25 junho 2009

Surfclarity - a solucao pra estupidez do google

Devemos bater palminha pro google. A internet nao teria graça sem o seu mecanismo de busca. Dependeriamos de revistas e amigos, alem de muita propaganda, para descobrir onde estao os sites mais interessantes, ou relativos a um determinado assunto.

Mas que os sites de venda acabam com o nosso barato, acabam.

Experimente digitar algo "vendivel" no google, como MSX ou ATARI. Voce vai receber dezenas - se nao centenas - de links para o mercado livre, ou algum dos seus sites co-pilantras (sao sites com nome que nao tem absolutamente nada a ver, mas direcionam voce imediatamente para o ML. Utilizando-se de tecnicas de SEO (Search Engine Optimization - é uma forma de aparecerem primeiro nas buscas do Google) eles pipocam dezenas, centenas de vezes, no lugar de informação util. UM SACO.

Ai entra o SurfClarity.

O SC é um software que permite a voce isolar certos sites da sua busca via firefox. Ao inves de voce usar a toolbar do google, ou entao a pagina www.google.com, voce usa aquela caixinha la no canto superior direito da tela. Procura por ali e o SC filtra os resultados para NAO aparecer os links indesejados. Com isso, sua pesquisa fica muito mais facil e exata.

É incrivel (mas compreensivel) que o google nao tenha esse mecanismo. De qualquer forma, fica a dica. Basta voce alimentar o SC com as regras e exceções (por exemplo, voce pode excluir o www.bdibbs.com.br da lista, mas pode autorizar o www.bdibbs.com.br/bbs a ser procurado) e nunca mais voce vai ver links de propaganda "obfuscada" no google :oD

Fica a dica! Baixe-o >>>AQUI<<< e nao deixem de, se gostarem, fazer um review positivo la no site. Afinal o cara merece uma força :D

Um comentário:

Rodrigo disse...

O pior é que seus 2 exemplos não funcionaram comigo. Nenhum anuncio do ML na primeira pagina de busca.

existem funções no google que permite filtrar mais o resultado. Por exemplo caso não queria sites de vendas ou mercado livre eu pesquiso "atari -url:mercadolivre". Se quero um forum ou blog é quase a mesma coisa, só que coloco um + ali.
Esse troço que você indicou deve fazer exatamente isso :)

Minhas buscas resultaram em atari e MSX (não sei se aparecera igual aparece para mim, mas todos os sites foram relevantes).