03 julho 2011

Fudebando o A2000 :D

Sabe aquele A2000 "em kit" do video da OazeMSX deste mes? Ta aqui ó: 

 

Entao...Como o micro veio sem drives e sem kickstart rom e 68000, eu aproveitei pra toma...eh..."pedir emprestado" ao amigo Oazem um 68000, e esperei chegar em casa pra gravar a tal ROM

Aproveitando, gravei uma MultiROM que eu fabricava ha tempos atras...Ja nem lembrava como fazia, mas ficou bacana. Olha ela instalada no lugar


Essa ai é uma 27C800, com um arquivo que contem o kickstart 1.3 e o kickstart 2.04. A selecao antigamente era feita por um flip-flop (resetava, rom 1.3, resetava, rom 2.04) mas agora to querendo implementar igual eu vi num micro la de fora...Control-a-a por mais de 3 segundos, troca a ROM. Curti!

Ah, precisava de um drive de disquete. Fiz uma adaptacao bem fudeba, do tipo "eu sei soldar SMD, eu quero aparecer, entao vou fazer do modo mais trabalhoso".


Essa é aquela classica adaptacao de inverter o pino 2 com o pino 34 em um drive de PC. Obviamente eu nao cortei trilha porque eu sou um mala. Levantei os pinos do ASIC do drive e soldei la. Quem quiser esse drive ai pra amiga (é NOVO e nao usado) eu vendo por 30 reais o drive ja modificado. Quem quiser de graça, pega e faz, tai o "como fazer". Ajude o tabalabs a comprar sua ferrari :)

Terminado o drive, testei tudo, tai funcionando redondinho


Nao reparem a bagunça :)
Ainda falta algumas coisas pra "fechar" esse amiga:
  • Como esse é o A2000 "basico", ele nao tem led de HD. Mas mesmo assim to pensando em trocar o LED de power-on dele, por um led bicolor. Assim eu sei quando que ele está em modo kickstart 1.3 e modo kickstart 2.04
  • Eu to comprando uma placa IDE Autoboot por 20 dóla. Ela vai montada entre o 68000 e o soquete dele. Usa um cartao CF pra dispositivo DH0: e tem um conector pra um eventual DH1:. O DH1: eu vou deixar um DVD-ROM de boa qualidade. O CF eu coloco um de 4 gigas e ta de bom tamanho. Pena que a interface nao permite 4 dispositivos IDE, nem a montagem "remota" do CF Card. 
  • Preciso comprar mais drives la no fornecedor, para colocar 2 drives na frente do A2000, e deixar um terceiro montado como drive removivel. Nunca se sabe quando vai precisar. Alem do mais, sendo um drive HD (1.44), é legal voce copiar os discos nele, por questoes de coercividade da midia e largura de trilha (outro dia explico, foi mal ai)
  • Eu queria MUITO uma expansao de memoria pra poder rodar as coisas legais com o WHDLoad. Pelo visto vou ter que gambiarrar na mao. Fazer o q. 
  • Ia ser legal pegar um circuito de RGB->VGA e colocar dentro do A2000. Quem sabe?
  • Preciso terminar a minha interface de teclado de PC para Amiga, ja que eu nao consegui nenhum teclado original pra ele. Eu estou fazendo minha propria interface, porque eu quero suporte ao CTRL-A-A que é o que reseta o amiga. Obviamente, vai ser CTRL-WINDOWS-WINDOWS :) 
  • O soquete do Fat Agnus ta quebrado. É possivel que eu - pacientemente - remova o antigo e coloque um novo. Odeio gambiarra. 
  • Vou colocar uma CR2032 (bateria) com soquete ali no lugar da bateria de Ni-Cd original. GRACAS A DEUS que tiraram a original a tempo, sem manchar nada. 
No mais, Antonio, Obrigado pelo presente que foi o kit ai do amiga :) Fez um fudeba feliz :)

Nenhum comentário: