05 março 2009

Adeus aos discos rigidos!

Pessoal, midia magnetica movel (ou, como conhecemos, HDs) estao no fim da linha. Mesmo.

A A-Data lançou um drive SSD (pra quem nao conhece, sao os substitutos dos HDs, mas de estado solido - sem peças moveis, usando memoria FLASH) com "miseros" 512 GIGABYTES (!!!!!!!!) de memoria.

512 gigas é o HD principal do meu PC, que tem 3 ou 4 meses de comprado.

Serio...Memoria flash ainda tem suas limitações (como o numero limitado de escritas) e ainda custa caro...mas do jeito que a tecnologia está avançando a passos LARGOS - lembrem-se, drive de 16 gigas era o "top" no fim do ano passado - brevemente teremos SSDs de 2 terabytes a preço comparavel com os melhores HDs do mercado.

Crash de HD nunca mais :oD

6 comentários:

Anônimo disse...

Como será que os caras driblaram o lance de a memória ir para o "quiabo" depois de umas 100.000 ou sei-lá quantas escritas ???
Ou será que a HD vai perdendo a capacidade pelo crash que vai dando nesses setores ?????
Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais ??

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Leonardo, na realidade o limite é de 100.000 escritas por CELULA e nao por byte especifico. Em um cartao de memoria (e por consequencia, um ssd) a posicao "fisica" de um byte é diferente de uma posicao "Logica". Quando um byte "Pifa", há uma tabela de relocação de setores dentro do chip que, automaticamente, isola aquele byte ruim e define outro byte para ser usado no lugar. É o maior barato, acho que isso se chama dynamic sector allocation

cdfreitas disse...

Oi Alexandre,

Sei que este comentário está meio fora do contexto, mas estou à caça de um teclado IBM modelo M para comprar... No exterior você encontra algumas lojas virtuais que vendem, mas no momento estou tentando resolver o problema por aqui mesmo.
Você conhece algum local aqui em Vila Velha/Vitória onde eu poderia achar uma raridade destas ?? (ou mesmo algum local daqui do Brasil).
Valeu por qualquer informação !!

Se você não conhece o modelo M, dê uma lida nestes links (acho pouco provável que não o conheça :) )
http://en.wikipedia.org/wiki/Model_M_Keyboard
http://www.clickykeyboards.com/
http://www.ryancramer.com/journal/entries/model-m-keyboard/

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Ô Christian, nao apenas o lugar é improprio (tem o link pro meu e-mail ali em cima) como tambem...ora, voce vai voltar aqui pra ler o que eu li? Dificil ne? :D hehehehehehehe

Sao Paulo tem adoidado, eu mesmo tinha uns mas sai distribuindo pelos amigos

Por acaso voce é o irmao do Carlinhos Dalvi? Ele tinha me perguntado a mesma coisa essa semana, pedindo um pro irmao dele...Acho que vou montar uma revendedora de modelo M aqui hehehe

Grande abraço...teclado de um teclado modelo M :) Esse eu nao dou, nao vendo, nao troco :)

cdfreitas disse...

Eu voltei pra ler :)... Mas vou responder por mail..

SPAYDRAN disse...

Legal ler isso 10 anos depois e usar um hdd de 8tb e um ssd de 512gb.