24 fevereiro 2014

M1721A (e M1921A) sem imagem na entrada de video (e/ou sem audio, etc)

Osso. Mas todo mundo que futuca, tem que passar por essas coisas.

Ontem o Marcelo teve aqui em casa pra consertar o ColecoVision dele. Pra fazer um teste "rapido", o preguiçoso aqui pegou a entrada de video do M1921A da bancada e foi caçando o sinal de Luminancia no LM da saida de video.

Vacilao.

Como há 12 volts presentes em um dos pinos que eu toquei, o resultado foi a queima do meu M1721A. O que queimou? Olha que lindo:


É. Como voces podem ver, ZD102 e ZD136 foram pro saco. Estao torradinhos.

Isso acontece porque o monitor tem um circuito de proteção na entrada, composto de 2 zeners e uma bobina. Observem no esquema:


No esquema esses diodos estao marcados como ZD845 e ZD820. Nao sei pq a diferença. Mas o resultado é que qualquer tensao acima de 5.6 volts, os diodos conduzem pra GND e, como é padrao no mundo dos diodos, entram em curto. A vantagem é que IMEDIATAMENTE protegem a entrada

Claro, podia ter um fusistor de 0R ali. Mas a LG nao colocou. Má LG.

Como eu nao tinha os diodos originais, peguei um par de diodos que tinha a mao mesmo


E fiz aquela famoooosaaaaa gambiarra pra caberem no lugar :)


O resultado final nao é o dos mais bonitos, mas funciona e eu pude continuar a trabalhar


Pronto, monitor novo, de novo! :o)

PostScript:
Esqueci de avisar, e fica bem obvio pra quem conhece. Pra turma que NAO conhece, fica a dica:
  • Quando os diodos queimam, eles entram invariavelmente EM CURTO. Portanto, uma boa forma de voce detectar se foi esse o problema do seu monitor é medir a entrada de video, do vivo pro terra. Se der em curto, voce ja sabe que tem que trocar os diodos. 
  • Sim, sem os diodos tambem funciona. Ai qualquer besteirinha que der na entrada do seu monitor, queima o scaler (o chipao grandao) ao inves de dois diodos de 20 centavos, e voce perde a placa do monitor. Babau. 
  • Este mesmo problema pode acontecer nas entradas S-Video e - pasme - AUDIO. Entao se voce pegar um monitor que está com o audio bichado, verifique se uma das entradas nao está em curto.
  • Obvio, voce tambem pode usar diodos zener 5V8 comuns. O lado que tem o "tracinho" fica soldado pro lado onde ta escrito ZD. Nao tem problema deles ficarem "pendurados" na placa. Se nao tiver o SMD, pode usar o diodo normal com perninhas mesmo :)

20 fevereiro 2014

Nem sempre o lixeiro se dá bem... :o)

Eu tenho o habito de "coletar" o lixo dos meus amigos.

Nessa historia ja ganhei muitas coisas caras que tinham o selinho de "irrecuperaveis". Claro, tem coisa que a gente literalmente aprende a mexer na sucata, porque nunca sequer viu uma de perto. Assim foi com esse PS3 que eu ganhei de um amigo :o)

Coloquei o PS3 funcionando com um "reflow"zinho basico. Só que a CPU esquentava demais (85 graus contra 55 do RSX). li um monte de tutoriais, assisti um monte de videos e teoricamente "entendi" como fazia pra tirar os heat spreaders dos chips e substituir a pasta termica que havia por baixo.

Só que, no mundo real, nem sempre as coisas acontecem como deveriam... :o(


Alguem tem um PS3 bichado sobrando pra doar a um pobre rapaz que ficou sem seu GT6? :o( 

 

19 fevereiro 2014

Organização: A maior dificuldade de um colecionador.

E nao só colecionador, mas todo mundo que tem um mundo de bugingangas e peças.

Eu tenho a sorte de ter uma boa quantidade de micros antigos. Um verdadeiro sonho de criança. Alias, minha casa parece um parque de diversoes :) Mas ai vem aquela pergunta dolorosa..."onde está o micro tal"

Mesma coisa com componentes eletronicos. Mais de uma vez eu fui "forçado" a comprar componentes que ja tinha, porque achei que nao tinha. Ai 2 a 3 dias depois eu acho um saco com 50.

É dificil. MUITO dificil. Principalmente aqueles componentes que temos em quantidade (enorme) porque usamos em projetos que construimos. Se for contar conector de teclado de PC por exemplo, tenho 200 em estoque. E por ai vai.

