quarta-feira, março 26, 2014

Armadilhas da TIM...

Infelizmente eu nao sei tirar screenshot da tela do meu android (e passou da hora de aprender). Mas ja me aconteceu 3 vezes uma coisa absurda, que é bom todos ficarem de olho.

Se voces nao sabem, o que mais há hoje em dia é aquela historia de "concorra a 30 mil cruzeiros, responda esse torpedo com OK, 2.75/dia+impostos" etc etc etc. Tem que ser MUITO IDIOTA pra cair numa dessas. Ainda, conheço varias pessoas que cairam. E depois pra cancelar é um parto

Agora a sanguessugagem atingiu um nivel um pouco superior

Do nada, aparece uma mensagem Pop-Up (voce ta usando um aplicativo e ta-da, aparece uma mensagem do nada no meio da tela) oferecendo uma ratoeira dessas qualquer, e escrito "clique OK pra se inscrever". E aparece embaixo "OK" e "Cancelar". Como é uma mensagem parecida com a mensagem de sistema, voce intuitivamente clica OK e acha que se livrou da mensagem. Nao, voce vai gastar alguns reais por dia com isso. É uma cilada, Bino!

O correto - obvio - é clicar em cancelar.

Agora, como que uma operadora se permite uma mutreta dessas? VERGONHA, TIM!

E onde tudo começou...

Dia 19 de Agosto de 1985.

Chegou o tao esperado dia!

Ja tinha vendido meu Odyssey por, sei la, 300 mil cruzeiros. Ja haviamos pesquisado preço a semana toda e feito meia duzia de ligações telefonicas. Meu pai ja havia sido convencido que o Z80 contra o 6502 e o 8080 era uma comparação completamente irracional. O que dava pra comprar, era o TK85. Por mais que eu quisesse um Apple II. Cr$583.850,00. Isso se le "Quinhentos e oitenta e tres mil, oitocentos e cinquenta cruzeiros". Era um absurdo de dinheiro. Mas era o passaporte do filhinho de 11 anos para o mundo dos computadores.Classe economica, mas a jornada era a recompensa.


Chegamos na antiga King's Sound Studio, uma loja de som e eletronicos na rua da Constituição (hoje Disconildo, foto aqui: http://goo.gl/maps/W2t1q) e tinha la, uma unica unidade. A caixa estava rasgada, motivo pra ganhar mais desconto. E eu, o garotinho aqui, todo animado - Finalmente eu teria um computador!

Negocia pra la e pra ca...O preço era 630 mil cruzeiros, mas acabou chegando nos 623.850 com direito a um joystick - tosco - para o micro-videogame. Meu pai deu os 300 mil cruzeiros de entrada, e parcelou o resto em 12 vezes - Era dinheiro PRA CARAMBA na epoca. Hoje aproximadamente uns 1000 reais.


A nota fiscal eu tenho ate hoje...um dia vou emoldura-la!


E foi assim que tudo começou. Carreguei o meu computador, feliz e contente pra casa. E ai comecou a minha alegria, minha nova vida, meu envolvimento com a informatica.

Eu tinha um televisor Telefunken...14 polegadas, talvez. Preto-e-branco, claro. E nele eu liguei meu computador...Usei o criado-mudo como mesa de computador, e o banquinho da penteadeira da mamae como cadeira. Liguei o micro e la apareceu o [K] no cantinho da tela.

Eu havia acabado de ser teletransportado pro futuro.

No inicio nao havia muito a fazer. Poucos dias depois meu pai comprou um gravador RQ2222A (o que tinha contador de voltas da fita!) E eu pude carregar meus primeiros programas de cassete. Antes disso, acho que digitei todos os programas da microcomputador curso basico.

Eu era uma criança feliz. Agora, uma criança do futuro.

E assim começou toda a minha historia como informata, tecnico, projetista.

Obvio que teve o ANTES disso. Mas eu so vou contar o dia que eu conseguir resgatar o primeiro computador que eu pus minhas maos sujas...Aguardem-me! :)

segunda-feira, março 24, 2014

Obra de arte de 20 anos atras

Alguem conheceu a Exoteric Software?

