30 maio 2013

Existe um multicart pro TI99/4A???

Sim, existe, e as informações sobre ele estao aqui:
http://www.hexbus.com/TI-99_4A_Home_Computer_Page/Hardware_Projects.html

É um projeto bastante simples, basicamente usa uma EPROM até 64KBytes (27C512) e um programinha muito esperto (encontravel aqui: http://www.hexbus.com/bin/Multicart.zip) que pega todas as ROMs que voce somar a esse programinha e apresenta um menu muito bacana na tela.

A placa, eu fiz em casa. É esta daqui:


A placa foi feita com o velho metodo de transferencia termica de toner, com duas novidades que me foram passadas pelo Luciano Sturaro e o Alain Mouette:
  • Como eu uso o papel da Epson, é muito dificil retira-lo da placa. O Luciano deu a dica de jogar umas escaminhas de soda caustica na agua antes de colocar a placa. O papel desgruda como se fosse Press'n'Peel. Fica EXCELENTE. 
  • Observe que acima das trilhas verticais (o conector Board Edge) há um verniz brilhante. É um verniz da Colorgin chamado "Colorgin DECOR Spray multiuso brilhante". Veja que nao é o fosco, mas o BRILHANTE. O fosco - em principio - nao serve.  Dica do Alain!
Montei a placa. Deu trabalho porque a placa é face dupla, e algumas coisas voce tem que soldar em cima e embaixo. Mas ai está, ela prontinha :o) 


Obvio, ainda nao cortei a placa :o)

Falta um 74LS379 que eu nao tenho em estoque (Santa Ifigenia no final de semana, ai vou eu! :oD), e a EPROM eu vou pendurar o emulador de EPROM no lugar pra ir fazendo experiencias. Em breve, mais novidades. A ideia - inclusive sendo discutida na lista do TI99 do Yahoogroups, é expandir a placa para incluir um latch a mais, com isso permitindo ter mais "blocos" de programas disponiveis sem a necessidade da chave externa.

O menu do cartucho é desse jeito:
(A imagem eu peguei >>DAQUI<<)



Fiquem ligados! :oD


E mais um alienigena no Tabajara Labs! TI99/4A

Alguem ja ouviu falar do TI99/4A

É uma longa historia que eu nao vou escrever de novo...Voce pode le-la por completo aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/TI-99/4A

(é, preciso fazer a traducao do artigo original em ingles...O em portugues ta uma miseria...)

Entao, um fã do meu site, o Stefano Spalding Baron, resolveu dar uma de gente boa (afinal, ate eu mereço um presente bacana de vez em quando, principalmente no meu aniversario que foi dia 24 de maio) e mandou de presente um TI99/4A **na caixa**, completinho, lindao! :oD Com direito a cartuchinho de jogo!!! :oD


Eu nunca tinha visto um TI99/4A de perto. O seu processador de video é o mesmo do MSX (TM9918A) e um sistema completamente bizarro que eu ainda nao consegui entender patavina. Mas é um micro muito interessante, e vendeu milhoes e milhoes de copias nos Estados Unidos. Nao era nada barato (mais de 1000 dolares em 1981). Porem o povo americano adotou o micrinho como seu. E por isso voce encontra toneladas de informação na net.

Uma coisa que eu ja fiz foi o tal multicart pra ele...Olha a plaquinha (feita em casa, eu que fiz! :D)


O micrinho tem um monte de ideias interessantes de perifericos e, alem de ser um micro (bastante) raro no Brasil, parece que será uma fonte de fudebagens e armações. Voces nao perdem por esperar! Só aqui, no Tabajara Labs :o)

Uma fotinho dele ligado:



Esse foi o joguinho que veio!

A julgar pela imagem (e pelas piscadas na tela), foi todo feito com sprites :oD 


Fiquem ligados...Vem mais novidades por ai :)

eMac: Missao cumprida!

Finalmente, blogando do eMac :)

Infelizmente nem tudo foi bem. So estou com 512 megas de ram, porque as memorias que eu tinha aqui estavam com problemas, so sobraram esses 2 pentes de 256.

