27 janeiro 2017

E o Tabajara Labs oficialmente abandona o Eagle

Adeus, velho amigo. Foi bom enquanto durou.

Nunca gostei do Eagle. Venho do Tango PCB, depois P-CAD, depois Protel, e por ai vai. Acho a interface do Eagle podre. A falta de shortcuts de teclado igual do Tango (e do Circad, que tambem era otimo pra fazer placas sem se preocupar em fazer esquema) me broxavam no Eagle. Mas como na empresa que trabalhei, fui literalmente obrigado a usar essa bosta, acabei me acostumando.

Eu nao gosto de software livre. E nao gosto nao é por birra. Mas por falta de metodo, de padronizacao, de "todos seguindo uma mesma linha". Conheço poucas experiencias em software livre que sejam BOAS como o software pago. E nao sou militante do software livre, prefiro PAGAR por uma ferramenta que eu nao tenho que ficar caçando bugs e modificando pra se adequar as minhas necessidades. Por isso nunca encarei o KiCad (que se pronunica Qui-Ai Cad, que coisa...)

Porem, com a nova politica da Autodesk de "assinatura", nao vou mais usar o Eagle. A transicao dos projetos do Tabajara Labs pro KiCad se inicia hoje.

Nao vou pagar "assinatura" por Software. O Hack-a-Day definiu com precisão a questao: "Se daqui a alguns anos voce precisar abrir os arquivos de um projeto antigo, tomara que a sua assinatura esteja em dia, e/ou o servidor de licença da autodesk ainda funcione". Na volatilidade dos dias atuais, é bem possivel que isso venha a ser um problema. Alem do mais, ficou MUITO CARO para um pequeno projetista como eu, pagar 100 dolares por ano por uma versao com tamanho de placa MINUSCULO, ou pior ainda, a versao completa que custa 500 dolares. Por ano.

Desta forma, mesmo sabendo que eu vou pastar que nem um burro nos proximos 6 meses, estou movendo todo o desenvolvimento (e em parte, os projetos atuais) pro KiCad. Nao é perfeito, nao é bonito, nao achei bom. Mas é gratuito e - por enquanto - razoavelmente estavel. Conheço varias pessoas que usam profissionalmente para placas muito complexas, e funciona redondo. Tenho que dar a mao a palmatoria, que o video que assisti de um tutorial rapido (da uma olhadinha, sao 20 minutos, o cara é meio apressado, mas vale a pena gastar esse tempo)  me agradou bastante.

Entao fica a dica. Vale a pena dar uma olhadinha no Kicad. Serio.

05 janeiro 2017