26 março 2014

E onde tudo começou...

Dia 19 de Agosto de 1985.

Chegou o tao esperado dia!

Ja tinha vendido meu Odyssey por, sei la, 300 mil cruzeiros. Ja haviamos pesquisado preço a semana toda e feito meia duzia de ligações telefonicas. Meu pai ja havia sido convencido que o Z80 contra o 6502 e o 8080 era uma comparação completamente irracional. O que dava pra comprar, era o TK85. Por mais que eu quisesse um Apple II. Cr$583.850,00. Isso se le "Quinhentos e oitenta e tres mil, oitocentos e cinquenta cruzeiros". Era um absurdo de dinheiro. Mas era o passaporte do filhinho de 11 anos para o mundo dos computadores.Classe economica, mas a jornada era a recompensa.


Chegamos na antiga King's Sound Studio, uma loja de som e eletronicos na rua da Constituição (hoje Disconildo, foto aqui: http://goo.gl/maps/W2t1q) e tinha la, uma unica unidade. A caixa estava rasgada, motivo pra ganhar mais desconto. E eu, o garotinho aqui, todo animado - Finalmente eu teria um computador!

Negocia pra la e pra ca...O preço era 630 mil cruzeiros, mas acabou chegando nos 623.850 com direito a um joystick - tosco - para o micro-videogame. Meu pai deu os 300 mil cruzeiros de entrada, e parcelou o resto em 12 vezes - Era dinheiro PRA CARAMBA na epoca. Hoje aproximadamente uns 1000 reais.


A nota fiscal eu tenho ate hoje...um dia vou emoldura-la!


E foi assim que tudo começou. Carreguei o meu computador, feliz e contente pra casa. E ai comecou a minha alegria, minha nova vida, meu envolvimento com a informatica.

Eu tinha um televisor Telefunken...14 polegadas, talvez. Preto-e-branco, claro. E nele eu liguei meu computador...Usei o criado-mudo como mesa de computador, e o banquinho da penteadeira da mamae como cadeira. Liguei o micro e la apareceu o [K] no cantinho da tela.

Eu havia acabado de ser teletransportado pro futuro.

No inicio nao havia muito a fazer. Poucos dias depois meu pai comprou um gravador RQ2222A (o que tinha contador de voltas da fita!) E eu pude carregar meus primeiros programas de cassete. Antes disso, acho que digitei todos os programas da microcomputador curso basico.

Eu era uma criança feliz. Agora, uma criança do futuro.

E assim começou toda a minha historia como informata, tecnico, projetista.

Obvio que teve o ANTES disso. Mas eu so vou contar o dia que eu conseguir resgatar o primeiro computador que eu pus minhas maos sujas...Aguardem-me! :)

3 comentários:

Newton Pessoa disse...

o salário mínimo era de 333 mil. Este micro custou quase 2 salários mínimos.

Iamweasel disse...

Massa a história. E eu ia dizer algo similar ao que o Newton disse. Não é correto apenas aplicar a correção, tem que levar em consideração o valor do salário e o custo de vida da época (que era bem mais baixo). Hoje as coisas são bem mais caras, então certamente daria mais de 1000 reais. Acho que colocar perto de 2000 reais não seria irreal.

Por fim, seu pai conseguiu um belo desconto para alguém que ainda comprou parcelado. :) Hoje em dia os caras não querem dar desconto nem em compra a vista. :(

Alexandre ponciano disse...

Que história legal..falar da antiga loja king sound é uma viajem que tempo bom