15 fevereiro 2018

Vamos falar do blog, do site e do Tabajara?

Oi gente, eu sou o Tabajara. Tenho mais brinquedos que miolos, e gosto de fazer coisas.


Poise, me perguntam um monte de coisas "em privado" e eu gostaria de meio que responder essas coisas aqui, talvez ajudem a voces a me entender e decerto me ajudará a desabafar algumas coisas que me incomodam. Leia isso tudo, galera. Vai ajudar pacas a todos entender como que o barraco funciona aqui :)

- O que eu faço da vida?
Nao. Nao vivo de retrocomputação. O meu trabalho principal é desenvolvimento de hardware embarcado. E o embarcado nao significa "em navio". O conceito de "embarcado" é de algo que é embutido em algum equipamento. Alias o nome seria muito mais legal se falasse "desenvolvimento de hardware embutido". Talvez eu ate mude pra isso, gostei :) Mas nao, nao vivo de retrocomputacao, nao vivo de fazer plaquinhas pra vender, muito menos de consertar micro velho. Isso nao paga minhas contas (e em SP tudo é caro). Faço porque gosto. É um HOBBY. E as pessoas nao parecem entender isso. Entao, por favor, quando eu levar 2-3 meses pra ver o seu micro de 1900 e bolinha, por favor entenda, eu faço quando posso, e quando tenho saco.



- Porque entao voce gasta tanto tempo fazendo essas coisas?
A resposta é longa e complexa.
Em primeiro lugar, eu tenho um prazer quase çequiçuau em montar coisas. É inacreditavel montar uma placa cheia de fios e peças, e de repente ligar e ver aquilo funcionar. É quase como ter um filho. Tem gente que tem prazer em encher os cornos no boteco. Tem gente que tem prazer em...bem, deixa pra la. O meu prazer é montar essas coisas. Sou solteiro e nao tenho filhos. Entao tenho que me ocupar com alguma coisa.
Em segundo lugar, eu procuro tapar uma lacuna na 'cena' de retrocomputacao. Muita gente acumula bagulhos, alguns poucos usam. Eu tento transformar a retrocomputacao em uma ferramenta de aprendizado e de crescimento pessoal. Em breve (mesmo) estarei lançando no mercado uma cacetada de KITS de coisas para retrocomputacao. Voce compra, monta em casa, se diverte. Eu espero que o meu conhecimento retrô sirva para que as pessoas ao meu redor aprendam eletronica, pequenos reparos, pintura, o que eu puder transmitir por meio desse blog
E terceiro, porque dá algum dinheiro. A vida nao ta facil. Nem todo mundo ganha 15 pau por mes. Entao o pouco dinheiro que vem da retrocomputacao, ajuda a pagar as contas e isso é bom. E ajuda tambem a sustentar o hobby.



- O blog da dinheiro?
Isso depende de voces.
Eu me esforço pra trazer conteudo bom pro blog. Cada post tem uma media de 600 a 1000 visitas. Se em 30% das visitas os usuarios clicassem em um anunciante, seria muito bacana. Em um mes "tipico" o blog me rende...querem rir? 20 dolares. Quando aparece uma linha de posts legais, o blog chega a bater 50 dolares/mes. Em um mes atipico bateu 100 dolares/mes. Sabe qual a diferença disso pro usuario? É so compartilhar o post, e dar uma clicadinha ali em cima no anunciante. Sabe qual a diferença pra mim? TODA. Ganhar 100 dóla do Google e um troço que me da um prazer mais que xequixual. Pq sao 100 contos merecidos, uma "recompensa" que eu ganho dos meus leitores. Mas 99% dos leitores cagam e andam pra isso. O numero de cliques é INFIMO. Querem ver um exemplo?

Isso ai é um demonstrativo dos ultimos posts. O primeiro post sobre o colecovision foi um post "colocado e esquecido". 160 pageviews. O segundo post sobre o colecovision foi propagandeado nas comunidades do coleco, e gerou (ate agora) 1122 pageviews. Querem ver quanto eu ganhei com isso?


Esse mes, ate agora, dia 15 de fevereiro eu ganhei 2 dolares

dois dolares

DOIS FUQUINGUI DOLARES

Isso desanima qualquer um. Eu nao me importo de escrever de graça. Mas escrever de graça e NINGUEM se importar, é desagradavel demais. Eu acho uma falta de consideração dos leitores do meu blog nao se darem o trabalho de clicarem nos anunciantes e compartilharem meus posts por ai.

Porem, continuo escrevendo. Isso e apenas um desabafo.

Ces querem ver inclusive como a comunidade BRASILEIRA é pao dura?


Isso aqui sao duas doações internacionais. Uma de uma empresa ligada a retroocomputacao la de fora, outro de um atuante membro de uma comunidade internacional de instrumentos musicais (a qual eu nao vou dizer quem é senao seria facil de saber quem e a pessoa). A doacao dessa pessoa e recorrente, a da empresa foi a primeira vez.

