quinta-feira, janeiro 22, 2009

O cocô atirado ao ventilador

Ha pouco, li mais uma daquelas "verdades" mentirosas, que nao tem nada a ver com a realidade, espalhadas por ai para quem quiser ler.

Pensei "vou interpelar e citar aonde está o que prova que isso está errado!"

Mas...se na era da informação, onde muitos - quase todos - tem acesso as informacoes mais avançadas por meio da internet, esse acefalo nao procurou saber se o que vociferava era verdade...De que adianta eu dizer que nao o é?

Viva na pequenez da sua ignorancia, enquanto eu observo de cima da montanha de sabedoria que eu escalei com todo o prazer e escalo mais um degrauzinho...todo santo dia...para que eu nunca caia no vale da ignorancia...

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Viagem de acido

Tem umas coisas que realmente nao entram na minha cabeça.

O Paulo la da Synth-BR fez ESSE video. Chamam isso de arte.

Eu francamente, nao entendo qual a conexao que isso tem com arte. Um ruido gerado por uma maquina qualquer, um desenho infantil de um robozinho e umas bolotas coloridas piscando.

Será que eu pertenço a um passado tao longinquo que eu nao consigo entender essas "novidades"?

Leis que nao "pegam"

O que é uma lei?
Lei é algo que voce respeita. É algo que é criada pelo povo, para o povo. É uma regra que foi criada para um bem comum. Pode até ser que ela nao seja boa para todos, mas é algo que é criado para que todos se mantenham em um mesmo patamar. Ou seja: É PRA OBEDECER.

Agora, o que é uma lei no Brasil, especialmente no Espirito Santo?

É algo completamente voluvel. Uma moda. Um "meme". Algo que dura um mes e some, só permanecendo nos codigos civil/penal para encher linguiça e vender livro. Quer exemplos?

- Apresentação da carteira de identidade ao usar cartao de credito/debito
Piada né? Isso é algo que deveria ser OBRIGATORIO. Nos meus cartoes inclusive tem escrito no lugar da "assinatura autorizada", em letras garrafais: FAVOR CONSULTAR IDENTIDADE. Voce consulta? Ninguem consulta. No primeiro mes dessa fantastica lei, todo mundo pedia identidade, e tal. Ja no segundo mes, ninguem pedia mais nada. No terceiro mes, se voce lembrar a tal lei, ainda vao fazer cara feia pra voce, porque ta dando "mais trabalho" pra eles.

- Lei seca
Olha, pra mim o alcool deveria ser proibido logo de cara. Alcool pra mim é droga igual maconha e cocaina. Nao é? Voce nao fica doidao com alcool? Pois é, com maconha fica igual. Nao acredita? Fuma umzinho e depois venha me dizer. Pois bem, no inicio era blitz todo dia (e o plural de blitz é blitzen, e nao blitze como convencionou-se aqui). Pegavam pesado. Agora? Voce pode estar de cara cheia que nao acontece nada. Mais uma vez a industria das drogas saiu ganhando.

- Proibição de venda de bebidas alcoolicas nas estradas
A lei é meio estupida, mas tem sua razao: O Brasileiro medio nao tem educação e civilidade suficiente pra saber que, quem dirige, nao pode estar drogado. O certo seria que cada posto de gasolina tivesse um bafometro e checasse o motorista no abastecimento. Mas ai seria viver no mundo de bobby. ô lugarzinho...

- Pelicula escura nos vidros
Tenta comprar a pelicula com a transparencia "oficial". Ninguem tem pra vender, porque ninguem procura. O que voce mais ve por ai é carro com o vidro mais preto que a minha situação financeira. O pior? Os carros da prefeitura, do governo, do estado, etc...todos tem pelicula G5, completamente proibida. Eles podem e eu nao? E as lojas ainda colocam G5 com adesivo de 70% de transparencia...

- Engate pra reboque
Fizeram um furduncio danado...E os engates irregulares continuam ai. Na realidade, "irregulares" é um termo muito vago, ja que a maioria é mais pra nao acabarem com a traseira do carro mesmo. Ou voce acha que carrinho de motor 1000 pode puxar lancha? Alias, um dono de um uno-1980-mille tem dinheiro pra ter lancha???

- Taxa de juros nao pode ultrapassar 12% ao ano
Ta achando que eu to brincando? Esta é a "lei da usura", e ta NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Vai la, baixa no site do governo e lê. Alias, quantas vezes voce leu a constituição do Brasil?

- Falar ao celular enquanto dirige
Sem comentarios.

