20 fevereiro 2018

O Apple IIGS que veio do Canadá - E que bootava direto no setup

Ola pessoal! Vlad na area...Ops, nao, perai...aqui é o Tabajara Labs.

Eu sempre lembro do Vlad pq ele sempre mendiga no inicio dos videos dele aquela curtida no video e inscrição no canal...Alias vale a pena passar por la, o Area Secreta é um canal muito divertido, principalmente quando ele come patê de figado :oD Mas eu lembro dele pq eu vou mendigar aqueles clicks nos nossos anunciantes, porque isso rende uma merrequinha bacana pro Tabajara, e uma merreca sempre ajuda a trazer brinquedos novos para futucar e divertir voces.

Não esqueçam tambem de compartilhar esse post pelo facebook, twitter, foruns, etc...Todo compartilhamento sempre ajuda :oD 

Então vamos a mais um post-TVKX? :o)

 
Diz a lenda que a Luisa estava no Canadá. Provavelmente ja voltou. Esse bichão veio de lá tambem, um Apple IIGS pra chamar de meu :oD ROM3 ainda por cima :oD


Esse GS foi uma situação engraçada. Um camarada la do Canadá comprou esse GS com problema de bateria vazada. Fez o que pode pra consertar o estrago, o micro bootava mas com um defeito muito curioso... Ele aparecia a tela de inicialização da Apple, imediatamente ia pra tela de setup e ficava la, quietinho. Era como se maçã vazia estivesse apertado direto. Mas nao estava.

Eu fiz o que pude pra ajudar o amigo. Uma caracteristica da comunidade Apple II mundial é que todos se ajudam com muito afinco. Sem ser uma exceção, eu tentei consertar o apple dele remotamente. E pelo defeito, chegamos a conclusao que PODERIA ser um 74HCT251 que fica na linha de selecao de sinal dos anunciadores, o VD7 no esquema.


(clica no esquema que amplia, é sempre bom lembrar)

O 251 chegou, ele tentou soldar, nao conseguiu fazer funcionar e desistiu. E me mandou de presente o brinquedao :o)

Chegou aqui, parei o que estava fazendo (e que alias nao estava fazendo muito, fiquei quase 15 dias parado por causa de uma maldita gripe + amigdalite ou faringite ou seilaoqueite) e fui atacar a placa. Eba! :oD

(deixe o esquema aberto, você vai precisar pra acompanhar a saga)


A primeira coisa que eu fiz foi atacar os anunciadores 0 e 1. Os botoes "open apple" e "closed apple" do teclado do //e e do IIgs sao mapeados diretamente nos anunciadores 0 e 1. Sim, botao de tiro 0 e 1 do joystick.

Passeando ali pelo esquema, nas entradas e saidas do 251 e do processador de teclado, eu percebi que ambos os botoes (0 e 1) atuavam como botao 0. Alguem com muito conhecimento do circuito do Apple II ja mataria o problema, mas vamos em frente.


Nesse pedacinho do esquema...O 251 é uma "chave seletora" de varias entradas para uma saida. A selecao é feita pelos pinos 9, 10 e 11. 000 a 111 em binario sao 8 combinações, dai as 8 entradas para uma saida. Fui dar aquele confere "basico" nas entradas e justamente no bit 0 (BABUS(0)), o sinal estava MUITO atenuado, menos de 1 volt de amplitude.

Pra quem é prostiranha idosa no assunto, sabe que isso ai é chip bichado ou alta resistencia na linha.

Como essa placa foi corrida por alkali de bateria, provavelmente a ligacao entre BABUS(0) do HCT241 e do resto do circuito foi interrompida. Ato continuo, verifiquei a continuidade entre o SCC e o HCT241. Sussa. Depois continuidade do IWM ao HCT241...BABUS(2) ok, BABUS(1) ok, BABUS(0)...interrompido!

:o)

Foi so ligar um fiozinho e pronto, placa funcionando de novo! :oD


(eu deixei a foto com o fio verde solto pra voces verem)

O lugar foi meio complicado de soldar, mas resolveu o problema e estou feliz :o)


Depois a gente da aquela arrumadinha pra ficar bonito (e permanente) e pá, ta pronto :o)


A placa tinha mais alguns probleminhas. Lembrando que a pessoa que me mandou a placa nao tem experiencia nem formação em eletronica.


Grato ao grande amigo que mandou esse micro de presente :D Agora é aproveitar meu GS ROM3 :D :D :D

Ate a proxima, galera! E não esqueçam do click nos anunciantes ;o)

5 comentários:

Luiz Felipe Dieder disse...

Excelente postagem, como sempre.

rsenas disse...

Belo trabalho taba, vendo sempre suas retros. Abraços.

rsenas disse...

Belo trabalho taba, vendo sempre suas retros. Abraços.

rsenas disse...

Belo trabalho taba, vendo sempre suas retros. Abraços.

Leonardo Cabral disse...

Show de bola.. folego de vida pra plaquinha ! ehhehe