06 janeiro 2015

Construindo um media center "de pobre" usando KODI

(Sejam bem vindos, leitores do Techtudo! Aproveitem pra conhecer o resto do blog, e o meu site, www.tabalabs.com.br :o) )

Ola pessoal!

Esta semana, meu amigo e mentor B.Piropo publicou um artigo falando sobre os beneficios dos televisores inteligentes, e eu fiz um longo comentario (o qual reproduzo em outro momento) sobre alguns detalhes acerca dos televisores inteligentes e as caixinhas-de-fazer-tv-ficar-inteligente, como o Apple TV e o WDTV.

Aproveitando o ensejo, minha querida sogrinha tem um TV LG de 50" (uau) polegadas na sala, e assiste a morto TV em SD, ou seja, a imagem fica um LIXO. Minha namorada comentou sobre o meu media center e a sogrinha ficou interessada. Como eu ganhei umas maquinas velhas de um amigo, pensei..."porque nao fazer-lhe um media center (vamos chamar de MC a partir de agora, ok?) que de qualidade e versatilidade a esse televisor velhusco - que pasmem, NAO É FULL HD!!! - que ela tem na sala?"

Decidido por montar o brinquedo, la fui eu me divertir.


Lista de peças:
  • Computador Celeron de 2.2 GHz, 4 gigas de RAM, nao faço a menor ideia dos outros specs, fabricado pela HP/Compaq
  • HD de 160 gigas
  • Placa de video PCI Express NVidia 6200 ou 6500 (nao lembro, realmente) com saida DVI
  • Cabo DVI pra HDMI
  • Cabo P2 para P2 ou P2- 2xRCA (audio, depende do televisor)
  • Gravador de DVD "generico"
  • Controle remoto de 18 reau da Sta Ifigenia (exemplo neste LINK. Nao conheço o vendedor, peguei o primeiro anuncio que vi no Mercado Livre, nao me responsabilizo, etc)
  • Teclado/mouse sem fio da Logitech
Como podem ver, é uma maquina bastante "baunilha". Nao tem nada de especial, nao é maquina top, o processador sequer é multi-core.

Primeiro, instalei o windows 7. Por mais estupido que possa parecer, PRECISA ser o windows 7 (ou acima) por causa da decodificacao por hardware na placa de video dos filmes HD. O XP nao faz, só do Win7 pra cima. Entao fui literalmente forçado a instalar a jaca. Desabilitei todos os serviços e add-ons possiveis e imaginaveis pra liberar CPU.

É interessante separar o HD em duas partições. Uma de 30 gigas para o Windows e outros programas, e o resto do tamanho do HD para os filmes e companhia. 

Recomendo instalar o pacote "basico" de programas, nessa ordem:
  • Windows 7 (pode ser o Home)
  • Driver da placa de video (no caso, pego no site da NVidia)
  • Outros drivers da placa (caso necessario)
  • Antivirus (Avira, AVG, o que se sentir mais seguro)
  • Firefox
  • Irfanview
  • Kodi (anteriormente XBMC)
Apos tudo instalado e configurado, basta  configurar corretamente o XBMC KODI, acrescentar os caminhos dos diretorios de filmes, seriados, desenhos, musicas, videoclips, fotografias e outros...E ser feliz :o)

A performance? Excelente. Nunca chega a 80% de CPU, e os filmes HD rodam macio. É muito melhor usar um PC (bem configurado) que um Raspi ou qualquer outro bagulho que eu conheça. Fora que no caso da sogrinha, ainda instalei praticamente todos os emuladores conhecidos, possiveis e imaginaveis, com direito a menuzinho e tudo o mais. E a maquina tem espaço pra muuuuito mais coisa.



Com o que eu recomendei, o sistema praticamente se configura sozinho. O DVD funciona como um DVD de mesa, voce coloca o disco e ele funciona. O controle remoto e o teclado/mouse tambem se configuram sozinhos. O audio normalmente precisa de um cabo P2-RCA ou P2-P2, depende do televisor. Algumas placas (como a minha GTS250) permitem que o audio passe direto pelo HDMI, dispensando o cabo de audio.


