13 janeiro 2015

MSX Sony HB-F900 com drives de PC


Nao ficou lindo? ;D

  • Compre 2 drives novos de PC. Nao modifique os drives
  • Pegue o cabo do F900, corte o fio 34 proximo ao drive e conecte o fio 34 ao terra (pode ligar no fio ao lado, o fio 33, que é GND)
  • Inverta os fios 10 e 12 no lado do cabo que vai pro drive A (que normalmente é o drive da esquerda)
  • Corte um pedaço de disquete de 5 1/4 em "L" e use com fita dupla-face colado em cima do drive de disquete pra tapar o espaço que fica entre o drive de PC e a tampa, porque o drive de PC é mais estreito que o drive original da Sony
  • Use disquetes com o furo de alta densidade (o furo da direita) tapado, para que o drive funcione em modo 720K
Pronto, ta feito :o)


Abraço, pessoal! Depois tem tutorial detalhado no Tabajara Labs!

2 comentários:

Alisson Teles Cavalcanti disse...

Muito bom, Alexandre! Me diz uma coisa. Qual o motivo desta mod, exatamente Ou melhor, no que você transforma o drive original ao fazer essa mod? Pergunto pois meu pai, que é cego e tecladista, tem um sequenciador (que nada mais é do que um "gravador midi" Roland MC500mkII que usa um drive 720k aparentemente próprio que, já com mais de 20 anos, a qualquer momento pode parar, e meu pai depende deste sequenciador, com seus botoes físicos, para criar e gravar suas músicas. Vale salientar que este sequenciador não tem memória ROM - o sistema operacional é carregado do disquete a cada vez que é ligado, por isso nosso temor. Pensei em tentar fazer a mesma mod que você fez pra tentar aproveitar drives de PC nele, coisa que até hoje não pude fazer pois sem alguma modificação ele não funciona, mesmo tapando o furo de HD dos disquetes comuns. Valeu!

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Alisson, basicamente o descrito faz o seguinte:
- Invertendo os pinos 10 e 12 do flat cable faz com que o drive configurado pra B: (DS1) se torne o drive A: (DS0). Os drives de 3 1/2 hoje em dia, para ficarem mais baratos, sao o mais enxutos possiveis (frase complicada de nao errar ehehehe) entao nao há selecao de DS0 ou DS1. Todos ja vem DS1 e a mudança e feita no proprio cabo de PC

- Aterrando o pino 34, diz pro computador que o drive está sempre pronto. Alguns drives nao manipulam corretamente o sinal de /ready, por isso precisam dessa gambiarra.

- Ativando o sinal de "DD" (baixa densidade) la no botaozinho que mando tirar ou travar, faz com que o drive funcione sempre em modo "DD", ou seja, disquete de 720K, nao importa se voce coloca um disco com furo na direita (HD) ou nao.

Qualquer duvida na adaptacao do drive do seu pai, fique a vontde pra me consultar. Mas francamente? Aproveite enquanto funciona, e coloque um emulador de drive, e NUNCA MAIS tenha problema com drives, disquetes e etc. Todos os discos do seu pai caberao em um misero pendrive. Fica a dica! :)