25 julho 2017

Depois da borracha de apagar defeito, o "veja" de apagar defeito

Eu ja devo ter falado aqui da "borracha de apagar defeito" :oD

Tudo que é contato eletronico, oxida. É a natureza do metal. E isso da marco-on-tato. E pra tirar o mau contato, voce pode usar uma borrachinha de caneta, aquela parte azul, mais dura. Voce passa a borracha ate o contato, entao fosco, ficar brilhoso. E tudo volta a funcionar.

Mas e quando voce tem uma placa toda cagada de eletrolito de capacitor ou acido de bateria, que vazou???

Isso é velho conhecido da turma, um dia eu preciso mostrar isso com mais detalhes. O procedimento padrao em um "recapeamento" (trocar todos os capacitores) de uma placa, é tirar os capacitores, LAVAR a placa (!!!!!!!) e colocar no sol pra secar. Depois, capacitores de volta, placa funcionando.

As pessoas que nao estao muito acostumadas a ouvir falar em "lavar placa" nao acreditam. Mas é assim que eu faço aqui (vejam por exemplo o post do reparo do Atari 800XL). E dito e feito, essa placa de Mac Classic II (Oi Texugo, legal? :D ) foi recuperada desse jeito :oD


Tao vendo como ta limpinha? Foi lavada com veja (!), esfregada, lavada de novo, esfregada, lavada de novo, esfregada, ate tirar toda a craca do eletrolito do capacitor. O resultado? Taí...


PARLA! :D 
 Funcionando direitinho :) Agora é colocar os capacitores novos no lugar e mais um Macintosh salvo das cinzas! :oD

(A proposito, estou sempre aceitando doacoes, fica a dica, hehehe :oD)

2 comentários:

jblgf disse...

falando em recapeamento olhe este video e o próprio canal , assim tem mais vídeos semelhantes no YouTube
PCB solder pad repair & corrosion clean up - The epoxy method
https://youtube.com/watch?v=vx50YtEC2S8

Unknown disse...

Boa tarde Alexandre , vc disse não sei em que postagem ou vídeo que além do veja usa um produto químico qual é e onde comprar ??

Desde já Obrigado pela resposta

Paulo