22 maio 2015

Desperdicio informatico de energia

Voltando ao tema recorrente :o)

Depois do disparo absurdo no preço da energia eletrica (maldita seja, Dilma!) comecei a prestar atencao no tanto que se gasta de luz com os equipamentos de informatica aqui de casa, e estou chegando a complexas e iluminantes conclusoes.

Minha casa tem 3 andares (!) e é toda cabeada em gigabit. Tenho uma rede bastante grande em casa, varios pontos wireless, outros tantos wired, alguns computadores, impressoras, maquinas e...um servidor. No meu quarto, tenho bastante coisa eletrica, mas pouco fica ligado - ligo o TV só de vez em quando e, um pouco mais, o computador (que é onde rodo Half Life 2, esses joguinhos).

Meu quarto tem pico de 680 watts de consumo. Tv, computador e mediacenter.

Pasmem.

Como em toda desgraça eu vejo oportunidade, entao tenho pensado
  • Meu servidor é um core2quad, que é o mesmo micro que uso pra trabalhar. Tem 3 HDs sendo que 2 podem ser pendurados em um raspi, ou um notebook antigo. Que vai consumir 1/3 a 1/4 do que meu servidor consome ligado a noite toda. 
  • Alias, notebooks consomem MUITO MENOS que desktops. Porque será que os desktops nao sao feitos para consumir (bem) menos energia em um mesma situacao?
  • O computador do quarto ta ficando pesado na conta de luz. Vou acabar voltando a usar o notebook. É velho mas é um dual core. 
  • Tenho que trocar de TV. É uma panasonic Viera, de Plasma. 42". Me consome 450W (!!!) quando ligada. Ainda bem que nao vejo novela :) 
  • Ta na hora de repensar MUITO sobre o consumo de energia da minha casa. Ta ficando caro. Cada vez mais caro. E nao estou aguentando pagar. 
  • A grande maioria das coisas que faço com o micro do meu quarto, meu celular da conta. Com o poder computacional que temos nos celulares hoje em dia, porque nao usa-los como computadores de uso geral??? Seria MUITO BACANA nao acham?
Comentem!

6 comentários:

Formigão disse...

Essa presidente é uma mentirosa pois engana o povo e é aplaudida por eles, a luz está caríssima aqui a AMPLA que é a operadora local aumentou em 46%, quanto a tecnologia eu não tenho muita cosia somente um tablet, e um pc que tem dois anos e meio usado para acessar a net uma impressora também, enfim qualquer porcaria que liga na tomada consome e muito fora outras traquitanas que ficam ligadas direto em casa. Comprei um tablet para deixar um pouco o pc só isso.

Diogo disse...

Foi pensando nisso que comprei um Raspberry pra deixar de servidor de arquivos, o meu pc também ficou pesado na conta.

cdfreitas disse...

Usei um Raspi por um bom tempo como servidor doméstico. É uma excelente alternativa.
Recentemente troquei o bichinho por uma CubieTruck. Além de ser dual-core, a plaquinha tem SATA (e WiFi, que não uso).
Estou satisfeito com a solução!
Meu próximo passo é instalar um Raspi2 que comprei para servir como media-center. Apesar do XBMC rodar bem no Raspi (1), eu achava a navegação um pouco sofrível.

Rickert Senhorini disse...

Um celular ou tablet com saída hdmi da pra ligar tranquilo em um monitor, e fica uma estação básica e rápida para uso leve geral, Meu irmão usa so um tablet para ficar fazendo downloads, dos filmes que ele gosta, no fim do mes a diferença na conta e considerável, ( em comparaçao ao pc ligado direto.

E sim o note consome bem menos, e chave liga e desliga em todos os aparelhos também ajudam bastante

Unknown disse...

Fala, Tabajara! Eu sou amigo da Suiká e sou um leitor assíduo do seu blog há vários anos, tanto que devo ter lido quase todos seus posts, inclusive os mais antigos. Teve uma época que eu estava numa fase meio ruim da minha vida, e acabei me identificando muito com o que você escrevia, desde os miojos até a pizzas de ovo. :)

Quanto ao problema da energia elétrica, é realmente impressionante o que alguns aparelhos consomem sem sabermos ou vice-versa. Eis alguns exemplos:

- Descobri que um no-break APC senoidal gasta 100 watt, mesmo em modo de repouso!

- Sabia que um i7 consome até 130 watt e um pentium (que dá perfeitamente conta do recado) gasta menos de 35 watt? Se você tiver muitos computadores,
o consumo pode ser bem relevante.

- O decodificador de TV a cabo da NET gasta quase a mesma coisa ligado ou desligado no botão!

- Uma fonte real de 500-700 watt pode gastar menos do que um fonte ching-ling.

- Sabia que uma lava-seca de 8.5 kg da LG ou Samsung usada diariamente gasta menos de R# 30,00 por mês de energia? Quando comprei, pensei que o custo seria bem maior, pois o ciclo completo demora mais de 6 horas para ser completada.

- Tenho uma TV de 40 pol LED e ela gasta no máximo 100 watt. Realmente, a sua TV de plasma precisa ser substituída. :)

- Se você tiver muitos HDs ligados, talvez seja bom programar para eles desligarem depois de 60 min. Um HD ligado pode consumir até 5-10 watt. Se tiver 5 ou 10 discos, o gasto pode ser relevante. Só não é aconselhável desligá-los num intervalo muito curto, pois isso pode diminuir sua vida útil, já que um disco moderno é projetado para funcionar por aproximadamente 50.000 ciclos de liga-desliga.

- Se não usarmos um aparelho por muito tempo, é recomendável desligá-los da tomada ou ligá-los num filtro de linha com chave mecânica.

Espero que seu blog tenha longa vida, pois é uma leitura divertida. :)

Perry Werneck disse...

O servidor central da minha rede é um notebook toshiba com mais de 10 anos de idade (com a tela funcionando mais ou menos, leitor de CD já morreu faz tempo) antigo mas dá conta do recado. Além dele só um NAS baseado em ARM para armazenamento; também antiginho mas funcionando.

Os micros de trabalho são dois notebooks mais novos; faz tempo que não uso desktop em casa.