Acho que as dicas aqui sao suficientes. Recomendo aquela famosa leitura do WIKI do KODI (ta aqui ó: http://kodi.wiki/) e qualquer duvida, Google é seu amigo :) Experimente, voce so tem a ganhar!

E lembrando: Hoje em dia, praticamente tudo dessa maquina é "sucata". Para a maquina da sogrinha, so comprei o cabo DVI pra HDMI, o cabo P2 pro audio e o controle remoto :)

Boa sorte, pessoal!

18 comentários:

Umberto disse...

Meu caro tabajara, fez um bom trabalho aí, principalmente por ser com Win7.
Mas me pergunto por que não utilizar uma distro Linux para o media center? Há anos utilizo XBMC (nem sabia q tinha mudado de nome) com ubuntu 10.04 e agora com o Mint. A máquina que usava com ubuntu era meu velho laptop de 2007, um Compaq Presário C768br, com 2GB de Ram e um dual core de 1.6ghz. Rodando macio com alta resolução na saida de VGA, mas quando ligava na TV usava a saída de S-video, Tenho uma Toshiba CRT Lumina line de 29".
Resumindo, só queria saber o motivo de escolher Windows e não linux.

PS.: meu compaq presário estragou alguns chips smd na placa mãe, então está encostado...

Diego disse...

excelente artigo alexandre! Já montei um sistema parecido e deu certo tbem. Só não usei o controle remoto.

abraço.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Querido Umberto Doisberto, o motivo de nao usar linux é muito simples: Facilidade.

Pra quem esta acostumado com linux, tudo é "muito simples". Como por exemplo, instalar e recompilar o driver da nvidea. Tem ate distro pronta que voce boota pelo CD e roda o XBMC. Mas nenhuma ate agora me deu a facilidade de uso, praticidade e flexibilidade que eu tenho usando o bom e velho windows.

Nao estou dizendo que é bom ou ruim. Apenas uso as ferramentas que eu tenho a mao e estou acostumado a usar. Há mais de uma forma de fazer um buraco na madeira ;)

Gab Arito disse...

Parabéns pelas dicas.
Eu gostaria somente de passar a informação de que não é necessário Windows Seven para ter um Media Server com um computador simples. Aqui, eu uso o Windows XP com o Plex Media Server sem nenhum problema. O link para o programa, que também é gratuito, é o seguinte:
https://plex.tv/

Umberto disse...

Você está certíssimo, o melhor sistema é aquele que funciona pra gente.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Gab Arito, o Plex media server nao é um servidor de streaming? Ai o video todo é decodificado (ou recodificado) no servidor, nao se aplica a esse caso, nao é?

De qualquer forma, se voce consegue DECODIFICAR video HD em windows XP, agradeço se mostrar o caminho das pedras. Nem a microsoft nem ninguem que eu conheça diz que pode. Nem os proprios criadores do KODI / XBMC.

Gab Arito disse...

Alexandre, para assistir filmes no formato MP4, AVI, MKV, eu coloco todos os filmes em uma pasta do HD, ou em várias, de acordo com o gênero, e configuro o Plex para ele localizar essas pastas. Automaticamente, ele pega as capas desses filmes e algumas informações básicas de atores, diretores, roteiros, para apresentar na página Web dele mesmo. Para enviar esses filmes para a minha TV LG 43" 3D, eu uso o roteador. O filme pode seguir para a TV por cabo RJ45 ou por rede Wi-Fi, que a TV já tem. No menu da TV, eu encontro o Plex e as pastas que quero. Os filmes em 3D passam bonitinho, sem nenhum problema. Como você mesmo já disse, a imagem é a mesma, apenas estereoscópica, que a TV decodifica. Ela só pergunta se a imagem é lado-a-lado, cima-baixo, etc.
Eu até já fiz teste para reduzir o tamanho dos filmes em 3D. Eles são muito grandes, geralmente acima de 50 Gb. Eu aplico um codec h264 no vídeo e um AAC no áudio. Posso gerar o resultado em qualquer formato, AVI, MP4, etc, pois aí é apenas o container. Preciso apenas ter o cuidado de tratar devidamente o entrelaçamento, para não dar confusão nos óculos passivos.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Conforme eu havia dito na minha mensagem anterior, O que voce falou e algo COMPLETAMENTE diferente do que eu estou falando. A decodificacao do arquivo é feita no seu televisor. Pra isso, windows 98 (kkk) serve. Sao dois assuntos completamente diferentes. O sistema que eu falo aqui serve para qualquer coisa que cuspa imagem em qualquer resolucao, porque é um media player e nao um servidor de arquivos, entende?

