quinta-feira, abril 13, 2017

Pre-Postagem: Correção do bug da placa de MSX ACE001 do Ademir Carchano

Relou pessoal!

Eu vou fazer um post curtinho hoje porque estou sem tempo. Prometo que em breve faço um post mais completo detalhando toda a historia. Eu so vou fazer esse post curtinho, pra informacao nao se perder. Hoje eu conversando com o Luciano Sturaro, eu me toquei que tem DOIS ANOS que eu corrigi o bug da ACE001 e AINDA NAO PUBLIQUEI OS FIXES.

Mal ae.


A ACE001 foi uma ideia MUITO bem sacada do Ademir. É o "alicerce" de um MSX, sem conter os circuitos "opcionais". Digo opcionais porque em um MSX 1, MSX 2 e MSX2+, a BASE é a MESMA. Só muda o circuito de video, (em alguns casos) o circuito de audio, adiciona-se obrigatoriamente um expansor de slots do MSX 2 pra cima, e eventualmente uma expansao de memoria (Memory Mapper). Só isso. Cabô.

Porem, eu nao me lembro (e confesso que nao vivi a historia) do porque esse projeto nao foi a frente. Algumas placas foram vendidas, mas ficou nisso ai. Algumas placas tem um erro, que corrijo agora nesse pre-post. "pré" porque eu quero contar a historia toda, e montar o micro INTEIRO do inicio ate o fim. Mas pra informacao nao se perder (e eu nao levar outros dois anos pra contar), vou deixar registrado aqui.

Levantar o pino 1 de U24 (74LS74) e ligar ao pino 16 de U8 (GAL)

(tao vendo o fiozinho azul correndo entre os chips? :oD)
 
Obvio que pra placa funcionar, precisa de muito mais que isso:
  • Tem que ter um bios compativel (e eu tive esse trabalho, com a ajuda inestimavel do Fabio Belavenuto e do Luciano Sturaro)
  • Tem que pegar um cartucho de 80 colunas que use o 9938 (ou 9958) e modificar pra 128K de VRAM (normalmente vem 16K) e responder na porta correta do VDP
  • Tem que fazer um cartucho que tenha um AY-3-8910 (no minimo) para ter som, joystick, etc
  • Tem que ter 1 a 4 pentes de memoria SIMM de 30 pinos para colocar na placa 
Isso tudo eu vou cobrir em breve - assim que eu terminar as tarefas profissionais que estao na fila. Mas pelo menos, o PRINCIPAL (que era como fazer essa bendita placa funcionar) ja ta na net. Agora nao se perde mais. Ufa.

Agradecimentos ao Fabio Belavenuto, Luciano Sturaro, Ricardo Sartorato, Rafael "B@ss", Popolon Y2K, Andre Tavares e, obvio, ao Ademir Carchano. Todos tiveram seu quinhao de contribuição pra resolver o problema dessa placa, e merecem nossos kudos.

2 comentários:

MyWarpGames disse...

Muito bom, obrigado por compartilhar. ;)

Berto disse...

Taba, muito legal a iniciativa, todo e qualquer documento sobre o MSX,ainda mais sobre projetos como este, são bem vindos.