- Nao poder dirigir de salto alto
Sem comentarios tambem :)

- Dirigir com ambas as maos no volante
hahaha, essa é a mais engraçada de todas. Quer dizer que eu tenho que dirigir com as duas maos no volante né? E como isso vai ser fiscalizado? Camera dentro do meu carro? 1984? :P

- Obrigatoriedade de uso de focinheira para caes na rua
Vem ca...o cara que é idiota o suficiente pra criar um pitibull, voce acha que ele tem algum respeito a lei ou pelo proximo? O cara que cria um verdadeiro assassino dentro de casa pelo mero prazer de "dominar uma força incrivel", voce acha que tem algo alem de merda na cabeça? Nah...essa nunca pegou. Alias, a esterelizacao dos pitbulls tambem nao pegou. Que pena.

Brasil, um pais de tolos...

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Feliz aniversario, Wanda! :oD


Hoje é dia do aniversario da minha amada esposa :o)

Bem, ela me pediu uma coisa meio assim-assim...que era consertar o microondas velho dela. Tai entao amor :)

domingo, janeiro 11, 2009

Vagabundo merece vala.

Na semana do natal, assaltaram a casa da filha da minha esposa (alias, hoje a gente ta fazendo 1 ano juntos. Comemoremos!).

Duas vezes.

Eu me espanto nao apenas com a audacia, mas com a pobreza dos assaltantes. No primeiro assalto, levaram o usual: Tanquinho, tv de 20", playstation II (buááá), etc. Detalhe: Levaram a ESCOVA DE DENTES da nenem. Voce faz ideia do que é um ladrao que rouba uma ESCOVA DE DENTES?!?!?!?!

Na segunda vez (alguns dias depois), raparam o tacho. Levaram um tv antigo, com defeito, roupas, badulaques e - pasmem - UMA GELADEIRA. Agora eu queria realmente entender: Como um ladrao rouba UMA GELADEIRA e ninguem vê? Bizarro né?

Ai eu pergunto a voces: Um filadaputa desses merece viver?

Eu tenho uma "filha" de 11 anos. Filha entre aspas, porque é filha da minha esposa. Por consequencia minha enteada. Mas eu trato como se fosse filha, porque - confesso - eu babo grosso por ela. É minha princesinha e ponto final, quem nao gostou que faça uma filha pra voce. E ela diz "tio, voce teria coragem de matar um assaltante" e eu respondo "nao apenas matar, mas tambem de forma bem dolorosa".

É serio.

Mas eu digo isso porque na idade dela, eu dizia a mesma coisa: "Ladrao é pobre coitado", "ladrao precisa de reeducação", "direitos humanos", etc.

DIREITOS HUMANOS É O CARALHO! DIREITOS HUMANOS SAO PARA HUMANOS DIREITOS!!!

Um vagabundo que entra numa casa e rouba um monte de pertences, ja nao é grande coisa como ser vivo. Pra mim, merece vala. Voce passa anos pagando aquele tv de 20" que comprou em 12 meses porque nao tinha dinheiro. E aquele videogame (da geração retrasada) que voce passou DOIS ANOS (24 meses) pagando...e vem um filadapota e mete a mao. E leva. E dane-se voce.

Merece morrer.

Mas MAIS AINDA, merece morrer de forma LENTA E DOLOROSA, o vagabundo que entra na casa de um casal desempregado, com uma filha de colo e leva ATE O BERÇO DO NENEM. Esse merece ser preso na china, ser acordado pela manha com um choque de 220 nos ovos e ir dormir apagado de tanta porrada. Pra esse ai, o inferno é pouco.

Acho que a lei brasileira deveria nao apenas adotar a pena de morte, mas tambem permitir que - no caso de um fdp desses estar dentro do seu terreno, e ja tendo passagem por roubo ou trafico - um pai de familia possa PASSAR O CHUMBO num maldito desses e nao ser preso.

Assim quem sabe eles começam a acordar pra realidade - nao é certo roubar as pessoas.

E se entrarem aqui em casa, vao sair da pior forma possivel - Dentro de um saco preto.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Consertando o EX-800 - EX-800 repair

Cuidado, post bilingue - warning, bilingual post. Portuguese first, english second.

Pois é, o Heuvecio tinha me vendido ha ANOS atras um EX-800 que eu nunca consegui colocar funcionando. Nao que eu tenha tentado muito, mas futuquei e foi pro "limbo", ficou la um tempao. Animado pelo HAWK 800, um kit FANTASTICO que acrescenta um bilhao e meio de novidades ao Poly/EX 800...la fui eu colocar o meu funcionando :o)

O problema é que ele foi ligado com a sua fonte em 220. Ou seja, ao inves de 9 volts, entrou 18 volts (no minimo) pro circuito e saiu pocando a fontezinha interna que gera os +5/-5 volts que alimenta a parte logica e hibrida. Como o circuito ja tinha sido futucado, eu nunca consegui faze-lo funcionar a contento.

