15 maio 2013

Macintoxicos - Drives SATA no G4 QuickSilver! :o)

Nah, nao é possivel...Ele so tem 2 portas IDE, ou entao com aquela placa CARISSIMA da somnnet...

...ou é possivel? :o)

O GH22NS40 é um gravador de DVD razoavelmente novo da Hitachi-LG (é, agora é assim) e funciona perfeitamente no macintosh INCLUSIVE DANDO BOOT com um conversor SATA->IDE que comprei. Assim como um HD SATA tambem funciona!!!

Continuando a saga do macintoxico G4, o DVD-ROM que eu coloquei ontem funciona...mas nao é grande coisa. Como é um drive velho, a performance é digna de um drive velho. Hoje eu fui instalar o OSX 10.5.6, e o tal drive começou a dar erros de leitura quando passou pra segunda camada do disco. Coisa alias que eu mais-ou-menos-esperava. Como eu disse, era um drive velho.

Ai, eu ja estava com o HD de 160 gigas SATA pendurado no barramento. Dei boot no OSX e particionei, formatei, etc. Comecei a instalar o sistema e deu erro no dvd. Pensei..."quer saber, vamos ver se vai" e peguei o DVD do meu media player la de cima...Funfou redondo!

(vai Blogger, deixa eu por a foto, vai?!)
(o Blogger ta de zoeira, deixa eu por as fotos no picasa :oP)



Resumo da opera?
  • HD IDE SATA funcionou perfeitamente com o adaptador
  • DVD-ROM IDE SATA funcionou perfeitamente com o adaptador (so usei LG, que fique claro)
Ou seja, morre o preconceito que periferico SATA e G4 nao combinam :o)

Mais fotos do bichinho:




Link do vendedor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484643989-conversor-adaptador-de-placa-me-ide-p-hd-sata-gravador-dvd-_JM  (update: Link atualizado, falei com o vendedor ha pouco) 
(nao o conheço, nao tenho nada a ver com ele, apenas comprei o adaptador dele e funcionou perfeitamente)

E vamos que vamos, nos divertindo com o G4!

Dica do dia: O Emerson (OldFatGeek) recomendou o TenFourFox que é um EXCELENTE navegador pra quem usa o 10.4.x ou 10.5.x. Que por curiosidade é obra de um amigo la de fora, o Cameron Kaiser...Que tambem é mantenedor do Classzilla, que e um navegador pros macs antigos. Eu nao sabia desse projeto do Cameron, e recomendo a todos que tiverem um power mac rodando Mac OS X!

Nenhum comentário: