23 outubro 2017

Transformando o YIS503/II em CX7M/128 (Parte 5 - O GRANDE FINAL! :oD) - Inclui tambem a SFG-05

UFA!
Chegamos hoje ao grande final da nossa saga :oD

Poise pessoal, demorou um tempao. A primeira parte foi em 27 de Abril. A ultima parte é hoje, 23 de Outubro. Como vcoes sabem, esse é meu hobby. Apesar de trabalhar com eletronica (Projetista / Desenvolvimento de hardware), eu adoro brincar com micros antigos. Eventualmente faço hardware novo pra hardware velho. Mas é meu hobby. Um cliente reclamou comigo essa semana da minha demora em enviar seus produtos, eu entendo perfeitamente. Mas pedi que ele tambem entendesse meu lado. É meu hobby. E se meu hobby tomar o lugar do trabalho que paga minhas contas, entao deixa de ser hobby. E obvio, falta muito pra esse hobby pagar minhas contas. Uma pena, ia ser legal viver de retrocomputacao. Mas NAO DA. Entao, se eu demorar a voltar a algum assunto, nao e preguiça. Ou é excesso de trabalho, ou faz parte dos percalços de ser brasileiro. As placas da VRAM e Mapper por exemplo, foram feitas na china. Levaram quase 90 dias pra serem entregues. Pois é...

Aproveitando:
Nao esqueça, turminha. Aquela compartilhada basica no post, e a visita aos nossos anunciantes da pagina. O google começou a me dar um dinheirinho merreca, mas que comecou a valer a pena encher o saco de voces pra clicarem nos anunciantes :o) É 10 dolares, 15 dolares por post "grande" como esse. Mas no final de 2 meses, dá 100 dolares, ai a gente compra um brinquedo novo pra trazer aqui pra divertir voces. Nao é legal? :oD Tambem aceito doacoes, tanto em dinheiro, como de equipamentos. E claro, se tiver algo que voces gostariam de ver desmontado, futucado e reparado aqui nessas paginas, bate um-e-meio pra gente que de repente eu atendo o desejo de voces. Claro que quem manda o hardware pra gente futucar, tem prioridade :o)

E voces estao de PARABENS! Em 3 dias chegamos a mais de 1500 visitas, isso NUNCA tinha acontecido no blog. Obrigado pessoal! :oD

Vamos entao ao GRANDE FINAL da nossa saga! :D

No nosso ultimo capitulo, as placas da Mapper e da expansao de VRAM tinham chegado. Quase 90 dias depois :o\


Montei um conjunto e instalei no micro. A montagem dessas placas vai ser um post separado, porque essas placas serao vendidas (40 dolares o conjunto, só as placas. Montadas eu ainda preciso determinar o custo) entao vai ter um post super detalhado sobre elas.

A Mapper eu ja tinha mostrado. Agora eu mostro a instalação da placa de VRAM


 Vamos soldar um pedaco de fio de uns 5cm no pino 61 do VDP9938. É o pino que está marcado em amarelo, em frente ao numero 3


Esse fio vai ligado ao ponto mostrado na foto, ele é um dos sinais de CAS que, infelizmente, nao está disponivel na placa "trampolim" :o)

Com isso o micro ja tem 128K de VRAM, completando a transformacao "limpa" para MSX 2

Agora, vamos pra SFG-05, o clone da Russian Service Bear Crew


Essa é a placa ja montada. O que foi adicionado desde a ultima foto foi a programacao do CPLD, 6 capacitores de 4,7uF ceramicos (ja que tantalo nao achei miudinho) e o YM2151 que o Leonard graciosamente me cedeu (Obrigado Leo! :oD). E aquele fio tosco preto, que na realidade é uma solucao genial. Ao inves de passar uma trilha com o audio da placa por tudo quanto é circuito digital pegando ruido a toa, o Alexey usou um pedacinho de cabo coaxial pra levar o audio da saida dos amplificadores ate o pino SOUNDIN do MSX. E com isso, o som da SFG-05 tambem está disponivel junto com o som do PSG (e da SCC e OPL4 se por acaso voce tiver).


Aqui a placa ja colocada no micro com a primeira impressao da caixinha


Eh...ta meio torto.

Mas caixinha? QUE CAIXINHA??????????

Bem, acho que voces devem saber, ou deveriam. Mas eu sou um dos "pioneiros" da impressao 3D no Brasil. E muito da tecnologia que a galera usa hoje, foi "abrasileirada" em barulhentos brainstormings aqui na garagem da minha casa.

Entao eu imprimi uma caixinha em plastico ABS pra minha placa :) Ainda falta acertar uns detalhes, mas ja consegui imprimir uma razoavel


Claro que nem sempre sai perfeito de primeira


Esse defeito chama-se "Warp". So acontece com ABS, em dias frios, e mais uma meia duzia de condicoes que por acaso, coincidiram de acontecer hoje :o)

Mas eu ja imprimi outro gabinete e ficou legal :oD


Esse ta quase certo


Ainda tem um ou outro detalhezinho a acertar, mas tudo bem :o) E faltou a tampa inferior, que eu fiz toscamente com um pedaco de acetato.


Pra minha sorte...ta vendo aquele furo do meio? Tem um parafuso todo especial pra fixar o cartucho ao computador.

POREM, a Yamaha pensa em tudo :) Dentro da tampa plastica que tapa o buraco do cartucho (ele nao vem nos YIS, só vem de fabrica nos CX) tem la o parafusinho correto, olha que fofo :oD



Micro 2.0, 2 megas de mapper, 128K de VRAM, tudo certinho no lugar. Cartucho SFG instalado, circuito do relogio conferido.

Ufa. Acabou! :o)


Finalmente :o)



Ta, acabou?
Eh...
NAO ACABOU :oD

O CX5M/128 (e acho que o CX7M tambem) vem com um cartuchinho super interessante, que eu vou reproduzir depois :o) Olha as fotos dele aqui!




Mas isso é trabalho pra depois gente, eu dou esse micro como finalizado. Agora é ligar ele no meu Yamaha DX-7 e me divertir um pouco como em 1985! :oD

Serviço:

7 comentários:

Claudio H. Picolo disse...

Essa postagem foi ANIMAAAAAL!!!
Parabéns!

Leo disse...

Taba, voce sabia que esses cartuchos FM Voicing program tinham um sintetizador de voz para o idioma Japones que podia ser usado com comandos call no MSX BASIC?

Weder Clay disse...

Caramba. Show!

Josue disse...

Muito legal gostei!

MESTRE DOS BRINQUEDOS disse...

Sensacional!!!

Cuki disse...

Parabens Taba pelo post

Unknown disse...

Mais um produto com a qualidade garantida das "Organizações Tabajara"!