26 julho 2017

Trazendo do mundo dos mortos uma placa de Mac Classic II

ATENÇÃO:
Muita gente perguntou em privado... "Alexandre, voce presta esse serviço?"
Sim! Eu retiro todos os capacitores velhos, lavo sua placa, coloco capacitores novos. Nao ha "garantia" de funcionamento porque a placa pode ter mais defeitos alem da craca dos capacitores. Porem resolve na grande maioria dos casos.
Basta me contactarem no alexandre@tabalabs.com.br
Segue o post! :o)
=========================================================================

Ola pessoal!

Essa é a semana do macintosh :o)

Tudo bem que essa placa ja apareceu aqui, mas eu vou voltar a ela pra detalhar um problema comum mas importante: A retirada dos capacitores e lavagem da placa

Ok, tem gente que acha que nao funciona. Respeito todas as opinioes. Porem faço isso ha 30 anos e FUNCIONA. Entonce, se voce nao concorda, tudo bem. Entendo seus argumentos e respeito sua opiniao.

Esse Classic II foi presente do meu querido amigo Texugo, e chegou aqui desse jeitinho:


Nao está com uma cara boa, né? Vamos dar uma olhadinha com mais detalhes. ENHANCE! 



Tao vendo a gosma ao redor dos integrados? Isso chama-se "eletrolito de capacitor". É isso que nos temos que lavar e remover.

NORMALMENTE, quando isso acontece, o micro gonga, mas a tela fica desse jeito:

(retirado do www.applefritter.com)

EU uso VEJA para essa limpeza. Voce pode usar qualquer coisa que dissolva essa craca. EU prefiro o Veja. Ja uso isso ha DECADAS e funciona. Sim, FUNCIONA. Se nao funcionar, é porque voce nao lavou E enxaguou direito. Eu lavo 2 a 4 vezes, enxaguo bem e deixo secar no sol. Essa gosma é condutiva, enquanto voce nao tirar isso da placa, ela NAO VAI FUNCIONAR.


A solucao é facil. Lavar a placa do jeitinho que eu mostrei no meu video


Depois disso a placa ficou assim, ó:


Ta vendo que bonita? Limpinha! Ainda nao tinha soldado os capacitores nela, a hora que tirei essa foto. E vejam so, como funcionou redondo!



O metodo ta ai, basta voces fazerem. Boa sorte, pessoal!

(e nao esqueçam de POR FAVOR honrar e clicar nos anunciantes da pagina, e compartilhar esse post entre seus amigos, seja por e-mail, twitter, facebook, etc. É mixaria que eu ganho com isso, mas nos atuais tempos de aperto, qualquer merrequinha faz uma diferença danada...)

7 comentários:

Unknown disse...

Deste valente eu gostei! Toca em frente parceiro!

rsenas disse...

Que legal seu trabalho Taba. Consertando esses equipamentos. E a tela indicando o disquete é para inserir um programa? Abraços e nunca mexi nesses.Abraços.

Fabrício Cabral disse...

Muito bom este post Taba! Parabéns!

Só por curiosidade: este jumper azul no meio da placa é do projeto original?

Abraços!

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

RSENAS: É a tela "padrao" dos macintosh anteriores aos intel pedindo disco de boot. Desde o mac 128, esse foi o icone avisando que "nao tenho sistema operacional, mal ae". E quando ele encontra o sistema, aparece um macintoshzinho sorrindo.

Fabricio: Sim, original de fabrica!

Unknown disse...

Fabricio: Naqules idos o controle de qualidade era longe do que passou a ser com montagens computadorizadas. Meu segundo Apple II+ tinha evidentemente passado por uma revisão pós produção e tinha um jumper desses na placa.

Unknown disse...

Olá Alexandre. Mandei um e-mail pra você. Obrigado!

André Oliveira disse...

Numa outra vida eu trabalhava pra Olivetti, tinha que dar manutenção em calculadora de mesa, dessas com impressora e display VFD. Tinha máquinas de açougues e supermercados umas que só lavando a placa voltava a vida. A ninhada de baratas deixava uma gosma condutiva...