Entao, coloquei uma fonte de PC para testar. Depois meço as correntes e coloco uma fontezinha minuscula interna com transformador e um trio de reguladores 78XX. Funcionou redondo e ja consegui tocar alguma coisa. Caso a sua fonte interna pife e voce queira colocar uma fonte fora da placa, faça o seguinte:
  1. Pegue o esquema, tem por ai na internet. É sempre bom.
  2. Faça uma fonte de +5/-5/+9. No meu caso foi fonte de PC com um 7809 ligado na linha de 12 volts
  3. Retire D4, Q1, Q2, Q3, Q4, Q15 (5 pinos), Q16(5 pinos), R13, L1
  4. Ligue o fio de 5 volts ao encontro de R12 e R13 (abaixo do trim-pot VR1)
  5. Ligue o GND no ponto indicado na foto (com o 7809 gambiarrado)
  6. Ligue o -5 volts ao fio MAIS CURTO de L1, o mais comprido continua ligado na placa
  7. Ligue o 9 volts (saida do 7809) na placa conforme a foto abaixo
Pronto, acabou o problema da fonte interna do seu Poly :o)

Now, a quick tutorial in english
I had this EX-800 for years and never found a good schematic of the internal power supply. It was connected to a 220V mains with a 110V wall wart. Of course, the original owner messed with that before selling to me. No problem, it is easy to put an external power supply and bring it back to life. Do the following:
  1. Get a +5/-5/+9V power supply. If you don't find a ready made one, you can use a PC power supply and a 7809 in the 12V line.
  2. Take off the board the components: D4, Q1, Q2, Q3, Q4, Q15 (5 pins), Q16(5 pins), R13, L1
  3. Connect the 5V to the junction of R12 and R13
  4. Connect the -5V line to the SHORTER wire of L1, the longer keeps connected to the board
  5. Connect the GND wire to the point with the black wire in the photo
  6. Connect the 9V line in the point the output of the 7809 is connected on the photo.
Presto, your EX-800/Poly-800 back to life :oD

Now the photos!





quarta-feira, janeiro 07, 2009

Lanterneiros da PQP

Sem comentarios. Leia o site (http://www.funilariaepinturajuanir.com.br/) e divirta-se! ;oD

Ganhou o premio Tabajara de analfabetismo internetico da semana :o)

Deu (!) no Terra...

Quando eu era solteiro, eu pediria que atirassem 3 em minha direção. Mas agora eu sou um homem (bem) casado, melhor nao mexer com isso mais nao...

Quando a organização nao adianta

Organização aqui no lab é dificil.

Com certeza eu tenho mais de 5, 10 mil itens diferentes (!) no meu estoque. O que eu chamo de "estoque" é algo que vai desde componentes novos e caros (como um modulo GPS ou um modem GSM) até sucatas como pedaços de fio e componentes reaproveitados. Nas coisas que eu fabrico eu nao uso componentes reaproveitados. Mas para prototipos e one-offs pra mim ou para amigos...quebra um galho danado. Até porque um circuito integrado reaproveitado nao difere em nada de um circuito integrado novo. Nao estamos mais no tempo das valvulas, onde apenas deixa-las alimentadas ja era o suficiente para diminuir sua vida util.

Pois bem...eu guardo todo tipo de coisa util, e tento cataloga-la da melhor forma possivel. Pra mim, a melhor coisa do mundo sao aquelas caixinhas de correio, tamanho 2 ou 3. Cabe pouca coisa, mas pra quem tem MUITOS items quebra um galhao. Um dia eu vou fazer igual ao Nailson que tem tudo que é componente catalogado no excel, com localizacao e quantidade :D Mas enquanto a organizacao nao chega la, eu tenho dezenas de caixinhas, onde eu guardo varias coisas separadas por tipo, etc.

Ontem a noite eu estava testando um novo modelo de interface para modos digitais e controle de radios de radioamador...É uma ideia nova que estou colocando em pratica, e talvez se torne economicamente viavel. E o unico radio "digital" (ou seja, que permite controle remoto) que eu tenho é o IC706MKIIG. Entao eu fui fazer a interface direcionada pro MKIIG mesmo. O conector traseiro de voz/dados é um mini-DIN de 6 pinos, justamente aquele de teclado de PC. Ora, teclado hoje em dia voce joga fora! Mas os cabos...eu faço questao de guardar. (Alias, de um teclado voce aproveita um monte de coisas: O cabo, o processador, os leds, cristal, as teclas (para fazer adesivo de geladeira...mó legal rsrsrs), etc.)

Pois bem, la fui eu atras de um cabo de teclado...E cade que eu achava? Só depois de uma meia hora procurando num bolo de cabos ainda nao classificados...é que eu fui achar alguma coisa.

