27 novembro 2017

Linha de retardo ( Z222 ) do Amiga 1200 e Amiga 600

(OOO PESSOAL!!! Nao esqueçam do click nos anunciantes!!! É importante pacas pra incentivar a producao de novos artigos! :oD )

(alguem tem um amiga 600 ou 1200 bichado encostado em um canto, pra gente dissecar e produzirmos novos artigos?)

Ola pessoal!

Mais um post com qualidade TVKX :oD
(espero que o Jaime nao se importe...)



Um problema que eu ja tive muitas vezes aqui, é a saida de video composto do Amiga 1200 (e por consequencia do 600 tambem) praticamente apagada e rodando.

(video da tela)

Esse problema muita gente pensa ser os malditos capacitores SMD dos Amiga, mas nao é. Ele é causado por uma interrupção na linha de retardo do CXA1145, o chip codificador de video.



Hum?

O chip de video precisa na linha de Luminancia de uma "linha de retardo" de 182ms. Eu nao vou parar pra explicar o que é e para que serve uma linha de retardo, a wikipedia explica melhor do que eu. Entao vou me limitar a dizer que ela PRECISA estar lá.


O defeito é - literalmente - um fio quebrado dentro de uma das 3 bobinas da linha de retardo. Imagine 3 bobinas em serie. Se interromper um fiozinho dentro de uma delas, ferrou.


Na foto acima, a "delay line" sao 3 conjuntos de bobinas. Uma delas eu abri aqui pra voces verem


So pra exemplificar, cada "quadradinho" azul desses tem 1cm x 1cm. Miudo, né? Imagina a espessura do fio dessa bobina! :D

Entao, o fio arrebenta, voce perde o video composto, e só tirando outra bobina funcionando de outro amiga. Nao preciso dizer que essa nao é a forma mais pratica de reparar um computador com problemas, nao e mesmo?

Entao...Hoje apareceu um rapaz aqui em casa com um A1200 precisando DESESPERADORAMENTE de trocar os capacitores (pq os caps originais ainda estavam la, mas a placa nao mostrava sinais de deterioração) e com esse problema de video. Apos trocar os caps, o defeito permanecia la e...que chato...eram as bobinas. E eu nao ia perder o serviço.

Fiquei olhando pro esquema e pensando numa solucao, quando me lembrei de algo interessante :D

O Mega Drive (Sega Genesis) usa o mesmo CXA1145 e tem uma imagem otima. e nao tem linha de retardo. Como será que ele faz? Fui pegar o esquema pra ver


Observem ali...pelo pino 16 (Yout) sai o sinal de luma, passa pr R30 (1K5), depois por C33 (12pF) e L2 (100µh), bypassado pra GND por C37 (180pF) e retorna pelo pino 18, Yin. E funciona.

Hmmm... :o)


Fiz uma gambiarra rapida pra testar...


E tai o resultado :oD

Resumo: FINALMENTE o problema das linhas de retardo abertas do A1200 e A600 foram resolvidos :oD


Ficou pequenininho...E mais um cliente satisfeito. Ia fazer em SMD, mas nao houve a menor necessidade!

E mais um cliente satisfeito :o)

Pessoal, nao esqueça de clicar nos links dos nossos patrocinadores ao redor da tela, e de compartilhar esse post nas redes sociais.

Ate la, pessoal! :oD

4 comentários:

Newton Pessoa disse...

Você fez um resistor de bobina ou aquilo é uma bobina que graças a questão de genero está aprisionada no corpo de um resistor?

Cuki disse...

Ha ha ha ha

Miguel Luiz Martins disse...

Interessante! Ele usa o circuito RC como integrador, para gerar um atraso, somado ao atraso de propagação no LC, para que ambos, em conjunto, deem o atraso de luminância. Simples e prático!

Danjovic disse...

O MC1377 do TA-1 também não precisaria de uma linha de retardo?