09 maio 2017

Uma MegaRAM **bem** diferente


Vez por outra aparece um hardware desconhecido (ou pouco comum) para MSX. Esse ai de cima foi uma grata surpresa.

A MEGARAM é um dispositivo criado pelo Ademir Carchano pra poder rodar as copias de jogos MEGAROM de MSX. Basicamente uma expansao de 256KB de memoria em um padrao "nao oficial", acessorio obrigatorio a todo MSXzeiro de carteirinha da epoca.

Infelizmente a megaram original do Ademir foi copiada por uma duzia de fabricantes. DDX, Cheyenne, MPO e outros que nao me lembro mais. Porem, essa dai eu nunca tinha visto, nem conheço quem tenha igual (O Ravazzi deve ter, mas ele tem tudo mesmo, entao nao conta :oD). Ela foi fabricada pela Conector, o fabricante dos drives DMX.


Essa megaram apareceu no lote que me foi ofertado anteontem, e foi realmente a "joia da coroa" porque nunca tinha visto uma megaram dessa antes. Ela diz ser "DISK" mas nao tem **absolutamente nada** de diferente do circuito "basico". Ela me parece ser uma megaram como outra qualquer. A megaram "disk" da DDX tem uma PAL e uma EPROM que é onde reside o DOS e o programa de controle da parte de disco.


Como podem ver, nenhuma eprom. A unica coisa que tem diferente das megarams do Ademir, é que essa usa um par de 44256 (memoria DRAM de 256K por 4 bits) ao inves de 8 41256 (memoria DRAM de 256K por 1 bit). O que essa turma provavelmente fez, foi um programa que mapeia os 256KB da megaram como um drive logico, e chamou de "megaram disk". Coisas da epoca.


Ainda estou fuçando nos discos que vieram com o conjunto. Assim que tiver novidades eu coloco disponivel pra turma :o) Pelo menos fiquem com as fotos de um item de hardware bem diferente.

E lembrando: Estou sempre disponivel pra doacoes de micros e videogames antigos.
E por enquanto, disponibilizo um serviço personalizado e especializado de manutencao. Contacte-me pelo alexandre@tabalabs.com.br

Grande abraço galera!

Um comentário:

Fabrício Cabral disse...

Show de bola Taba!

Parabéns pelo achado e por compartilhá-lo conosco!

[]'s