24 fevereiro 2014

M1721A (e M1921A) sem imagem na entrada de video (e/ou sem audio, etc)

Osso. Mas todo mundo que futuca, tem que passar por essas coisas.

Ontem o Marcelo teve aqui em casa pra consertar o ColecoVision dele. Pra fazer um teste "rapido", o preguiçoso aqui pegou a entrada de video do M1921A da bancada e foi caçando o sinal de Luminancia no LM da saida de video.

Vacilao.

Como há 12 volts presentes em um dos pinos que eu toquei, o resultado foi a queima do meu M1721A. O que queimou? Olha que lindo:


É. Como voces podem ver, ZD102 e ZD136 foram pro saco. Estao torradinhos.

Isso acontece porque o monitor tem um circuito de proteção na entrada, composto de 2 zeners e uma bobina. Observem no esquema:


No esquema esses diodos estao marcados como ZD845 e ZD820. Nao sei pq a diferença. Mas o resultado é que qualquer tensao acima de 5.6 volts, os diodos conduzem pra GND e, como é padrao no mundo dos diodos, entram em curto. A vantagem é que IMEDIATAMENTE protegem a entrada

Claro, podia ter um fusistor de 0R ali. Mas a LG nao colocou. Má LG.

Como eu nao tinha os diodos originais, peguei um par de diodos que tinha a mao mesmo


E fiz aquela famoooosaaaaa gambiarra pra caberem no lugar :)


O resultado final nao é o dos mais bonitos, mas funciona e eu pude continuar a trabalhar


Pronto, monitor novo, de novo! :o)

PostScript:
Esqueci de avisar, e fica bem obvio pra quem conhece. Pra turma que NAO conhece, fica a dica:
  • Quando os diodos queimam, eles entram invariavelmente EM CURTO. Portanto, uma boa forma de voce detectar se foi esse o problema do seu monitor é medir a entrada de video, do vivo pro terra. Se der em curto, voce ja sabe que tem que trocar os diodos. 
  • Sim, sem os diodos tambem funciona. Ai qualquer besteirinha que der na entrada do seu monitor, queima o scaler (o chipao grandao) ao inves de dois diodos de 20 centavos, e voce perde a placa do monitor. Babau. 
  • Este mesmo problema pode acontecer nas entradas S-Video e - pasme - AUDIO. Entao se voce pegar um monitor que está com o audio bichado, verifique se uma das entradas nao está em curto.
  • Obvio, voce tambem pode usar diodos zener 5V8 comuns. O lado que tem o "tracinho" fica soldado pro lado onde ta escrito ZD. Nao tem problema deles ficarem "pendurados" na placa. Se nao tiver o SMD, pode usar o diodo normal com perninhas mesmo :)

3 comentários:

C_E disse...

Cabeu direitinho :)

Unknown disse...

Show. Eu acabei de consertar a fonte de um SAMSUNG 932B. Ela tava com o com um dos enrolamentos do trafo de alta, alterado. Ae já viu, ligava e logo entrava em proteção.

Monitor disse...

Esse monitor tem problema com fonte subdimensionada o que gera estufamento dos capacitores e outro no som que inutiliza a placa lógica - uma solução para não ter dor de cabeça e não usar o som do monitor zerando a amplificação - reduzindo o consumo da fonte evitando o estufamento dos capacitores e a quebra da placa lógica - o som é que mata este monitor.