terça-feira, julho 31, 2012

Pô, HP! Você nao aprende mesmo, heim?!

Eu sou usuario HP desde criancinha...

Desde que vendi a primeira HP Laserjet III, eu sempre fui louco pra ter uma impressora HP. Laser era A impressora. Isso que eu estou falando, foi no tempo das matriciais, onde LX810 era o topo do luxo e LQ570 era o suprasumo da fudebice. Era algo assim como o paraiso.

Tempo passa, comprei minha primeira Laserjet II (bem) usada e com defeito. Consertei, e usei por muito tempo. Comprei uma Laserjet III (bem) usada, e tambem com defeito. Usei por muuuito tempo. Ai comprei uma Laserjet 4 Plus (bem) usada e (com muitos) defeito(s). Consertei e usei por 12 anos. Sim, DOZE anos. A impressora foi fabricada em 93, e eu comprei a "sucata" em 2000. Lembro que ela veio toda grudada por dentro, parece que tinham derramado um litro de Coca-Cola. Desmontei peça por peça, corrigi todos os defeitos, troquei uma engrenagem "fusivel" que fica entre a mecanica e o fusor, comprei um cartucho de toner novo e...Impressora por 12 anos. Pra nao dizer que NUNCA deu defeito na minha mao...Semana passada estava fazendo um serviço pra um cliente e ela cantou o canto do cisne. Fui forçado a desmonta-la toda pra limpar e lubrificar. Mais 12 anos de bons serviços pela frente :o)

Mas chega né? Comprei agora uma Laserjet 4100. Novinha. 150 mil paginas impressas (o que pra uma laser nao é nada, a "irmazinha" dela onde comprei tinha 750 mil). Linda e maravilhosa. Com interface de rede e duplexador. MAQUINÃO!!! :oD Essa vai durar mais 15 anos :o)

Se comprei barato? Claro que comprei barato, afinal eu so compro sucata e barata =D É assim que o Tabajara Labs cresce. Mas nao vim aqui falar de laser, nem de preços. Vim falar de um defeito de TODAS as HPs laser que passaram pela minha mao ate hoje. Esse maldito solenoidezinho que está na minha mao.

- A HP II nao pegava papel por defeito nesse solenoide
- A HP III nao pegava papel por defeito nesse solenoide
- A HP 4 Plus nao pegava papel por defeito nesse solenoide
- A HP 5 do Salvio nao pegava papel por defeito nesse solenoide.

Advinha o porque dessa 4100 ter sido barata? :oD

Hoje chegou o adaptador de rede. Liguei a impressora na rede, configurei tudo e, todo feliz...a impressora deu pau :o)

Quando coloquei pra imprimir o data sheet de um integrado, na pagina 8 a impressora parou de imprimir. Ela ficou "girando" como se nao estivesse conseguindo pegar o papel, e nao saia disso. EU JA VI ESSE DEFEITO ANTES!!! :o( La fui eu na net procurar a causa e...advinha? Solenoide :o)

Vamos agora aprender qual o defeito de TODA HP velha que ja passou na minha mao:

Esse solenoide, tem uma "espuminha" pra evitar que ao fechar, ele faça barulho. Essa espuminha se deteriora, sobrando só o disco de adesivo dupla-face usado pra grudar o disquinho (ou tira, no caso do amigão ai) no metal. Como o adesivo nao se deteriora, a alavanca do solenoide começa a GRUDAR na base. E com isso, a impressora embiruta.

É. So isso.

TODAS as HPs que passaram na minha mao tinham um solenoide basicamente igual a esse. E TODAS tinham esse problema. Parece piada, ne? Porque a HP nao usa um solenoide com um amortecimento diferente? Sei lá. O "resumo da opera" é que o culpado é sempre o solenoide. E pra chegar nele, no caso da HP 4100, tem que desmontar a impressora TODA!!!

Tao achando que eu to zoando? Beleza, vamos la...viagem ao passado!
http://www.repairfaq.org/samnew/printfaq/pcfsou1.htm
http://www.repairfaq.org/samnew/printfaq/pcfsou2.htm

Esses links sao dois tutoriais que eu escrevi ha DOZE ANOS ATRAS descrevendo O MESMO PROBLEMA. O mesmo solenoide, a mesma espuminha, o mesmo defeito :o) HP, voce nao aprende??? Nao da pra usar algum outro material no amortecimento dos solenoides, que nao se deteriore a toa igual suspensão acustica de caixa JBL Pro III / Control 1???

Duas horas de trabalho, a impressora está nova de novo. Pra quem comprar uma HP de sucata, ou tiver uma laser HP em casa ja com alguns anos, fica a dica. Obvio, isso é pras impressoras laser, jato de tinta (ate onde sei) nao se aplica.

