14 maio 2013

A saga do G4 Quicksilver


 Eu sempre babei nesse computador bonitao ai, com capinha externa de acrilico transparente, e a maçã - nao tao linda como a original multicolorida. Mas nao tinha grana, ai o sonho foi adiado. 
Outro dia estava eu passando em uma sucataria quando vejo o brinquedao ai, com o monitor Apple Cinema (que é todo de acrilico transparente) por miseros 100 real. Só isso. Apenas. Nao resisti e comprei, foi meu presente de aniversario. Alias, so lembrando, meu aniversario é dia 24 de maio, quero presentes =) 
Chegando em casa, começou a saga de fazer o G4 funcionar...

Primeiro o HD estava bichado. Por sorte é um G4 quicksilver, que o HD é IDE. Eu ate tinha um SCSI de 36 gigas, mas infelizmente eu nao consegui DE JEITO NENHUM fazer essa jaca bootar pela SCSI. Obviamente, SCSI original Apple, uma Adaptec 29160MAC. Nem pela ATTO ExpressPCI que é a placa **de boot** no meu G3 Beige. Coisas da vida. Caçei um HD de 15 gigas IDE que tinha perdido por aqui e pá, funcionou. 

Depois, fui procurar qual o OS mais adequado pro bichinho. O Emerson (OldFatGeek) recomendou o 10.5.6, o qual prontamente baixei e gravei um DVD+DL. Note o pequeno detalhe: MAIS DL. E quem disse que o tal drive "superdrive" da Apple reconhece +DL? Nem pensar, só -DL. E como eu nao tinha a midia, pastei pra instalar. 

Apertando option no Boot, eu percebi que nao apenas o drive de DVD nao aparecia no boot, como o Pendrive tambem nao. No desespero, formatei meu pendrive de 16 gigas em HFS+ bootavel e "restaurei" o instalador do Mac OS X 10.5.6 nele. Só consegui fazer ele "pensar" em reconhecer o pendrive depois que zerei a PRAM um meio milhao de vezes. Ai eu ja tinha baixado o 10.4.x que podia gravar em apenas um DVD. 

Bootando pelo 10.4.x, finalmente consegui instalar o sistema. Obviamente, a SCSI parou de responder, o pendrive ficou doido, etc...etc...etc...mas depois de muita luta com o sistema, instalei o 10.4.x, que apos meia duzia de updates, parou no 10.4.11. E o Mac funciona. 

Instalei varios softwares (voces sabiam que nao existe Office da Microsoft para o Mac EM PORTUGUES??), brinquei um pouco com a maquina e percebi que esse superdrive é na realidade um SUXdrive. Caçei um DVD mais muderninho (LG GCA-4166B), funcionou no boot, funcionou pra ler +DL, funcionou pra gravar CD. Foi eleito o novo morador da Torre Macintosh. 

Agora, fora um pente de 512 MB que eu quero comprar (ta com 1.25GB, eu quero deixar com 1.5GB) e um HD IDE de tamanho decente (na sta efigenia por 40 paus voce consegue HD de 120GB PATA), está uma maquina pronta para ser usada e abusada. Vai ficar no meu quarto, só pra acessar facebook, email e conversar com a namorada

E conhecer esse tal de OSX, que é maravilhoso pro usuario, e bem enroladinho pro tecnico :o)

PS: Sentiram minha falta?

8 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente, heim? Satisfação em ler um novo post. Muito bom o artigo, parabéns!

Newton Pessoa disse...

Parabéns pela volta e pela aquisição. Estávamos com saudades dos posts.

Matheus disse...

Muito barato mesmo. Passear pelas sucatas da Santa Ifigenia é arranjar problema, até evito pra não achar coisas legais querer comprar e não ter espaço pra guardar. Uma vez fui atrás de um gabinete pra casemod achei um intellistation M pro e pra minha surpresa não só funcionava como tinha uma quantidade de rambus acima do esperado e aceitava até dois pentium III 1ghz aí em vez de tocar o projeto do casemod gastei uma grana tentando adaptar os dois tualatins modificados em adaptadores pra Slot 1, melhor placa agp que pude, monitor teclado e mouse originais do modelo etc. No fim os adaptadores não se counicavam um com o outro aí não rolou duplo processamento e a fonte original não aguentou o placa de video. Depois de um tempo a placa mãe começou a dar falhas e fiz a besteira de cortar o gabinete atrás pra outra placa mãe e adaptar chicotes e aposentei a torre. Ainda tenho o monitor, um dia tentarei denovo achar alguém que tope recondicionar a placa mãe e fazer chicotes customizados pra uma fonte modular decente e coloco dois Pentium Slot 1 mesmo.

Ricardo Macagnan disse...

Hehehe... Tabajara de volta com força total! Obrigado por não nos deixar "órfãos"!

Fernando disse...

Olá desculpa invadir este espaço mas estava á procura de um powermac g3 azul e branco antecessor desse g4 queria mesmo para coleção e não faço a menor idéia de onde encontrar, você teria alguma dica de locais que vendam esses macs antigos?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Fernando, se voce ta falando daquele primeirao, nao é dificil achar no ML por preços modicos. Ou entao rodando as "crocas" da Sta Ifigenia...as vezes voce acha. Vi desses macs azuis e brancos por coisa de 100 reais, com teclado e mouse. Nao pague mais que 100 reais numa velharia dessas NUNCA, principalmente no ML! :o)

Fernando disse...

Obrigado pela dica, achei um único desse azul no mercado livre mas por 300 contos o que o torna inviável, vou tentar achar na santa efigênia
tô até pensando em fazer um mod e colocar meu pc dentro do gabinete tipo esse
http://www.tonymacx86.com/powermac-g3-b-w/39994-superandy07s-g3-mod.html

Jwildes disse...

Que bom que está de volta tio...gosto de ler seus posts...concordancia e assuntos técnicos ainda são escritos....continua...