08 abril 2017

Instalação do Kit KTPM1 e KTPM2 da ACVS

Ola pessoal!

Hoje vamos detalhar a instalacao do kit KTPM1 e KTPM2 (que pra mim sao a mesma coisa, com poucas mudanças na posicao dos componentes na placa) de MSX 2+, 256K de mapper e som FM

Lembrando que, como todos os posts de "tutoriais", esse é um post dinamico - eu vou atualizando o post a medida que tenho tempo/disposicao, e que cheguem mais informacoes que eu nao tenha. Voltem sempre, e nao esqueçam de prestigiar os anunciantes pra cair uma moedinha no meu cofrinho! :oD 

Primeiro, fotos da placa do kit e da placa FM. Estas eu "peguei emprestado" do site do Mauro, o "Casa dos Nerds"




Ok confira que voce tem as 8 memorias 41256 e os cabos do kit. Vamos retirar a placa do Expert, e remover (desencaixando do soquete ou dessoldando) o VDP, as VRAMs e o cristal de clock. Na realidade, a unica coisa que voce precisa remover é o VDP. O Cristal e as duas VRAMs ficam automaticamente desconectadas.


Agora, vamos cortar a trilha que sai do pino 5 do IC 27 (74LS139) e ligar o pino 5 do IC27 ao pino 5 do Bus Expansion. O outro lado da trilha cortada ligar ao pino 16 do Bus Expansion (sinal de /SLTSEL expandido). O que estamos fazendo nessa operacao é retirar o sinal de /SLTSEL do slot, enviar para um pino nao usado no Bus Expansion, e pegar outro pino tambem nao usado no Bus Expansion pra receber o /SLTSEL expandido pelo kit.










Agora, vamos cortar o jumper SUB-1 e instalar as memorias 41256 no lugar das memorias 4164

(observe os quadrados vermelhos com os pontos de interesse)

Conectar o pino 1 do CN3 da placa 2+ (sinal A7) ao pino 3 do SUB-1 (da frente pra tras é o terceiro pino)
Conectar o pino 2 do CN3 da placa 2+ (sinal A8)ao pino A8 das 41256 (C68, atras do conector de impressora,
    pino pro lado da frente)
Conectar o pino 1 do CN4 da placa 2+ (/CKMEM) ao pino 3 do conector CN12 (da frente pra tras, é o 3o pino)
Conectar o pino 2 do CN4 da placa 2+ (VidInt) ao pino 4 do conector CN12
Conectar o pino 3 do CN4 da placa 2+ (SltSL0) ao pino 9 do conector CN12
Conectar o pino 4 do CN4 da placa 2+ (SltSL2) ao pino 10 do conector CN12



Faltou nesse tutorial a ligacao na placa analogica, que é igual a dos outros kits da ACVS. Eu vou pegar a maquina e desmontar depois para postar fotos mais detalhadas.

Agora, basta conectar o flat cable que veio com o kit, no Bus Expansion e ligar o computador pra testar. Deve aparecer o logo do MSX2, mostrando que tem 256K de RAM.

Caso voce tenha um hotbit, o kit precisa ser modificado substancialmente para ser instalado nele. Porem com os sinais disponiveis, da pra ter uma ideia. Infelizmente nao tenho outro kit para instalar em um hotbit e fazer outro tutorial :o(

Em breve tem mais! :oD

2 comentários:

JrJr disse...

Esse kit do Mauro tá comigo! É parte de um Expert cinza montado dentro de um expert preto. Na verdade ele não tem mapper. Na primeira foto dá pra notar a ausência de 3 CIs que supostamente seriam a mapper dele.

Carlos André Poloni disse...

Alexandre. Se meu kit não tiver a placa do FM? Poderia ocorrer alguma anormalidade no funcionamento?