24 setembro 2011

O (quase) impossivel aconteceu - HP16505A :oD

É, eu pensei que nunca teria um desses...

Estava eu la na Belanova, do Yankee, quando eu vi uma caixa de pizza razoavelmente conhecida. Era um computador HP PA-RISC modelo 712/80. É uma workstation (barata) da HP para trabalhos do dia-a-dia no mundo "PA-RISC" (nao, nao é pc, nao é intel, nao roda windows, é outra coisa completamente diferente).

So que a caixinha tinha um "detalhe"

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um analisador logico da HP, o HP16500C. E sabe que eu literalmente venero essa ferramenta. Porem, ela tem um "add-on" chamado HP16505A que é um computador separado conectado ao analisador via SCSI (!!!) e que executa uma serie de funcoes a mais. Vale a pena usar o google e conhecer mais.

O HP16505A nada mais e que um HP PA-RISC 712, com duas etiquetas trocadas e um softwarezinho especial no HD.

Como a caixa era literalmente sucata, saiu por 10 reau. La vim eu pra casa feliz e contente. Será que eu conseguiria?

Bem, o resultado esta aqui. Foi so arrumar um outro HD (pra nao estragar a instalacao do HP-UX que ja tinha no HD original), copiar (no linux) a imagem e instalar no HP 712. O resultado? Um HP16505A feito em casa, algo que eu pensei que nunca ia achar pra comprar

Imagina se eu to feliz? :o)

So que agora faltou um cabinho SCSI HD-50 pra ligar ao analisador logico...mas pra semana eu arrumo :oD

.

3 comentários:

Cesar Cardoso disse...

Parabéns pelo brinquedo novo ;)

Umberto disse...

Ae! Sempre quis ver um desses rodando! Mas, conseguiu alguma emulador pra ser servidor? Como vai usar a máquina?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

1berto, esse micro nao precisa de servidor, ele nao é um terminal X-Window. É um computador RISC da serie PA-RISC da HP, roda um unix-like chamado HP-UX. Mas no caso desse ai, ele é um "acessorio" do meu analisador logico. Pense nele como um processador externo pro sinal que o analisador captura. Pode ver que no inicio aparece "no HP 16550 mainframes found". O 16550 mainframe é o "HP16550C Logic Analyzer Mainframe", procura ai na net que voce ve :)