29 julho 2013

Como se conserta um micro?

Oi pessoal!

Bem, esse nao vai ser um "tratado" sobre manutenção de micros. Nem um "guia", talvez nem um "faq". Ta mais pra conversa de botequim do que qualquer outra coisa.

Muita gente me pergunta "Mas taba, como voce conserta um micro"? Na realidade o "reparo" é a parte (para mim) mais interessante do colecionismo. Porque é como um jogo de xadrez, é aquele momento onde voce queima o cerebro pra conseguir vencer. E todo processo de "troubleshooting" (expressao inglesa que descreve de forma mais sucinta e sintetica o reparo de computadores) é como um joguinho quebra-cabeças.

Vou dar como exemplo o CP500 que acabei de consertar.

Liguei o micro, nada na tela. Imagem toda torta, com toda pinta de falta de sincronismo

DICAO UM - Conheça seu inimigo. Pra saber que a tela nao tinha sincronismo, eu sei o que é uma tela sem sincronismo vertical, sem sincronismo horizontal e sem sinal de video. Vale a pena pegar um monitor DE TUBO - porque no LCD isso nao aparece - e cortar cada um dos sinais pra ver o que acontece.

Rapidinho eu fui com o osciloscopio nos sinais de video, sincronismo horizontal e sincronismo vertical. Cade o sincronismo vertical? Nao tinha.

La fui eu, andando pra tras no circuito, ate achar um divisor (74ls74) com defeito. Foi trocar e descobrir que...tinha outro com defeito. E trocar tambem.

DICAO DOIS - Conheça suas ferramentas. Pra saber o que tinha de errado, eu tinha que saber usar o osciloscopio e entender o funcionamento dos integrados da linha de sincronismo vertical.

Troquei os dois, e ja deu video! Pelo menos eu podia enxergar alguma coisa na tela, mas la estava o defeito classico da tela cheia de caracteres sem sentido...

DICAO TRES - Conheça os "mordomos". O culpado é sempre o mordomo? Nem sempre, mas muitas vezes. Se voce conhece a maquina que está consertando, ja tem uma ideia dos problemas que ela tem.

TRS-80, CP500 e compativeis com a tela cheia de caracteres, é falta de processamento. Pode ser marcontato nas EPROMs, pode ser processador com defeito, pode ser ate memoria RAM com defeito. Como o video do CP500 é uma maquina de estado completamente independente do processador, ele pega QUALQUER COISA que estiver na RAM na hora que o micro liga, e mostra na tela.

DICAO QUATRO - Conheça o processador do micro que voce está consertando. Ajuda bastante a achar defeitos basicos, como por exemplo linha de reset ativada permanentemente.

Fui ver o processador e...Cade processamento? Pra isso acontecer, ou tem defeito nos integrados ao redor do processador, ou tem EPROM com marcontato. Como o CP500 tem aquela maldita plaquinha com eproms separada da placa principal...Fui direto nela. Tcharan, marcontato! :o)

E agora temos mais um CP500 funcionando...É só entender o problema e seguir o sinal faltante, de tras pra frente! :)