28 fevereiro 2018

E o filho nasceu - Adaptador de teclado para MSX Expert

Eu não sei nem como começar a contar essa historia...


(mas não esqueçam do click nos nossos anunciantes...conheça o que eles tem pra oferecer, e não esqueça de voltar, a historia é boa! :D Aproveitem, cliquem la em cima no "O pior do meu mau humor" e conheçam o resto do blog, tem muita coisa legal pra ler, nao é só essa postagem não...)

Expert é um parto pra achar teclado. Alias, quase todo computador que tem teclado separado, a primeira coisa que some é o bendito teclado. Sendo um teclado fora de "Padrão", você ja espera ser uma dificuldade enorme achar esse teclado perdido por ai né? :o)


Então, comecou a procura. Muitas pessoas disseram que fizeram, muita gente fez e ficou guardadinho, muita gente fez, disponibilizou e ninguem viu...Mas agora FINALMENTE, o adaptador de teclado PS2 e USB para MSX EXPERT

Tudo começou assim:
  • Primeiro o Karo fez um adaptador para alguns MSX importados. Nao lembro se o fonte estava disponivel, mas o programa era bem curtinho
  • Depois, o Luis Luca e o Fabio Belavenuto pegaram o codigo pelo chifre para adaptar para o Hotbit. O Belavenuto adaptou tambem pro expert, o codigo ficou la publicado, mas ninguem deu bola
  • Entao, o Andre Varjão pegou o circuito e tentou fazer funcionar, achou um monte de erros/detalhes e foi corrigindo aos poucos
  • E por fim, eu peguei o circuito, fiz o prototipo e ajudei o André a fazer as alterações. O resultado tai :o)
 Esse é o "porcotipo". Prototipo porcão :) Fica em cima do 8255 pra facilitar as coisas.

 Fazendo as correspondencias do DIN-13 pro 8255...

 Eu te disse que ia funcionar :oD



 
Ta, mas "E AGORA???"

Bem, agora os passos são: 
  • Terminar o projeto. Ainda há uns pequenos detalhes nas rotinas de teclado que eu e o André vamos acertar antes de declarar o projeto "pronto". 
  • Preciso desenhar o esquema e "limpar" o codigo para que ele fique "mantivel" (hahaha).
  • Vai ter adaptador interno (que eu acho muito melhor), e vai ter adaptador externo. Podem ficar tranquilos. 
  • O codigo é aberto e será sempre aberto. O esquema e os desenhos das placas tambem serão liberados em breve. O que eu costumo fazer é liberar os projetos em licença "TabajaraWare", ou seja, vendo 10 ou 20 placas, libero todos os arquivos (ate os gerbers), você faz o que quiser com eles. Ate vender. Eu peço que me de um agrado. Se nao der, tambem não tem problema. 
  • Eu vou fabricar e vender os adaptadores. Provavelmente o André tambem. Entao aguardem 2-3 meses quando teremos adaptadores prontos e testados para venda. Eu sei que é demorado, mas fazer placa no BR é impossivel, entao fazemos tudo na china e montamos aqui. Esperem que AGORA REALMENTE VAI :o)  
  • Quem quiser ajudar a fazer esse sonho acontecer mais rapido, pre-venda em breve! :o)

8 comentários:

renatobarbas disse...

A colocação dele mo expert demanda solda ou é só encaixar e usar? O plugue do novo teclado original do MSX vai ser retirado e colocado esse?

Luiz Felipe Dieder disse...

Acho que vou ter que fazer um consórcio no tabajara para para adquirir tantas novidades...

micros8bits disse...

Parabens Alexandre...show.. quando voce for fabricar este adaptador para o msx/expert pode me por na lista...sucesso amigo!! agora so falta um adaptador para para usar o teclado original do tk no pc... lembra do que falei? um adaptador que de para por dentro da caixa do tk90x vazia so com o teclado e ligar os flats e para usar a caixa do tk90x como teclado de pc , para usar em um emulador.

BrancoRP2000 disse...

Parabéns Tabajara! Sempre inovando para nossos retro computadores!

Alexandre Morgado disse...

Muito bom. Show de bola!! Resolve o problema de muita gente.

DVM - Delphi Virtual Machine disse...

Boa idéia. Tenho um tk85 que não arrumo jeito ($) para por pra funcionar...
Assim substitui por um emulador.

Unknown disse...

Boa noite tem como usar um teclado MSX no selular com alguns adaptação e manter o teclado original

BomSerjao disse...

Olá. Como está o projeto?
Estou recuperando dois expert, ambos sem teclado.
Estou chegando agora, estou interessado no material ou no projeto pronto.
Obrigado. Felicidades a todos.