Resumindo, tive que:
  • Trocar o HD (famoso Fireball de 40 gigas, perdeu o firmware, defeito comum!)
  • Colocar as RAMs
  • Trocar a bateria da PRAM
  • Resetar a PRAM
  • Retirar e polir a frente do aparelho
  • Limpeza geral (principalmente do ENORME ventilador que fica na traseira)
  • Arrumar teclado e mouse (E contigo, Nivardo!)
  • Trocar o gravador de DVD (e so funcionou direito um SATA novo que eu tinha aqui usando o adaptador que comprei no ML)
Mixaria :o)

Fotos depois, nao consegui ainda configurar a maquina digital no eMac :P

ACEITAMOS DOACOES de dois pentes de 512 megas ou 1 giga PC3200 com memorias dos dois lados (pro mac isso parece ser importante :P)

:oD

29 maio 2013

A saga do eMac: Quase no fim! :D


Quase lá...Será que A SAGA termina hoje? :oD

E hoje o "projeto eMac" finaliza! :D

Correio trazendo os HDs e DVDs que o PazPerfeita mandou pra mim...So ta faltando isso pra fechar o eMac! Ô seu Correio, chega logo que eu quero ver meu brinquedão funfando! :D :D :D

Offtopic: Lembram da RamFactor? Ia ser legal pra caramba uma dessas de (ate) 16 megas, né?

Projetemos...

28 maio 2013

Ainda o eMac!

E olha, deu foi trabalho, viu?!

Começou assim. Essa era a frente do eMac quando ele chegou. Nao é incomum esses micros serem colocados de "cara" no chao, porque sao enormes, pesados e parecem um ovo :o) Esse ai tomou a sua parcela de "arranheixon" na frente, observem no detalhe o horror no lado esquerdo...


Trabalho nivel 14. Nao foi facil, nem rapido. Na realidade foram de 8 a 10 horas lixando, polindo, experimentando...ate chegar a um resultado aceitavel. 

Pra voces terem uma ideia, vou mostrar mais ou menos como rolou...


 Primeiro, foi a experiencia com as lixas. Pra tirar sulcos como aqueles, só mesmo indo de lixa 320 (!!!), depois lixa 600, depois lixa 1200, 2000 e 2500. Como ja disse, nao foi facil, nem rapido. O negocio foi pegar um pote de agua, colocar ao lado da frente (que por sorte, sai inteira e é plana, ou seja, voce pode apoiar e fazer força em cima da mesa) e ir lixando a frente TODA, pedaço por pedaço. E na mao, porque se usar taco de lixa PROVAVELMENTE vai criar quinas que nao vao melhorar seu visual. Been there, done that. Acreditem em mim.

O curioso pra quem nao conhece de lixas, é o acabamento que voce consegue dar. Se voce lixar nessa ordem e lixar SEM PENA (leia-se, e pra meter lixa mesmo, e ficar lixando ate nao conseguir enxergar mais o defeito) voce consegue QUASE chegar a um meio-brilho com a lixa 3000. Nao comprei a 3000 porque o unico lugar que achei, me cobrou o absurdo de 22 reais (!) por uma folha de lixa. Mas lixando com a 2500, ja deu pra chegar a um resultado meio-fosco-meio-brilhoso quase aceitavel

Depois das lixas, entrei com massa de polir numero 2. O brilho ficou "aceitavel", mas nao ficou espelhado. La pela terceira demao, eu ja diria que o brilho foi "bacana"

Mas o que fez a diferença, foi um tal de PlastX da Meguiar's...


Da pra perceber o espelhado? Isso ai foi apos 3 demaos de pasta pra polir numero 2 (sim, a de carro) e mais 2 demaos de PlastiX


Pra quem nao acredita, ta ai a ralação. Em cima da bancada, o Silvo (polidor, mas nao chega AOS PES do PlastX), o proprio PlastX, a massa de polir numero 2 e esse gorducho que vos fala, mandando ver na frentinha.

O resultado final acho que da pra enxergar nas fotos (e como é dificil fotografar algo BRANCO com reflexos!)




 O resultado foi EXCELENTE. Minha referencia é a portinha do DVD, que alias tambem deu bastante trabalho. Só parei o trabalho quando o brilho das superficies era o mesmo.

E pra variar, ainda achei um pininho quebrado. Sempre tem que ter um pouco de araldite em tudo que faço...


E aqui está o resultado final...tentei pegar o maximo de reflexo possivel, mas realmente a foto nao faz jus. Ta um espelho! :oD


Clique na foto que ela amplia :)

Agora...A remontagem do eMac! Me aguardem... :o)


27 maio 2013

O sumiço do eMac (ou, polir plastico nao é facil!)

Outro dia um amigo, o Alain Mouette, me perguntou: "Taba, porque voce coleciona tanta velharia e gasta tempo com elas?"

Bem, há um monte de razões, mas uma delas é o que eu aprendo com essas velharias. É futucando nelas que eu penso "fora da caixinha", enxergo pontos de vista de outros projetistas e ao mesmo tempo me divirto fazendo coisas que - normalmente - eu nao faria.

