02 abril 2009

A dificuldade de se COMPRAR no mercado brasileiro

Ta achando que eu to brincando? Nao to nao, é serio.

Como muitos que leem meu blog devem saber, eu vivo uma vida de "professor pardal". Eu sou o que chamam de "Projetista de hardware e software", ou seja, eu desenvolvo aplicações - normalmente microprocessadas/microcontroladas - como meio de vida. Evidentemente eu desenvolvo para clientes - empresas e particulares - assim como desenvolvo coisas pro meu proprio uso ou venda. Tem a minha pagina "seria" por ai, um dia eu conto pra voces qual é.

Pois bem, estou desenvolvendo um novo produto, e precisava de algumas unidades de um componente que - pra variar - nao achei aqui no mercado local. Um parenteses bem colocado: Aqui nao se acha NADA que nao seja som pra igrejas evangelicas. NADA. Tenta comprar um circuito integrado, um display de led, um processador programavel...ES-QUECE®, nao vai achar nada. As lojas de eletronica do centro de Vitoria sao lojas de som. E as de Laranjeiras, na serra...bem, pula essa parte, sao lojas de tv via satelite, e nao de eletronica.

Ok, voltando ao componente, eu fiz cotações em algumas empresas e a cotação de uma delas nao chegou. Primeiro que foi um esforço pra arrancar a cotação da empresa. Fica o recado: Nao interessa o que eu estou fazendo, nao interessa pra quem é. Eu quero preço. Pode me dar o preço do componente XYZ pra 100, 500 e 1000 unidades? Nao pode? Eu compro em Taiwan, obrigado. Mas tudo bem, depois de alguns interurbanos me chega o preço, que eu considerei bem agradavel.

Ok, quero comprar 10 peças pra homologar. "nao, nós mandamos de amostra". Atitude louvavel, mas a coisa começou a pegar no "cadastro da empresa". Eu nao tenho empresa.

"ah, mas nao podemos vender pra pessoa fisica"

"HEIM?"

"é norma da empresa, nao vendemos pra pessoa fisica nem faturamos menos de 300 dolares (!!!) pra qualquer empresa"

Gente...ta facil pra caramba de vender, tem gente adoidado no mercado produzindo produtos made in brazil, ta dificilimo comprar direto do fabricante em taiwan por 1/4 do preço, tem que meter restrição mesmo né? Nao estamos em crise, 'é só uma marolinha...'

ACORDEM SEUS TONTOS!!! Tem gente adoidado ai querendo comprar!!! Se entra 10 reais de lucro, SAO DEZ REAIS DE LUCRO!!! O dinheiro ta sobrando? Entao MORRAM! Quebrem de uma vez!!! Porque tem um monte de gente pequena trabalhando e querendo DAR DINHEIRO PRA VOCES, e enquanto isso voces expulsam estes pequenos porque vao ganhar pouco...UM DIA ESSA MOLEZA VAI ACABAR!!!

Cambada de idiotas...

4 comentários:

cdfreitas disse...

Se o componente for importado, pede direto do fabricante.
É muito provável que eles te mandem amostras.

Boa sorte !

Luciano disse...

Eu comprava PIC direito de um dos distribuidores oficiais aqui na terrinha, no comecinho quando eles eram pequenos não tinha frescura, vendiam em pouca quantidade e pra qualquer um, o "pouca quantidade" a uns 5 anos atras eram pedido minimo de 150 reais. Ok... a gente fazia o pacotão, comprava um monte de badulaques pra dar os 150 contos.

Um belo diz... Ah... o pedido minimo passou pra 300 reais. Ok...

Outro belo dia: Ah... agora só vendemos de régua fechada.

E finalmente o dia final que eu mandei todos lá pra puta-que-pariu: Agora só vendemos para empresa, para pequenas quantidades procure a farnell...

Resumindo, eu compro agora em outro lugar, que certamente compra diretão da china e vende a um preço muito, mas muito mais baixo que o "distribuidor oficial", a unica restrição é... vendo só em embalagem fechada, mas vendo uma só se quiser e pra qualquer pessoa. E o preço de uma embalagem muitas vezes é 1/10 do preço que se fosse comprar a mesma quantidade no varejo.

Enfim empresário brasileiro não tem a filosofia que pra uma grande empresa fabricar um produto é preciso que alguém produza o protótipo e o protótipo muitas vezes é fabricado por free-lancer que depois vende o projeto para alguém fabricar. E também não entende a filosofia de vender poucas quantidades pra um monte de clientes menores, prefere vender um container fechado pra dois clientes num mês.

Por isso que eu não me acanho, o que dá pra comprar diretão da china, eu compro diretão da china FODA-SE a empresa brasileira que não quer vender de pouco, quero mais é que quebre e os chineses invadam tudo.

Luciano disse...

Ah.... eu esqueci outra coisa... "No não faturamos menos que xx". Mas caramba, eu como pessoa fisica vou pagar A VISTA! Nem assim eles mudam o discurso pasteurizado e decorado.

C_E disse...

Dependendo do componente, nem aqui na Sta Ifigenia... é só ser um pouco "diferente" que ninguem conhece, nunca viu, etc.. hobbysta tambem sofre :PPP
Agora peças pra micro, consoles pirateados/destravados e celular MP7/8/9/99/9999 pra tocaram aqueles LIXOS e tirar foto da "prima Zuricreide", tem até no meio da rua...