05 julho 2009

Fake Pen Drive? QUE SACO!

Essa historia ja ta dando no saco.

A "mania" do momento é o pen-drive falsificado. Voce compra um pen-drive de 2 gigas e descobre que os gigas sao gigabits, e nao gigabytes. Até ai tudo bem, combinado nao é caro. Mas o problema é que sao dois gigabits e o drive formata como dois gigaBYTES.

Ta achando vantagem?

Voce começa a ver a desvantagem quando voce copia dois gigas de dados e percebe que tudo ta corrompido, que seus arquivos SE FORAM.

Essa "saga" começou com um mp3 que eu dei de presente pra minha esposa, quando ainda estavamos namorando. PD de 2 gigas, e que misteriosamente corrompia os arquivos. Obviamente eu abri e...FLASH ROM de 512 megabytes. Ok, peguei um utilitario na net, formatei o troço no tamanho correto e funcionou perfeitamente, ta em uso até hoje.

Depois, minha esposa trouxe uns arquivos num pen-drive (Sony Vaio! :D) de um colega de trabalho. Eu copiei os arquivos (era umas fotos) e aproveitei pra dar uma olhada nas apostilas de matematica e fisica que tinha junto. Ai eu vi que os arquivos estavam na maioria corrompidos. Aproveitei pra dar uma "olhada geral" (em nome da ciencia, obvio) e percebi que a grande maioria dos arquivos estavam corrompidos. Mesma coisa, pen-drive de 2 gigas e chip de 512 megas.

Hoje, mais uma vez.

Minha enteada tinha um pen-drive que a mae comprou e de repente sumiu. Ontem teve festinha, a esposa pediu minha maquina fotografica emprestada e quis levar na bolsinha de maquina fotografica da enteada. Fui abrir a bolsinha pra guardar o segundo jogo de pilhas e...tava la o PD. Como eu ja sabia que ia ter virus no PD (sempre que o PD é usado na escola dela, ele volta cheio de virus. O departamento de informatica la é inutil), eu dei aquela scaneada basica, tirei os virus e...Será que é de 2 gigas mesmo?

Baixei um programa da internet (CheckFlash) e, pra variar, so dava 1 giga. Basico.

O ruim desses fakes nao é o caso de ser fake per se. Eu to pouco me lixando pra marca ou qualidade. Nao tem como voce fazer um troço "muito ruim" em materia de pen-drive. Quase todos eles usam o mesmo chip controlador e o mesmo integrado de memoria (samsung). E um pen-drive é basicamente isso: Um conector USB macho, uma plaquinha de circuito impresso, um chip controlador USB, uma memoria flash, um cristal e meia duzia de resistores/capacitores. Nao tem como fazer algo "pessimo". Tem até uns mais chiques, com por exemplo protecao contra escrita (eu acho isso O MAXIMO) ou uma frescurite a mais ou outra. O GRANDE problema dos fakes é justamente eles serem formatados com uma capacidade superior a real, com isso corrompendo seus dados!

Solucao? Pegue quem te vendeu e de uma surra nele.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Pendrives e cartão de memoria são as unicas coisas que eu faço questão de comprar em locais "idoneos" ou no Dealextreme. Essa onda de fake tá enchendo o saco. O pior é que eles querem tirar vantagem até em pen de 2G ? foda demais.