08 setembro 2013

Ces acham que meus "tektronix" é frescura, é? ( reparo do monitor do Apple IIgs )

Hoje aconteceu uma coisa curiosa, que ilustra bem o porque de eu ter tantos equipamentos HP, Tektronix, Fluke, Agilent, hitachi e outros carissimos.

Meu monitor do Apple IIgs nao funcionava. Eu diagnostiquei o defeito (divisor de foco) e deixei pra la, desmontado, num cantinho da bagunça. Hoje o Dr. Everton me aparece aqui em casa por um motivo de saude (to bem, foi só uma intoxicação alimentar mais pesada que o comum) e me traz a tiracolo o monitor do IIgs dele, tambem com problema.

Liguei o monitor, "senti" que tinha alta tensao, mas nada de imagem. Pra testar o bichinho, usei o Tic-Tac (gerador de sinal RGB de 15 e 31KHz) que o Victor Trucco e o Luciano Sturaro publicaram na web ha algum tempo. E nada de imagem. Nem o led de power acendia, apesar da alta tensao.

Ato continuo, abri o monitor e achei aquela peeeencaaaa de soldas quebradas, caracteristicas em monitores de tubo. Um pouco de tempo, solda e o bom e ferro Weller, e o monitor parecia novo. Ja acendia o led de power e a alta tensao parecia normal...

...E nada de imagem. Tinha trama, mas sem imagem.

Pra encurtar uma longa historia que envolveu tirar a placa do tubo do meu monitor, testar no dele, tirar o integrado driver dos transistores do meu monitor, testar no dele, e nao chegar a nenhuma conclusao, o problema era...

Falta de sinal :oP


Quando NADA MAIS TAVA ERRADO, eu falei "po, só pode ser a fonte de sinal". Vim cá em cima, busquei o IIgs (odeio por o GS na roda...ODEIO!) e liguei no monitor. Ta-daaaa! Imagem perfeita.

O problema do Tic-Tac vai ser facilmente resolvido. Ele funcionou em tudo ate agora, menos nesse monitor do IIgs. Mas olha o tempao que eu perdi (umas 3 horas, por baixo!) porque eu tinha uma ferramenta que eu ACHAVA que funcionava, mas nao funcionava?!

Por isso que eu so tenho ferramenta cara. Elas nao falham na hora do aperto.

2 comentários:

apagina disse...

reclamando de boca cheia ne, olha o honda na garagem. abraços

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Nao é meu, mas do Alain Mouette!