja lá o que for.

Capa do album? Jpeg dentro do diretório do album do CD/DVD entupido de MP3 ou Google tambem existem pra isso. Musicas do album? Pegunta pro Google oras.

É tudo uma questão de ponto de vista.

Jamais que eu teria tudo o que quero em CD. Pois tem coisa que nunca foi lançado em CD e nem será. Vinil? Baahhhh... isso é só pros masoquistas de plantão.

Identidade é uma coisa, ajuntar um monte de tralha velha (e ter espaço pra guardar, separar e catalogar tudo) é outra coisa.

Unknown disse...

Muito bonito o LD. Parabéns !