14 setembro 2017

Quando um erro de projeto ferra a sua vida (e o seu relacionamento com o cliente)

Padroes existem para serem seguidos.

Quem trabalha com desenvolvimento, seja de software ou hardware, sabe disso. Se voce muda o padrao, voce "prende" o seu cliente ao seu equipamento/sistema. E ganha um inimigo. E arrisca tomar um processo. E gera muito rancor e ranger de dentes. Foi o caso aqui.

A turma do C64X (ainda ele...) fez um excelente trabalho, porem pisou na bola em um pequeno detalhe: O conector USB do teclado.

Existe um PADRAO para conexoes USB com conector de pinos (a gente chama de "molex", outros chamam de "kkzinho". Desculpem, nao sei o nome exato).


Lembrando, que esse é um PADRAO. Observem que o conector tem um "key" para nao ser invertido. É aquele pino faltando ali no canto inferior esquerdo. Se voce inverte o conector, primeiro que ele nao entra. So ai voce ja ve que é a prova de burro.

A nao ser quando o burro está na fabricação.


Ja da pra ver a diferença ai?

O fio preto (GND) fica junto do "key", ou seja, aquele buraquinho a direita. Se voces olharem o esquema acima, vao ver que os fios estao INVERTIDOS.

Ou seja?

Queimei um teclado de 310 dolares.


Tem certas coisas que voce nao se preocupa em conferir. Teclado made in USA. NUNCA VI UM CONECTOR DESSES INVERTIDO. Mas a turma da CUSA conseguiu fazer uma mancada polifasica nao regenerativa de quinta ordem. E quem se ferra? Advinha.

Tem videozinho, sabia? Ta aqui embaixo...

E nao se esquecam do de sempre, clicar nos anunciantes, eles tem produtos bons! Cada clique que voce da no anunciante ai ao lado o Tabajara ganha uma mixariazinha :o)

Ate a proxima, pessoal!

(e nao esqueçam de clicar no video!)


4 comentários:

Virbickas disse...

quando vi o vídeo de apresentação do case montado achei que pelo valor dos equipamentos envolvidos o cuidado nos recortes e a escolha de como ligar os periféricos deveria ter sido estudado melhor, mas esse não é um post de ódio mas sim de uma tentativa de ajuda, assim que vi que tinha queimado o teclado ( serio doeu meu coração ver esse teclado ao qual eu constantemente coloco nos pedidos ao papai noel mas nunca sou bom o suficiente para ganhar um ) me veio em mente um post que transforma um teclado real do C64 em um teclado usb via Arduíno, aconselho a tocar o Arduíno ''normal'' por um Arduíno pró.

espero que ajude vc ...


http://biosrhythm.com/?p=910

Rodrigo Ilton Caruso Stellzer disse...

Inconformado. Desculpa mas o respeito pelo projeto dos caras foi para o ralo. Isso é básico, mínimo para não ser ridículo. Péssimo projeto.

apagina disse...

https://hackaday.com/2009/07/06/c64-usb-keyboard/

apagina disse...

e os fontes: http://symlink.dk/projects/c64key/