09 fevereiro 2018

30 anos depois, o Nestor!


Eu era uma criança razoavelmente pobre.

Meu interesse pela eletronica veio desde (muito) cedo, mas por mais que meu pai se esforçasse, nao dava pra comprar todos os brinquedos, componentes, ferramentas e instrumentos que eu demandava. Coisas da vida. Mas eu sempre queria novidade, e o Nestor da Nova Eletronica era um troço que eu queria muito ter, beeeeeeeeeeeem antes de eu ter o meu primeiro computador.


Na epoca nao podia SONHAR em ter um troço desses. Só os displays ja custariam um rio de dinheiro! As teclas entao...e onde fazer a (carissima) placa de circuito impresso? Nao me lembro se a Nova Eletronica fabricou e vendeu dessas placas. Mesmo assim, pra mim era impossivel comprar algo pelo correio. Eu nunca tinha visto um cheque, muito menos um vale postal. Isso foi em 1984, eu tinha 10 anos de idade.

O tempo passou. Meu saudoso amigo Gastao chegou a fazer umas placas. Eu ate me lembro que ele me deu uma, mas nao me lembro pq nao montei.

Decadas depois, o Victor Trucco inventou de "refazer" o projeto Nestor e publicou essa gracinha de placa em forma de kit e montado


Gracinha, né?

Mas afinal, o que carambas é o Nestor?

O Nestor é um computador para "estudo" usando o microprocessador Z80. "estudo" pq com 6 digitos alfanumericos e nada de saida para um display, nao tem muita utilidade alem de estudar assembly Z80. Lembre-se que estamos falando de 33 anos atras, quando um computador como o TK85 custava uma fortuna. Essa era uma opcao para aprender software e hardware.



Eu nao tenho muita coisa HOJE pra dizer desse Nestor. Apenas que (finalmente) eu o montei, e voces podem esperar novidades por ai. Por enquanto deixo so as fotinhos e os links pertinentes ao brinquedo.


8 comentários:

Jwildes disse...

Quando eu fazia eletrônica ,na escola técnica, um professor de digital me emprestou um desses. Usei por um tempo e depois devolvi. Mas sempre tive a vontade de ter um. Quem sabe o Victor Trucco não vende mais umas placas e kits. Já tenho alguns componentes separados aqui. Inclusive eu comprei um livro sobre o z80 que trazia a montagem de um micro galena.

Unknown disse...

Alexandre Parabéns! Eu montei o NESTOR quando foi publicado na revista Nova Eletrônica, tenho até hoje. Depois montei a versão do Victor. Quem quiser só a placa do NESTOR entre em contato comigo! Abs.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

@emilio ekaw, como entrar em contato com voce? Se for a placa do Nestor original, eu quero uma

wmoecke disse...

@Emilio ekaw, e se for do Nestor+, eu quero.

Unknown disse...

Pessoal me mandem um e-mal: ekaww@yahoo.com.br.

Mário Nunes disse...

Tive a revista sempre fiquei doido para montar, mas como partilhamos do mesmo problema falta de grana!

Ninguém disse...

Rapaz! Eu me lembro do dia que esta revista foi lançada... Tenho até hoje... Nestor foi um sonho NÃO REALIZADO para mim....

Unknown disse...

Eu montei inclusive a placa, que trabalhão kkkkkk