Gab Arito disse...

Agora eu entendi.
A sua manobra com o KODI permite que se assista vídeos em HD até numa TV antiga, que não decodifica.
Entendi agora.
:)

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Exato, Gab Arito! A vantagem do media center sobre o servidor de streamer é que voce tem muito mais controle sobre o que fazer com o video, e uma gama muito maior de dispositivos alvo. Com isso, voce consegue ate assistir filmes em HD em um TV comum com entrada apenas por video composto - OBVIAMENTE na resolucao maxima do televisor. É muito util pra quem tem tvs mais antigas ou quer funções que os TVs novos nao tem. Grande abraço!

Gab Arito disse...

Alexandre, eu instalei o KODI para saber das diferenças dele para o Plex.

Vi que o KODI é apenas um iPlayer um pouco mais avançado, onde agrega vários tipos de mídia num só lugar.

Mas para assistir vídeos HD, qualquer player resolve, desde o WindowsMediaPlayer comum, que todo Windows tem, até os GomPlayer ou VLC. Não precisa instalar KODI, muito menos Windows Seven. Eu rodei meus filmes em HD e também os 3D aqui mesmo no Windows XP, usando o GomPlayer e o WindowsMediaPlayer. Acho que não tem essa de decodificação por hardware exclusivo do Windows Seven.
Detalhe: para rodar os filmes em 3D, eu tive que usar um programa de estereoscopia, para fundir as imagens lado-a-lado. Mas o resultado foi exatamente o mesmo, ou seja, as imagens em HD e em 3D apareceram perfeitas.

Resumindo, o velho XP processa essas imagens.
E também não vi nada no KODI que outro player pé-de-chinelo não faça.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Gab Arito: Entao tá :)

Gab Arito disse...

Alexandre, parabéns pelo seu comentário na página de Piropo ter se convertido numa coluna inteira do TechTudo!

Parabéns pelos seus conhecimentos e alto prestígio com o velho Mestre Piropo!

Rickert Senhorini disse...

Mu irmão usa o xbmc a anos em um box fajuto da multilaser, e nele roda fino, acho que funciona na por cima do android customizado so para ele,da para brincar muito.. O gerenciamento de midia deste programinha e muito bacana, e nao deixa a desejar nada para os media center "De Rico" rsrs..

Criatividade disse...

Ola, gostei bastante da forma simples que vc mostrou como é feito o servidor de midia , mas n responde uma pergunta que estou tendo, como fazer q meus filmes, baixados fiquem com as capas e tudo mais? ainda n consegui fazer isso. e no meu kodi, n aparece a aba "Filmes" , se puder me ajudar.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

É automatico, voce precisa criar um novo "source", dizer que ele é composto de "movies" e ai automaticamente o IMDB Scrapper vai ler os filmes e procurar as capinhas.

Dick - O Tanque disse...

O Fantastico, segue aqui um forum que ajuda muito que esta começando...

http://www.xbmcbrasil.net/forumdisplay.php?fid=42

Administrador disse...

cara eu tenho uma mxiii box tv, um hd de 2tb e um mini teclado air e nao troco por nada. boa sorte com teu equipamento ai mas prefiro o meu kkkk