E estou apaixonado pela minha nova impressora :) Ela é maravilhosa :D



domingo, julho 15, 2012

Frio da molestia!!!

Né possivel...quebrou o termostato "la em cima", frio de 9 graus né pra qualquer um nao :o(

terça-feira, julho 10, 2012

Aonde está a beleza sonora da musica?

Essa musica é pra começar bem a semana, bom dia a todos! ;oD


segunda-feira, julho 09, 2012

OBA! TabaCast #3 ja ta online!

Como ontem eu mostrei o STK600, hoje eu tinha que mostrar o QT600 :o)


Proximo: Os kits da Renesas! :oD

O Zé Ruela existiu de verdade!

Alguem ja te chamou de "Zé Ruela"???

Pois saiba que existiu um Zé Ruela, que é nome de praça no ES e eu morava la perto!!!

http://www.achecep.com.br/Espirito-Santo/Praca-Jose-Francisco-Arruela-Maio.html

http://goo.gl/maps/3nKJ é o link do google maps com a vista area da praça

Agora, quando voce chamar alguem de Zé Ruela, saiba que voce esta referenciando o Sr. Jose Francisco Arruela Maio :oD

E uma curiosidade, seu irmao era remador: http://www.seculodiario.com.br/arquivo/2006/reportagens/alvaro/report04.asp

E aqui, a lei que deu nome a praça: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/1996/L4355.PDF


Atualizando o AVR Studio

E la vamos nós pular do AVR Studio 4 pro Atmel Studio 6

(Fui so eu que achei essa joaninha tosca?)

Alem da mudança de nome, uma tonelada de coisas foi includa no (agora) Atmel Studio. Nao apenas o suporte a linguagem C sem necessidade da instalacao do pacote WinAVR, como tambem suporte direto ao QT600 e aos processadores de 32 bits (ARM!!! :oD). Tambem, o ASF - Atmel Software Foundation vem incluido de cara.

Parenteses:
Ou a programacao está ficando muito dificil, ou a programacao copy-and-paste está se tornando mais comum. Fui a alguns workshops na ESC 2012 e parece ser uma tendencia - todo fabricante está incluindo um framework completo e cheio dos badulaques nos seus ambientes de desenvolvimento. Vi um processador da freescale ser programado sem digitar UMA MISERA LINHA de codigo. Os processadores da Renesas estao cada dia mais amigaveis, e dizem que os Texas seguem pelo mesmo caminho. Alias, cade as amostras que a Texas me prometeu? To esperando.
Fecha parenteses.

Entao, hoje é dia de instalar o Atmel Studio. De cara, ja torço o nariz pela necessidade do Windows XP SP3. 300 megas depois, vamos a instalação dos trocentos megas de software. Desejem-me sorte!

Alias, esse Atmel Studio ta ficando pesado, heim?! 

Tem novo TabaCast pra hoje, se o sono deixar ;oD Tem tanta coisa nova pra aprender (valeu Renesas e Atmel!) e experimentar, que ta dificil até ver a namorada :o)

domingo, julho 08, 2012

OBA!!! TabaCast numero 2!!! :oD


TabajaraCast #2 - O kit STK-600 da Atmel!
(clica no video duas vezes que aumenta...)

sexta-feira, julho 06, 2012

O maior absurdo do mundo

Voce conhece "o melhor do mundo"?

É um zé mané, faz um humor sem graça pra caramba, coisa pra adolescente demente, sabe aquela turma que tem um neuronio sozinho na cachola, igual o homer simpson? Entao...

Observem o video ABSURDO desse palhaço


O cara pega um IBM ThinkPad T60 (que diga-se de passagem é exatamente o computador que eu estou usando AGORA e uso todos os dias pra trabalhar), um Core Duo com 2 gigas de ram e tela de 15"...E MOI O COMPUTADOR INTEIRO

Isso tem graça? Nao né?

Boicote esse palhaço, e de quebra boicote a AMD, que é a empresa que patrocina essa palhacada com uma propaganda enganosa que se fosse o processador dela, isso nao aconteceria.

Cada bicho bizarro...

quinta-feira, julho 05, 2012

Tudo que é bom acaba :o(

Porque parou? Parou porque??

Tudo que é bom dura pouco. O unico molho madeira do mercado que é REALMENTE bom é o molho da Maggi (que agora é da nestlè). Porque param de fabricar o troço tao gostoso?

Po, eu comia todo dia, isso ai fica tao gostoso no arroz...nham nham nham =)

Campanha: MAGGI, VOLTA A FABRICAR O MOLHO MADEIRA!!! :oD