22 maio 2013

E a nova versao do "Recanto dos Bits Idosos" :o)

Esses sao meus "Bebes" :o)


Normalmente eles nao ficam arrumadinhos assim. Todos eles sao computadores de meu uso. Só que eu quis arrumar pra uma "foto em familia" hehehe

Colecionar computadores antigos tem muitas razoes, e todas sao particulares a cada pessoa que os coleciona. E em muitos casos, eles nao sao "colecionados", e sim "comprados e usados". Duvida? É verdade! Hoje em dia, voce compra PC de 80 reais (!!!!!) na Sta Ifigenia. Mas nao é a mesma graça que rodar um "the incredible machine" num macintosh classico.


Meu mac Color Classic por exemplo...Roda sistema 7.5.2, comunica-se com o G3 via Appletalk, é o primeiro mac - no sentido macintoshiano da palavra, de torrezinha minuscula, portatil - com tela colorida, tem um teclado excitante e um mouse bizarro de tao cute. Eu gosto de rodar programas antigos nele. Sabia que em um micro de 1993, ele roda Word e Excel MELHOR que o seu i5 de hoje? Serio! Mentira, mas chega BEM perto. Acredite! E este Classic em especial vai receber em poucos dias uma placa de emulação de Apple //e, com direito a drive externo e boot via disquete de 5 1/4. Faça isso com seu i7, vai? :o)


Esse ai é o iMac "slot loading". Roda system 8.5.3 (acho) Uma GRACINHA! Tem monitor colorido, um monte de recursos, rede ethernet nativa...É o primeiro macintosh depois dos "classic" que tem o conceito tudo-em-um do macintosh original. E um drive de CD "Slot-Loading" que eu acho muito chique. Qualquer pessoa pode pegar um micro desses e rodar Word/Excel/Email sem o menor problema. E custou R$ 10. Sim, dez reais.

 
Esse ai é o eMac. Um G4 de 1.48GHz. Maquina bem atual que foi literalmente "jogada fora" porque nao ligava. 15 minutos depois e funcionava perfeitamente, fora o HD que está bichado. Mas é uma maquina atualissima, roda Mac OS 10.5.8 e tudo que voce puder imaginar que um PC atual roda. Com uma vantagem: Fora o HD, saiu de gratis. E é LINDA.


G3 e G4. Comprei um numa semana, o outro na outra. O preço pra fazer o upgrade no G3 era tao alto, que valeu a pena comprar o G4 com monitor. Gastei 100 reais no G4 com monitor de 17", teclado e outras firulas. É uma maquina LINDA e completamente atual, processador de 933MHz (o topo do G4 Quicksilver)...Delicia de usar! Roda Mac OS X 10.4.11. O G3 está "em reforma" mas funciona perfeitamente. Vou deixa-lo 100% novinho, afinal ele merece :oD


E esse é o lindo monitor do G4, todo em acrilico transparente e translucido...Monitor sony, totalmente controlado pelo Macintosh. Lindo, nao é?

Tem outros, mas hoje eu quero falar só de macintosh :o)

Um comentário:

Paulo C. Barreto disse...

O que recomenda para turistas em SP em busca de relíquias? ("Vai na Santa e arredores", sei, mas uma dica mais específica cairia bem)