Este eMac por exemplo...


 Eu ganhei esse eMac e como o proprio dono disse, "impossivel voce faze-lo funcionar". Nao apenas eu o fiz funcionar como acabou tomando o lugar do meu G4 Quicksilver na lista de "macs que eu uso porque eu quero conhecer o Mac OS X". Só que eu sou chato, gosto das coisas bonitinhas, e este mac foi jogad...eh..."guardado" com a tela pra baixo, ou seja, arranhou a borda frontal toda. Se voce clicar na foto e olhar ali pela area do alto falante esquerdo, embaixo tem um monte de riscos. Na coluna vertical esquerda tambem. E olha que eu ja gastei muito "Brasso" e braço (pun intended) pra melhorar.

Cheguei a conclusao que, o negocio mesmo, era arrancar a frente e meter a lixa.


Ora, eu nao faço a MENOR IDEIA como se dá polimento em plastico, acrilico ou seja la o que seja. Considerando que este micro é uma sucata gratuita, e que eu QUERO polir a frente dele, desmontei-o e passei as "experiencias macabras tabajara"

Comprei lixa 600 e 1200, lixei a frente toda com lixa 1200 (menos os lugares que haviam riscos MUITO fundos, onde usei lixa 600), lavei e vi uma linda e lisa frente de plastico branco fosco. Obviamente, tomei TODO O CUIDADO com a palavra "eMac" no topo, que imaginei que fosse pintada.

3 horas depois, meio litro de Brasso, meio quilo de estopa e MUITO esforço, a frente brilha "alguma coisa", mas ainda nao ficou perfeito, e o nosso "eMac" do topo está se apagando :o(
 

Mas afinal, e dai? Foi um micro gratuito, que se tornou um companheiro bacana de experiencias. Estou experimentando nessa frente varias tecnicas de polir plastico e estou aprendendo como se faz. Por isso que eu sei fazer tanta coisa, e tambem por isso que as vezes as pessoas se espantam com a quantidade de coisas que sei fazer - A curiosidade natural e a aplicação nos meus "brinquedos" trazem-me conhecimento e pratica, ou "know-how" como alguns teimam em dizer.

Afinal, o maximo que eu perdi foi tempo, que eu tenho de sobra :o) E ainda vira mais um post pra voces que curtem o Tabajara Labs :oD

Em breve, tutorial completo do inicio ao fim (desmontagem, limpeza, polimento, erros de gravação, remontagem, teste e opiniao final do processo) para diversao de voces. Entrou um virus SINISTRO no www.tabalabs.com.br, e eu ainda nao tive sac...eh...tempo de consertar. Em breve, site de volta com muitas novidades :o)

E se alguem tiver uma frente em bom estado pro eMac, ou sucata do mesmo, aceito de presente.

Alias, meu aniversario foi sexta! Cade meus presentes? ;o)

23 maio 2013

E o Mac IIsi teima em nao funcionar...

Esse aqui é velho companheiro do Tabajara Labs...

Eu nao sei onde eu achei essa sucata. Lembro que comprei meramente pra tirar o SIWM e colocar no PC Transporter de um amigo la do RJ (Oi AC!). Só que ele tava aqui em casa de bobeira e eu pensei..."porque nao coloca-lo-lo funfando redondo antes de tirar o chip? :o)"

A fonte, como sempre, com defeito. Fonte nesses SI é "mordomo", ou seja, é sempre o culpado. Mas parece que teve mais estrago, porque nao deu pra subir a maquina com uma fonte externa nao...


Nao reparem o "ruim" na fonte, ja foi consertada :o)

Peguei a pinagem da fonte do SI e fiz igual com uma fonte de PC






Aqui no detalhe, os fios encaixados na ordem correta....

E nada da plaqueta maleta funcionar...Será que eu conseguirei reviver o bichinho??? Tem sinal de video, mas nao tem sinal de sincronismo. O barramento ta meio-barramento-meio-tijolamento e nada de gongo...Aguarde as cenas dos proximos capitulos! ;oD

PS: Amanha (sexta) é meu aniversario, quero presentes REAIS, por favor :o)

E meu aniversario é na sexta!

