08 abril 2014

Instalando o Kit 2+ do Luis Luca

Oi Pessoal!

Hoje o Edson Figueiredo veio aqui em casa, e trouxe o kit do Luis Luca pra instalar no expert (novim novim...uau!) dele.

A instalacao, que parecia um bicho de 7 cabeças, foi bastante simples e rapida. Eu vou colocar um passo-a-passo mais ou menos detalhado aqui, mas sem as fotos originais (pq meu kit ainda ta desmontado) da instalacao Depois eu vou fazer um tutorial mais detalhado pra colocar la no tabajara labs, OK?

Ferramentas a postos, vamos la.

Voce vai precisar de:
  • Fio de 4 cores diferentes. O ideal seria voce pegar aqueles cabinhos coloridos de gabinete de pc, os conectores de led de hd, led de power, reset, liga-desliga, etc. Voce precisará de um conector de 3 pinos (pros fios que vao na placa mae), um conector de 2 pinos (para o clock) e outro conector de 2 pinos (para o video composto). Opcionalmente, o conector de 3 pinos pro S-Video tambem.
  • 8 memorias de 256K x 1 bit. 41256, 71256, o mais normal é achar a 41256 mesmo. Nao importa a velocidade. Qualquer coisa de -20 a -10 funciona, as mais rapidas tambem.
  • 1 EPROM 27c256 para gravar o conteudo da Main ROM 2+ disponivel no site do Luciano Sturaro. Voce precisa DESTE pacote com o codigo das ROMs. 
  • Um cabo SCSI de 50 pinos. Este cabo é pra ligar o Bus Expansion a placa de 2+. 
Vamos la

  1. Retire o processador de video (TMS9128), ROM principal, memorias de video (4416)
  2. Encaixe uma ponta do cabo SCSI no conector BUS EXPANSION e outra ponta na placa do Kit. O pino 1 (faixa vermelha) fica pro lado oposto ao conector de 4 pinos dos slots expandidos. Vendo a placa com o processador de video e o conector VGA pra baixo, o pino 1 fica a esquerda.
  3. Corte o link de fio do conector SUB-1 e ligue o fio VERMELHO no pino que tem a trilha mais grossa (o mais proximo ao conector de impressora)
  4. Ligue o fio AMARELO ao pino mais longe do conector onde tem escrito C68 (tem uma trilha enorme de grossa e uma ilha sem nada. É pra ligar na ilha sem nada
  5. Ligue o fio MARROM a ilha ao lado de C31
  6. Ligue o fio BRANCO ao lugar onde ia ligado o fio BRANCO grosso que ia ao TA-2 embaixo da placa do expert
  7. Na placa do kit, no conector de 3 pinos proximo a EPROM, ligue os fios nesta ordem: MARROM, VERMELHO, AMARELO, segurando a placa com o conector VGA pra baixo.
  8. Ligue o fio BRANCO no kit, no terminal mais pra dentro da placa do J1, que é o terminal de 2 pinos mais proximo do conector VGA
  9. Corte o fio mais a direita do conector que fica entre os dois slots
  10. Coloque a EPROM gravada com o codigo de 2+ no lugar da EPROM original da placa do expert
Pronto, seu micro ja boota 2+ :)

Falta so mais um passo. Com a frente do expert virada pra voce, corte o segundo pino de cima, da esquerda pra direita, do conector verde de cartucho. Ligue o fio que vai ao conector de cartucho a um dos pinos do conector de 4 pinos da borda direita da placa do kit.

Tutorial sem imagens? Pois é. Mas voces podem referenciar tudo aqui:
http://optotech.net.br/msx/kit2+_tutorial/tutorial_kit_01.htm

Esse tutorial é só uma "cola" e um passo-a-passo melhorado pro site do Luis Luca. Aproveitem! Depois faço algo mais detalhado com fotos, quando eu instalar o meu kit :o)

07 abril 2014

Meu presente (adiantado) de aniversario :)

Apos passar 4 dias em Vitoria a trabalho, tomei uma decisao. 
Vou passar o final de semana do meu aniversario no ES, e minha festa de aniversario sera la.

Nao adianta, eu adoro SP. Mas o lugar pelo qual meus olhos derramam gotas de suor masculo quando vou embora, e que chamo de "minha terra", é e sempre será o Espirito Santo.

Por tantos lugares que ja fui,
por tantas terras que ja passei,
foi em Vitoria que me encontrei,
foi o Espirito Santo pelo qual me apaixonei.


Coisas do coração

Ele a ama
Ela nao o ama
Ela ama outro
Que nao a ama
Que ama outra
Que nao o merece

Relações sao tao complicadas...as pessoas podiam ser menos complexas. Porque será que amamos quem nao nos ama, procuramos quem nao nos procura, ignoramos quem nos quer e amamos quem nos faz sofrer?