Beiro os 40 anos e ainda nao aprendi as regras mais basicas da organização. É algo que me entristece e ate mesmo me deprime. Mas um dia eu chego lá. E vou saber onde estao meus tesouros.

13 fevereiro 2014

Mais um ano sem o Tchunk...


Mais um ano sem voce, meu amigo...Tanto fdp pra morrer, e tu furando fila?!

12 fevereiro 2014

Teu controle remoto do Boxee Box pifou? Pega a senha e entra na fila :)

É facinho de consertar!

Ontem um amigo (que por motivos obvios eu nao vou colocar o nome aqui, voce sabe quem voce é e, mais uma vez, muito obrigado) me ofertou um Boxee Box que estava com defeito no controle remoto, justamente a parte mais legal do Boxee Box.


Como eu sempre fui doido pra ter esse troço, pra mim era um presentao. Com controle remoto ou sem. Afinal, é um Intel Atom rodando linux com um sistema de media center bem interessante (que inclusive ate ha pouco tempo, eu usava ao inves do XBMC).

Chegando em casa, liguei o brinquedinho e funcionou redondo, menos - obvio - o controle remoto. Liguei um teclado USB, configurei o bichinho, apaguei a conta do fulano, introduzi a minha conta e pronto, novo em folha.

Mas e o controle remoto?

O controle é fonte geral de reclamacoes. Muita gente tem o seu controle bichado e o aparelho fica que "meio inutil" sem o controle. Tentei outros controles USB e nada de funcionar. Resultado, vamos abrir o controle.

Como eu fiz tudo rapidinho, nao tirei fotos, mas vou colocar uma "generica" aqui pra voces entenderem

O controle tem 1001 travas de plastico como todo controle remoto que se preze. Voce abre a peste enfiando uma lamina ou uma pestana de guitarra (macetao...) entre as superficies. No caso a camada inferior é a do teclado QWERTY e a superior é a  bem lisinha que tem o logo da D-Link


Observem que interessante (clique na foto pra ampliar): O controle nao é por infravermelho, mas por RF!!! E tem uma sobreplaca só pro transceptor (ééé) de RF! Mas é justamente ai que morre o problema :(

Como é um controle remoto, cai no chao, pisa-se em cima, a tia bete senta no coitado, cai dentro do vaso, na panela de feijao...e quebra as soldas :o)

Entao voce abre o controle, refaz TODAS as soldas (da placa de RF na direita da foto e na fonte de alimentacao a esquerda da foto) e pode fechar, ele vai funcionar :o)

Macetao tabajara pra voce que quer resolver seu problema :D

Ai, como estamos em 2014, vamos tirar o lixo do Boxee da reta, e usar o maravilhoso XBMC que funciona REDONDO no Boxee Box. Quer saber como? Facil:

  • http://boxeed.in/ tem o script que rooteia o Boxee.
  • Baixe o script, descompacte no pen drive, renomeie o pendrive pra BOXEE (assim mesmo, em maiusculas)
  • Coloque o pendrive no Boxee, vai em "settings", "network settings", clique em "enable windows file sharing"
  • No "hostname", adicione a string ';sh /media/BOXEE/install.sh' sem os apostrofos. Ou seja, vai ficar assim ó: boxeebox;sh /media/BOXEE/install.sh
  • Saia do menu de network settings. O simbolozinho verde na frente do Boxee vai ficar vermelho (!) e isso significa que a bagaça ta sendo rooteada
  • Depois de reiniciar, va no mesmo menu e confirme que o "enable windows file sharing" está marcado. Se nao estiver, marque e reinicie o brinquedo. 
  • Agora sua caixa está "rooteada", vamos baixar o XBMC.  O endereço é http://www.devil-strike.com/
  • baixe o arquivo mais novo e extraia em um diretorio
  • Pegue o mesmo pendrive (ou um cartao SD se voce nao quiser ocupar um dos USBs traseiros, mas nao esqueça de nomea-lo BOXEE) e grave o conteudo. Note que voce nao pode arrastar o diretorio XBMC pro pendrive, mas o CONTEUDO do diretorio XBMC que voce acabou de descompactar para a raiz do pendrive
  • Reboote o Boxee com o pendrive/SD inserido, e seja feliz com o Boxee. Cansou de usar o XBMC? Retire o pendrive/SD e tudo volta ao normal
Abraços a todos, espero que gostem das dicas!