So pra lembrar, vai que voce tem um micro ou um videogame antigo ai guardado e quer me dar de presente... :o)

22 maio 2013

E a nova versao do "Recanto dos Bits Idosos" :o)

Esses sao meus "Bebes" :o)


Normalmente eles nao ficam arrumadinhos assim. Todos eles sao computadores de meu uso. Só que eu quis arrumar pra uma "foto em familia" hehehe

Colecionar computadores antigos tem muitas razoes, e todas sao particulares a cada pessoa que os coleciona. E em muitos casos, eles nao sao "colecionados", e sim "comprados e usados". Duvida? É verdade! Hoje em dia, voce compra PC de 80 reais (!!!!!) na Sta Ifigenia. Mas nao é a mesma graça que rodar um "the incredible machine" num macintosh classico.


Meu mac Color Classic por exemplo...Roda sistema 7.5.2, comunica-se com o G3 via Appletalk, é o primeiro mac - no sentido macintoshiano da palavra, de torrezinha minuscula, portatil - com tela colorida, tem um teclado excitante e um mouse bizarro de tao cute. Eu gosto de rodar programas antigos nele. Sabia que em um micro de 1993, ele roda Word e Excel MELHOR que o seu i5 de hoje? Serio! Mentira, mas chega BEM perto. Acredite! E este Classic em especial vai receber em poucos dias uma placa de emulação de Apple //e, com direito a drive externo e boot via disquete de 5 1/4. Faça isso com seu i7, vai? :o)


Esse ai é o iMac "slot loading". Roda system 8.5.3 (acho) Uma GRACINHA! Tem monitor colorido, um monte de recursos, rede ethernet nativa...É o primeiro macintosh depois dos "classic" que tem o conceito tudo-em-um do macintosh original. E um drive de CD "Slot-Loading" que eu acho muito chique. Qualquer pessoa pode pegar um micro desses e rodar Word/Excel/Email sem o menor problema. E custou R$ 10. Sim, dez reais.

 
Esse ai é o eMac. Um G4 de 1.48GHz. Maquina bem atual que foi literalmente "jogada fora" porque nao ligava. 15 minutos depois e funcionava perfeitamente, fora o HD que está bichado. Mas é uma maquina atualissima, roda Mac OS 10.5.8 e tudo que voce puder imaginar que um PC atual roda. Com uma vantagem: Fora o HD, saiu de gratis. E é LINDA.


G3 e G4. Comprei um numa semana, o outro na outra. O preço pra fazer o upgrade no G3 era tao alto, que valeu a pena comprar o G4 com monitor. Gastei 100 reais no G4 com monitor de 17", teclado e outras firulas. É uma maquina LINDA e completamente atual, processador de 933MHz (o topo do G4 Quicksilver)...Delicia de usar! Roda Mac OS X 10.4.11. O G3 está "em reforma" mas funciona perfeitamente. Vou deixa-lo 100% novinho, afinal ele merece :oD


E esse é o lindo monitor do G4, todo em acrilico transparente e translucido...Monitor sony, totalmente controlado pelo Macintosh. Lindo, nao é?

Tem outros, mas hoje eu quero falar só de macintosh :o)

E pra quem disse que o eMac nunca mais ia funcionar...


Esse era um eMac triste...

Ele foi montado com o "resto" de uma leva de eMacs de um colega meu. Nas palavras dele, "quer levar, leva. Mas tu nunca vai fazer isso funcionar..."


Tai o resultado :) Nem levou tanto tempo assim :o)


15 maio 2013

Macintoxicos - Drives SATA no G4 QuickSilver! :o)

Nah, nao é possivel...Ele so tem 2 portas IDE, ou entao com aquela placa CARISSIMA da somnnet...

...ou é possivel? :o)

O GH22NS40 é um gravador de DVD razoavelmente novo da Hitachi-LG (é, agora é assim) e funciona perfeitamente no macintosh INCLUSIVE DANDO BOOT com um conversor SATA->IDE que comprei. Assim como um HD SATA tambem funciona!!!

Continuando a saga do macintoxico G4, o DVD-ROM que eu coloquei ontem funciona...mas nao é grande coisa. Como é um drive velho, a performance é digna de um drive velho. Hoje eu fui instalar o OSX 10.5.6, e o tal drive começou a dar erros de leitura quando passou pra segunda camada do disco. Coisa alias que eu mais-ou-menos-esperava. Como eu disse, era um drive velho.

Ai, eu ja estava com o HD de 160 gigas SATA pendurado no barramento. Dei boot no OSX e particionei, formatei, etc. Comecei a instalar o sistema e deu erro no dvd. Pensei..."quer saber, vamos ver se vai" e peguei o DVD do meu media player la de cima...Funfou redondo!