Relacionamentos sao muito complicados. Ou ja foram menos complicados e se tornam inacreditavelmente complexos e enrolados. Os tempos sao outros.

Que saudades do tempo que se amava...

01 abril 2014

Honda Fit...Em KIT! :D


Comprar carro PRA QUE? :)

A Honda - sempre na vanguarda da tecnologia - lança seu novo produto. O Honda Fit 2015, em KIT :)

Sao miseras 180 mil peças (...!) entregues por via terrestre e aerea (com Drones). Nao há forma mais incrivel de ter uma conexao sentimental, fisica e energetica com seu automovel do que monta-lo voce mesmo!

Procure seu revendedor Honda ainda hoje :)

A natual ordem dos tratores que altera o viaduto

Ola pessoal!

Hoje eu estava lendo o blog da Quinn Dunki e seu novo pinball :D Curti pacas!

http://quinndunki.com/blondihacks/


Pra quem nao sabe, eu ja tive - ao mesmo tempo - 11 pinballs em minha casa. Faz tempo, mas eu tinha. Xeu ver se acho uma fotim aqui...Nao tem de todas, mas tem das 4 que eu mais gostava no meu "salao de jogos":


Legal, né? Tem ai uma Zarza, Titan, cosmic e Rally. A primeira veio restaurada do saudoso Batalha, o resto eu mesmo fui restaurando. A Rally, a maquina mais a direita, eu fui buscar em Brasilia. De onibus. Serio, nao é primeiro de abril nao. Tao duvidando? Fotinho :)


Piada: O cara da rodoviaria perguntou "o que é isso que parece um caixão?" e eu respondi "Ë meu tio. Bem, pelo menos era...". Deu ruim, viu :) Mas depois de duas horas, pagando uma fortuna de excesso de bagagem, eu consegui embarcar com a bicha. Sempre quis ter uma Rally :D 

Ok, piadas a parte, voltemos ao assunto serio

Eu tenho um bocado de computadores antigos. Pinball nao tenho mais, uma pena, mas tenho um arcade com multijogos. E tenho um bocado de ferramentas e brinquedos. E um carro velho. E eu estou errado. 

Errado?!

Quando eu tive essa cacetada de pinballs, um dia eu tive que me mudar pra uma casa muito menor do que o palacio que eu morava (de aluguel). Tive que vender tudo, a toque de caixa, pra tristeza e desespero meu. Serio. Só levei uma maquina, a Bally Hoo, que mesmo assim ficou num lugar ruim pacas na casa MINUSCULA que eu fui morar. 

Onde ta o erro nessa historia? Chama-se "Casa Propria"

Na declaracao de direitos universais do homem, o primeiro item deveria ser "Casa Propria". E nao é qualquer casa nao. Todo mundo teria que ter direito a ter um terreno de 20 x 30 no minimo, com um quarto-sala-cozinha-banheiro no fundo. E aulas de marcenaria e alvenaria. Toda pessoa deveria ter direito a ter sua casinha, pra ter pra onde voltar e por la ficar ao fim do dia. E sem uma casinha, nao da pra ter 11 pinballs, 140 micros antigos e uma colecao de automoveis. 

Se voce bota o carro na frente dos bois, voce entra na situacao que eu vivo hoje em dia: Moro de aluguel, e entupi a casa de troços. O que acontece se eu tiver que mudar pra uma casa miudinha? Nem queiram pensar. Been There, Done That.

Eu ja estou no "fim" da vida. Faço 40 dia 24 de maio (quero presentes, pode ser via paypal... alexandre.tabajara@gmail.com heheheheheh :oD) e ja nao tenho tantas facilidades assim pra comprar um imovel. Afinal, tudo na vida eu fiz errado, do inicio ate o fim. Mas voce que está comecando a vida, e acha que é legal comprar um BMW logo de cara pra tirar onda, usar roupas caras e relogios de preços astronomicos...Pensa em antes de qualquer coisa, comprar um pequeno imovel. Por menor que seja, mas com possibilidade de expansao. Nao acontece da noite pro dia. Pode levar anos! Mas um dia, voce vai ter onde sentar e dizer "daqui de dentro, minhas coisas nao saem!" e ai sim, voce poderá ter 11 pinballs, 140 computadores antigos, uma colecao de automoveis e uma marcenaria completa...sem se preocupar com a maldita mudança :) 

Uma hora eu vou procurar um consultor da caixa economica e fazer uma entrevista detalhada sobre como um ferrado como eu pode comprar uma casa financiada, ai coloco aqui pra voces verem :o)