Tudo isso pra hoje de manha, eu olhar pra estante que eu arrumei semana passada e ver uma caixa "Cabos de teclado PS/2 e extensoes Mini-DIN 6 pinos"

Tanta organizacao...e eu nao sabia onde estava o bendito cabo que eu tenho aos borbotoes :oP

Ah, a interface? Funcionou redonda :o) Agora é otimizar e botar pra venda :oD

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Rock Estrela!

Sabe aquelas coisas que tem assim a marca da sua infancia?

Pois é...Rock estrela. O filme. Esse filme é um retrato dos anos 80. Psicodelico, doidao e enlouquecido. Aquela estetica diferente, de um Leo Jaime magrelo e uma Andreia Beltrao novinha. Roupas psicodelicas, cabelo jogado pra frente num topete digno das tiras de Angeli, musicas muito doidas e...bem, anos 80, só quem viveu os anos 80 - principalmente na sua adolescencia ou recem-chegada independencia - sabe dizer como é, e lembrar com uma lagrima de saudade no canto do olho.

Hoje FINALMENTE eu baixei no torrent este filme. A qualidade está pessima, mas eu nao podia perder. Esse filme - pasmem - eu vi VINTE E OITO VEZES (!!!!!!!!!!) no cinema. Eu nao to brincando. Eu vi mesmo este filme 28 vezes. Pra voces verem o quanto eu gosto desse filme e o quanto ele foi importante pra mim

Pois é, rever este filme foi assim um "presente". Queria MUITO compra-lo em DVD, mas os melhores filmes nacionais...parece que nao se encontram pra comprar. Fazer o que.

Mas tem mais! :D

Sabe aquela musiquinha no inicio? Tocada no violino? Pega ai a MP3 de Rock Estrela - Leo Jaime - e ouça a musiquinha...

Entao, tem um teclado aqui ao meu lado. Vale dizer que esse teclado tava guardado a 2 anos debaixo da cama. So fui tocar quando, antes de me casar com a Wanda, eu emprestei o teclado pra filha dela pra ela aprender a tocar. Ai que eu fui pegar e tocar, alias fiz coisa que eu nao costumo fazer muito, que é tocar na frente de alguem. E fui lembrar que eu ainda tocava alguma coisa.

Quando acabou o filminho, eu pensei..."po, eu sabia tocar esse troço..."

Liguei o teclado, arranhei daqui, arranhei dali, e vi que meus dedos tao MUITO enferrujados, mas o ouvido continua bom...tirei aquele trechinho, gravei na memoria do teclado, e fiquei viajando pro passado...Onde eu pegava um dos teclados do Seu Domingos emprestado, dava AQUELA limpeza (que normalmente tava tudo cagado de sujeira) e ficava um dia inteiro tentando tocar...aproveitando aquele momento unico que era ter um teclado na minha mao.

É só voltar a estudar...Que sensação gostosa ter um teclado debaixo dos dedos :) Pena que nao é o meu (saudoso) Alesis QS 7. Mas nao se pode ter tudo, né? :o)

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Batendo em gato morto, pequeno e macio.

Sacanear a Microsoft ja nao tem mais graça. Ela faz tanta merda, comete tantos erros basicos, que ja ficou chato pegar no pé. Mas esse aqui foi demais.

Sabe o Zune, aquele tocadorzinho de MP3 abarrotado de DRM e praticamente ignorado pela midia e pelo publico? Pois é, os Zune de 30 gigas - TRAVARAM - na madrugada de ontem pra hoje. Sapuquê? Porque tem um erro no driver do relogio, que TRAVA o aparelho. Nao adianta, nao liga, nao funciona.

Solução Microsoft? Ué, solução padrao Microsoft:
- Espere o dia seguinte
- Descarregue a bateria interna
- Carregue normalmente a bateria
- Ligue normalmente o aparelho
- Resincronize o aparelho

TA ZOANDO NÉ MICROSOFT????? A solucao pro problema do seu aparelho é ESPERAR ATE O DIA SEGUINTE QUE TUDO SE RESOLVE?!?!?!?!!?!?!!?

Nah...

http://forums.zune.net/412486/ShowPost.aspx pra quem quiser ver. Nao fala ingles? Problema seu.

Uma ideia do furinho

Tem umas ideias assim...que a gente pensa "porque raios eu nao pensei nisso antes?" e ao mesmo tempo "como alguem pode ser tao inteligente pra pensar numa coisa dessas?"

Apresento a "Ecofont"

Ecofont é uma fonte de letra que tem um monte de furinhos dentro. Até corpo 18, voce nao consegue enxergar os furinhos, mas economiza um bocado de tinta na hora da impressao. Como o olho "junta" coisas que estao muito proximas, voce nem enxerga os buraquinhos - ou enxerga se usar uma lupa :) Mas economiza um montao de tinta na impressao.

Vale a pena o confere! Vai la no site: http://www.ecofont.eu/veja_a_ecofont_pt.html

Que ideia boa! :oD