Eramos 3, la na rua sanatorio...Eu, Ulisses e PC. O Ulisses era um pusta dum desenhista, um dia ele fez um "teste" de uma tecnica nova usando caneta esferografica e me presenteou o desenho.

20 anos depois, eu ainda guardo com carinho o desenho. Compartilho com voces.


640K sao suficientes pra todos...

MAS EU SOU GULOSO E EU QUERO 1024K!!!
(Só os fortes entenderão...)


quinta-feira, março 06, 2014

Sempre haverá uma mulher mais bonita...

...Mas será que ela vai te amar tanto quanto a SUA mulher?

Pensem.

sábado, março 01, 2014

É apenas um pedaço de plastico...

Sim, é apenas um pedaço de plastico.

É dificil explicar paixao, desejo, vontade.

Pra quem nao sabe, acho que ja falei aqui algumas vezes, mas falo de novo: Eu sou muito mais Apple II que MSX. Apesar de estar ha anos na turma do MSX e sempre me fazer presente tanto no desenvolvimento quanto nos papos, meu "negocio" mesmo é o tal do Apple II. Quando eu era mais novo, la pros meus 21, 22 anos, tinha um //e de ARREPIAR que eu tinha comprado do meu grande amigo Alexandre Castello Branco. Na epoca, um //e desses era pra muito poucos.

A configuracao era:
  • Apple //e revisao B
  • Ramworks III com 1 megabyte
  • Grappler +
  • Super Serial Apple
  • CP/M Microsoft (!)
  • Transwarp (!!!)
  • Interface de drive original da Apple com saida DB-19
  • Microdigital "Disk II" (!!!!!!) pra drives de PC
  • Duodisk
  • Joystick original apple
  • Monitor //e original apple
  • Koala Pad
  • System Saver da Kenningston
Como podem ver, é O apple. Hoje em dia nao da mais pra compar um desses com facilidade, nem aos poucos. A Transwarp vale mais de 300 dolares (!) e a CP/M original da microdigital tambem. A interface Disk II da microdigital entao é mosca branca de olhos verdes.

Por sorte, fiz um negocio outro dia que veio um //e revisao A (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) e algumas placas. Entao pouco a pouco, tenho me empenhado em remontar meu querido //e do jeito que era. Ja tenho aqui o micro, consegui uma placa revisao B, tenho a super serial da apple, a CP/M ("generica" hehe) e a interface DB19.

Hoje consegui a Duodisk e a Grappler + (lacrada na caixa, veja so!) la fora. E...Pasmem, o suporte de monitor!!! :D EU SEMPRE QUIS ESSE PEDACO DE PLASTICO!!! :D :D :D

Pode ser bobeira. Pode ser homoafetivagem. Mas eu acho lindo (e pratico, e seguro) esse suporte. Obvio, basta usar 3 pedaços de madeira e faz-se algo com a mesma funcao. Mas nao é o lindissimo suporte original da Apple. Pra quem abre-e-fecha o //e toda hora (ou deixa sem a tampa pra ventilar melhor...com esse suporte pode-se fazer isso!) é uma mao na roda.

Minha configuração é essa aqui, sem o stand (obvio, nao é a foto do meu //e, a duodisk ainda ta nos USA):


Nao precisa nem dizer que vai dar BASTANTE trabalho pra abrir o //e tirando o monitor e a duodisk de cima dele, né? Fora que isso ai é um peso absurdo em cima do gabinete.

Ja com o stand, fica facil de voce puxar so o apple pra fora, sem ter que tirar tudo de cima. Nao achei uma imagem do monitor //e e a duodisk em cima do stand, mas por essa imagem aqui voces tem uma ideia:


Esse monitor da foto nao é o que eu tenho. Esse ai é o monitor ///, teoricamente, do apple ///.

Agora é aguardar chegar. Imagine um rapaz ansioso :)