quarta-feira, setembro 04, 2013

Serviço de desserviço publico: Reparo da fonte do Spectrum +3

Quando alguem compra um Sinclair +2 ou +3 na inglaterra, ninguem gosta de importar essa fonte. Ela pesa HORRORES. E normalmente chega com defeito. Fora que é 220 volts e com um pino de tomada alienigena :oD


Como eu ganhei essa daqui, tinha que aproveitar a oportunidade para conserta-la, né? :)

Primeiro, as tensoes que ela fornece:


Note que a fonte fornece 3 tensoes:
  • +5VDC - 2 Amperes
  • +12VDC - 700mA
  • -12VDC - 50mA
Essas tensoes sao facilmente conseguiveis com uma fonte chaveada bem miudinha. Certamente há uma fonte que caiba na caixa do Spectrum, mas porque nao usar a original? Ate porque vai ter que conseguir uma fonte ESTABILIZADA, ou seja, nao estamos falando de trafinho + diodos + capacitor. É uma fonte realmente estabilizada. E isso nao é "tao simples".

Primeiro, vamos tentar entender a fonte original


A fonte do Speccy é uma fonte bem "basica" usando o integrado regulador LM723 + transistor de potencia para os 5 volts, e os bons e velhos amigos 7812 e 7912 para regular +12 e -12 volts.

Como nao tem esquema disponivel (TEM!!! O Ricardo Suzuki achou!!!) eu fui na raça. Primeiro eu troquei o LM723 (na foto CA723, é a mesma coisa) e nada. Depois troquei o transistor T2, e tambem nada. Ai eu fui fazer umas medicoes no conector do trafo e...


...Xiii :oD

O ponto de uniao da ilha onde o pino do transformador está soldado, com o resto da trilha na placa, simplesmente PARTIU. TODOS ELES. O trafo é tao pesado que, no transporte, deu aquela balançada e quebrou tudo na placa. A melhor solucao foi fazer essas pontes de fio, pra nunca mais dar problema. É gambiarra sim, mas é uma gambiarra que nunca vai dar defeito, por um erro de projeto da sinclair. Deveria haver alguma fixacao entre o transformador e a placa de retificacao/estabilizacao para impedir a flexao entre os dois e a posterior quebra das ilhas.

Alias, falando em transformador...



O Stefano Spalding Baron comentou comigo acerca da possibilidade desse transformador ser bivolt, uma vez que ele tem o classico arranjo de 3 pinos atras (que seria 220V - 110 V - 0V). Porem o mesmo logo chegou a conclusao que a diferença entre os dois terminais proximos é de apenas algumas voltas de fio. Possivelmente para o uso de 220 volts e 240 volts. Ou seja, nada de trafo bivolt, a nao ser que voce mande reenrolar (e vai ficar caro). Melhor usar em 220 volts mesmo.

E com isso, mais uma fonte de +3 volta a vida. Fica a dica pra voces corajosos que importam o +2 e o +3 com a fonte! :o)

Nenhum comentário: