07 outubro 2017

Pra que tanta arrogancia? (O C67 da fonte do Super Nintendo)

Eu pergunto de outra forma: O que é arrogancia?

Hoje de manha, estava em um determinado grupo de manutencao de videogames e mods, onde um administrador veio com um questionamento. "qual sua opiniao da função do C67 no super nintendo"

Opiniao? O_O


O circuito tai. C67 é um capacitor de 1000µF x 16V (2200µF em algumas versoes do videogame) que está la pra tirar o ripple da fonte. Esse capacitor é completamente desnecessarios SE VOCE USAR A FONTE ORIGINAL, porque na fonte original tem um capacitor igual dentro da fonte. Se voce usa fonte tabajara...bem, boa sorte.

A questao é que eu respondi na minha forma habitual - seca, mas sem ser mal-educado - e um monte de leite-com-pera do grupo veio me questionar sobre minha arrogancia e opinar sobre meu conhecimento, ou a falta dele.

Ah, vao pastar!

Um monte de moleque que nao sabe pra que serve um capacitor numa fonte vem questionar meu conhecimento? TODOS podem questionar meu conhecimento desde que venham - que surpresa - com conhecimento ou com humildade. Nao existe OPINIAO em exatas. Nao existe "qual sua opiniao" em um circuito simples como esse. Eu convidei a pessoa que fez esse questionamento - que diz ser tecnico de videogames e tem um negocio de reparo de videogames antigos - a crescer, a se empoderar, a entender como a coisa funciona. E fui recebido com 4 pedras na mao.

Sai do grupo, nao tenho paciencia pra millenial chato. Gasto meu tempo aqui divulgando conhecimento DE VERDADE pra quem quer aprender. Trabalho com conhecimento e nao com opinioes. Quem quiser discutir eletronica comigo, que venha ensinar, ou que venha aprender. Mas venha com a abordagem seria de uma pessoa que quer construir um castelo de pedras, e nao com tijolos de areia molhada. Estou aqui pra aprender e pra ensinar, mas quero aprender o correto e ensinar o preciso. Opinioes eu deixo pra galera de humanas.

A proposito, eu consertava videogames antes do dito moleque nascer. Mal ae. Sou velho.

10 comentários:

Ricardo Macagnan disse...

Melhor coisa que você fez! Manda pastar e deu! O cara recebe a informação e ainda quer pagar de bonzão, moralista? Vá à m&Rd@! Pronto, falei! E manda o mimizento ler toda a coleção da Divirta-se com a Eletrônica antes de vir discutir.

Pedroca! disse...

Ahhhhh queria o link desse suposto grupo para comer umas pipocas e ver os comentários dos técnicos leite com nescau! kkkkkk

Abração Tabalabs! você é um titã!!! O Ômega da eletrônica, antes do rádio nascer, ele pediu licença para o papai (você)

Te amamos! <3 Gordinho gostoso! :D

Pedroca! disse...

Poxa! Eu queria o link desse grupo para acompanhar os comentários dos técnicos leite com nescau! kkkkk
Não liga não tabinha! Você é o alfa e o ômega! O principio! O rádio valvulado, antes de nascer, pediu sua benção!!!

Abração gordinho charmoso! Tu é inteligente pra caraio e eu reconheço isso!

Carlos André Poloni disse...

Idem. Gostaria do link do grupo. Mas pensando bem, melhor não viu. Ficaria emputecido se soubesse que leigos estão faturando na ignorância.

Unknown disse...

Concordo ! Essa geração mimimi é nula ! Acham q sabem, não respeitam quem sabem e quando não funciona, escalam , choram , esperneiam e culpam o projeto original , que , estranhamente... Funciona !

Unknown disse...

Estou preocupado com mundo nessa geração mimimi , não têm idéia do que se passa, não respeitam quem sabe, quando não funciona, choram , esperneiam , sentem-se magoados e culpam o projeto original, que estranhamente ... Funciona !

Lucas Toledo disse...

Boa, Alexandre! Acompanho de perto o blog (e não somente as postagens aleatoriamente!) faz algum tempo e, com esse contexto aí, deixou barato ainda pra essa molecada metida. Vida longa!

Rodrigo Feliciano disse...

Por isso eu evito discutir qualquer coisa na internet. Pessoal chato...

Leo disse...

Taba, esse capacitor esta no circuito para o caso de algum asno conectar uma fonte AC (o NES usava fonte AC) e como tem um retificador de meia onda tambem no circuito para ajudar, nao causar danos ao console. Lembre-se que essa placa mae e do SUPER FAMICOM antes de ser do SUPER NES e portanto ela vai estar equipada com um plug barrel padrao.

O SNES usa um conector proprietario exatamente para que a fonte do NES nao encaixar. Na Europa o SNES usa a fonte do NES (AC 9v) e No Japao o Super Famicom usa a fonte do Famicom (DC 10v).

Unknown disse...

Hola estaba con la duda de: para que sirve el capacitador C67 y gracias a ti obtuve una respuesta. Quiero solucionar problema de pantalla negra en la snes. No tengo ningún conocimientos de electrónica pero con un polímero probé los condensadores y creo q 1 no funciona correctamente será esa la causa de la pantalla negra en la snes??