20 novembro 2017

O caso do Apple IIGS meio-mudinho...

(lembrando: Meu blog nao e SO essa pagina. Clique la em cima no titulo, "o pior do meu mau humor" e veja as outras paginas, tem muita coisa interessante! E nao esqueca de clicar nos anunciantes :) )

Ola pessoal!

Mais um TVKX (nao conhece? Google!) pra voces. A saga  do Apple IIGS meio mudinho :oD

Ha uns bons tempos atras, o Mauro Xavier (da Casa dos Nerds) fez um rolo comigo numa placa de Apple IIGS com um erro bem peculiar. "Unclaimed sound interrupt". Como na epoca eu tinha um Apple IIGS (vamos chamar de GS a partir de agora) eu nao me preocupei muito. Pesquisei, devia ser o chip de som da Ensoniq, consegui outro com o Henry da ReActive Micro, tudo ficou guardado. Ate eu vender meu GS.


Ai, como estamos na "Semana Apple II", eu peguei a placa do GS para dar aqueeeeeeeeeeeeela guaribada. Achei que seria facil. Nao foi.



Primeiro: A fonte. 
Como eu nao tenho mais GS, so tenho a tal da placa e o teclado é o normalzao de macintosh ADB, eu tive que fazer uma fonte pra ele. "Fazer uma fonte" nada mais é que voce comprar o conector de 7 furinhos, soldar os fios no lugar e pronto, sua fonte de GS ta pronta. Nao tem tanta coisa interessante pra ver aqui. A pinagem da fonte voce consegue na internet, mas vamos la...da traseira do micro para a frente:
  • -5 Volts
  • -12 Volts
  • +12 Volts
  • +5 Volts
  • (vazio)
  • GND
  • GND
Nao tem misterio. Taqui a foto do conector. É so comprar igual.


Segundo, "Unclaimed Sound Interrupt"
O defeito se manifestava na totalidade das vezes quando eu entrava no setup. Apertou CTRL-Open Apple-ESC, com o micro quente, dava pau. Ploft. E so dava apos 5-10 minutos de operacao

Vou encurtar uma historia longa:
 Sem a bateria (ou com a bateria zerada) do clock, o GS da erro 07000000 no autoteste (Option-open apple ao ligar). Pastei MUITO pra entender isso. Voce precisa colocar a bateria nova, entrar no setup, gravar qualquer opcao, sair do setup e, ai sim, o micro nao vai mais dar o erro 07000000. Nao achei essa informação em lugar algum, entao vou enfatiza-la aqui. E, colocando a bateria, misteriosamente parou o "unclaimed sound interrupt". E eu fiquei feliz. Ou nao.

(gambi feita com CR2032 porque as tadiran que comprei nao pegam solda)

Terceiro, erro 0C000001 - Problema no subsistema de som
Que ainda tinha problema no subsistema de som eu sabia. Troquei o chip da Ensoniq e nao resolveu psirica nenhuma. E o subsistema de som é constituido basicamente de
  • Sound GLU
  • Sound RAMs
  • Chip de som Ensoniq 
 Nao tem muito mais alem disso, mas eu pastei pra achar o problema.



Como a placa ja tinha sido (muito) futucada, comecei refazendo as soldas de varios chips. Percebi que a placa estava bem danificada, entao conferi as ligacoes entre os 4 chips do subsistema (GLU, Ensoniq e 2 RAMs 4464). Tudo de acordo.

As RAMs sao sempre o elo mais fraco da historia. Como a solda tava um lixo, aproveitei pra tirar as RAMs, botar um par de soquetes e um par de RAMs novas. Tambem, nao funcionou



Ai fui ver os sinais na entrada do GLU e na saida. Na saida nao tinha ABSOLUTAMENTE NADA. Como o GLU é quem gerencia as RAMs, ele deveria ao menos estar fazendo o refresh. E nada, os pinos das RAMs estavam mortos.
 
Sound GLU bichada. Marcha funebre ao fundo.

Beleza, a gente nao pode ganhar todas. Tudo bem que eu fiquei de 8 da noite as 2:30 da manha tentando achar o pepino. Mas poxa, um chip dedicado, que chato :(


Pedi um outro chip ao meu amigo Henry, comecei a guardar as coisas e fui me preparar pra dormir...

"abre parenteses"
Chips dedicados sao O CAO pra queimar. Dificilmente eles queimam. Justamente pela dificuldade em substitui-los, os projetistas tomam todo o cuidado e usam todo tipo de protecao pra nao queima-los a toa. Isso é uma "regra nao escrita" do negocio. Igual chip de TV de tubo. É sempre a ultima coisa que voce deve sonhar em trocar. 
"fecha parenteses"

Encucado, eu abri o esquema e comecei a olhar



Olhar...



OLHAR!!!



Perai! Eu nao conferi se tinha clock! Se nao tiver clock, vai dar EXATAMENTE ISSO!!! O_O

E la fui eu montar tudo de novo e notar que no pino 11 do 74F86, nao tinha clock...

Cuidadosamente, levantei o pino pra ver se o problema era a saida do integrado ou a entrada do Sound GLU. Pra minha sorte, era a saida do integrado :o)


 Foi so trocar o 74F86 e pronto, som de novo no GS

E um Tabajara que vai dormir muito feliz hoje :oD



Galera, nao esqueçam de clicar nos anunciantes e compartilhar esse post nas redes sociais! :oD E se voce tiver alguma coisa de Apple II que nao quiser mais, aceito doações :oD 

2 comentários:

André Oliveira disse...

Eita paciência! Parabéns pelo sucesso!

Danjovic disse...

Saudade do TVKX! O desenrolar da da estória me lembrou mesmo um dos causos de oficina narrados naquela saudosa seção da Antenna....