(vai Blogger, deixa eu por a foto, vai?!)
(o Blogger ta de zoeira, deixa eu por as fotos no picasa :oP)



Resumo da opera?
  • HD IDE SATA funcionou perfeitamente com o adaptador
  • DVD-ROM IDE SATA funcionou perfeitamente com o adaptador (so usei LG, que fique claro)
Ou seja, morre o preconceito que periferico SATA e G4 nao combinam :o)

Mais fotos do bichinho:




Link do vendedor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484643989-conversor-adaptador-de-placa-me-ide-p-hd-sata-gravador-dvd-_JM  (update: Link atualizado, falei com o vendedor ha pouco) 
(nao o conheço, nao tenho nada a ver com ele, apenas comprei o adaptador dele e funcionou perfeitamente)

E vamos que vamos, nos divertindo com o G4!

Dica do dia: O Emerson (OldFatGeek) recomendou o TenFourFox que é um EXCELENTE navegador pra quem usa o 10.4.x ou 10.5.x. Que por curiosidade é obra de um amigo la de fora, o Cameron Kaiser...Que tambem é mantenedor do Classzilla, que e um navegador pros macs antigos. Eu nao sabia desse projeto do Cameron, e recomendo a todos que tiverem um power mac rodando Mac OS X!

14 maio 2013

A saga do G4 Quicksilver


 Eu sempre babei nesse computador bonitao ai, com capinha externa de acrilico transparente, e a maçã - nao tao linda como a original multicolorida. Mas nao tinha grana, ai o sonho foi adiado. 
Outro dia estava eu passando em uma sucataria quando vejo o brinquedao ai, com o monitor Apple Cinema (que é todo de acrilico transparente) por miseros 100 real. Só isso. Apenas. Nao resisti e comprei, foi meu presente de aniversario. Alias, so lembrando, meu aniversario é dia 24 de maio, quero presentes =) 
Chegando em casa, começou a saga de fazer o G4 funcionar...

Primeiro o HD estava bichado. Por sorte é um G4 quicksilver, que o HD é IDE. Eu ate tinha um SCSI de 36 gigas, mas infelizmente eu nao consegui DE JEITO NENHUM fazer essa jaca bootar pela SCSI. Obviamente, SCSI original Apple, uma Adaptec 29160MAC. Nem pela ATTO ExpressPCI que é a placa **de boot** no meu G3 Beige. Coisas da vida. Caçei um HD de 15 gigas IDE que tinha perdido por aqui e pá, funcionou. 

Depois, fui procurar qual o OS mais adequado pro bichinho. O Emerson (OldFatGeek) recomendou o 10.5.6, o qual prontamente baixei e gravei um DVD+DL. Note o pequeno detalhe: MAIS DL. E quem disse que o tal drive "superdrive" da Apple reconhece +DL? Nem pensar, só -DL. E como eu nao tinha a midia, pastei pra instalar. 

Apertando option no Boot, eu percebi que nao apenas o drive de DVD nao aparecia no boot, como o Pendrive tambem nao. No desespero, formatei meu pendrive de 16 gigas em HFS+ bootavel e "restaurei" o instalador do Mac OS X 10.5.6 nele. Só consegui fazer ele "pensar" em reconhecer o pendrive depois que zerei a PRAM um meio milhao de vezes. Ai eu ja tinha baixado o 10.4.x que podia gravar em apenas um DVD. 

Bootando pelo 10.4.x, finalmente consegui instalar o sistema. Obviamente, a SCSI parou de responder, o pendrive ficou doido, etc...etc...etc...mas depois de muita luta com o sistema, instalei o 10.4.x, que apos meia duzia de updates, parou no 10.4.11. E o Mac funciona. 

Instalei varios softwares (voces sabiam que nao existe Office da Microsoft para o Mac EM PORTUGUES??), brinquei um pouco com a maquina e percebi que esse superdrive é na realidade um SUXdrive. Caçei um DVD mais muderninho (LG GCA-4166B), funcionou no boot, funcionou pra ler +DL, funcionou pra gravar CD. Foi eleito o novo morador da Torre Macintosh. 

Agora, fora um pente de 512 MB que eu quero comprar (ta com 1.25GB, eu quero deixar com 1.5GB) e um HD IDE de tamanho decente (na sta efigenia por 40 paus voce consegue HD de 120GB PATA), está uma maquina pronta para ser usada e abusada. Vai ficar no meu quarto, só pra acessar facebook, email e conversar com a namorada

E conhecer esse tal de OSX, que é maravilhoso pro usuario, e bem enroladinho pro tecnico :o)

PS: Sentiram minha falta?