Doacoes financeiras de brasileiros?
Ta de brinqueixon com minha careixon né? :\

Bem, proximo ponto.



- E o site, porque voce nao atualiza mais?
Porque o blog e mais facil e mais rentavel. Youtube MORREU. Enquanto gente que explode coisas (Oi Vlad!) tem QUATRO MILHOES E MEIO DE SEGUIDORES, eu que ensino coisas tenho...menos de mil.
Broxante. Serio.
Nao to tirando o merito do Vlad, eu mesmo sou assinante do canal dele e acho muito legais os videos. Mas é hamburguer pra cerebro, nao tem valor nutritivo nenhum e em 2 horas voce ja ta morrendo de fome de novo =D Ja os meus que ensinam coisas legais...fué. O proximo video que estou produzindo será o projeto e a construção de um clone (!) de Atari 2600 (!!!). Desde pegar o esquema, passar pro Eagle, rotear a placa, corroer a placa, montar as peças e ver funcionar. Quer apostar que neguim vai CAGAR pra esse video? Pior, se eu nao chegar a 1000 inscritos ate o final do mes, o youtube corta minha monetizacao. A qual defeco e obro, porque o iutubi me da DOIS dolares por mes. DOIS. Voces nao viram errado. D O I S.
Desta forma, o site fica la. Se fosse um site ativo, com patrocinadores (voce que tem loja de eletronica, qual a diferenca que 50, 100 reais por mes fazem pra voce? Porque pra mim faz muita), com gente comentando, compartilhando, realmente interessada...Mas ninguem fala, ninguem cobra, ninguem alias vê. O site é inutil. Só pago a merreca anual do site porque muitas vezes aparece um fã abnegado com 30 dinheiros na mao e diz "deixa que eu pago".

Quem quiser doar, minha conta na caixa economica ta aberta. O paypal (zalexandre.ztabajara@zgmail.zcom - retire os Z por antispam) tambem. Mas ninguem coça o bolso.



- Ok, chega de monetizacao. Quais os planos pra 2018?
Os planos sao - sem planos. Como tudo que eu faço. O clone do colecovision esta ai. O dia que eu arrumar um colecovision (vaquinha de 200 dolares pra trazer um, alguem topa?) pra poder investigar os erros do esquema do DanB, eu termino. Enquanto isso vou fazendo do jeito que dá. Depois vai ser o Atari 2600 e talvez o TRS-80 MC10, so porque eu fiquei curioso de ve-lo funcionar. Adicionei tambem um bolo de produtos novos ao lineup tabajara. É possivel inclusive que eu monte uma loja virtual pra nao depender da peste do mercado livre, que leva 10% de tudo que eu faturo. O melhor socio do mundo, né?

Claro, aceito sugestoes do que fazer. Mas lembre-se que toda sugestao acompanhada de um chequinho ou de um hardware pra futucar - obviamente - ganha prioridade na fila.

Fora isso, a digitalizacao de documentos está sempre em voga. Ontem acabei de digitalizar um manual de servico IMPECAVEL do hotbit, e alguns esuemas do NE-Z8000 originais da prologica. Um amigo esta ajudando no trabalho de limpar os esquemas (eu cito o nome dele aqui se ele permitir) que foram doados pelo Inoxidavel amigo Roberto Wazen, la do Rio de Janeiro. Conforme vai aparecendo material inedito, eu vou digitalizando.


- Po Taba, voce é legal, como eu posso ajudar o site?
  • Doações em dinheiro sao muito bem vindas. Aceito dinheiro, cheque, cartao, paypal. Ja parou pra pensar que 5 ou 10 reais de doacao mensal, no universo dos meus (miseros) 130 seguidores, ja daria dinheiro suficiente pra trazer todo mes algo GRANDIOSO pro site?
  • Algo tao barato quanto clicar nos anunciantes e compartilhar os posts nos forums e sites pertinentes, ou no facebook/twitter/instagram/seilamaisonde, ajuda PRA CARAMBA, mais do que voces imaginam. 
  • Doacao de hardware e sempre bem vinda. Que nao seja um micro ou videogame antigo, mas um acessorio, um manual, um cartucho, um cabo que seja. Tudo que entra aqui acaba virando post. Voce gosta do colecovision? Doe um console, um cartucho (outro dia o Marcus Garrett me doou uns 6 ou 7 cartuchos, sao os que eu estou usando pra testar o crone) ou qualquer coisa
  • Acessando o canal https://www.youtube.com/user/tabajaralabs - se inscrevendo, clicando no "sininho" pra receber notificações e dando joinha (Y) nos videos. Parece pouca coisa, mas pra mim é muito diferente. Tem miseros 976 inscritos hoje. Se bater 1000 ate o fim de semana libero um video do colecovision. Quando bater 1500 libero o do atari :)  So faltam 24 (ui!) inscritos, vamos ajudar? :D 
  • Clicando em "seguir esse blog" tambem ajuda pacas. Cada seguidor a mais, aumenta um pouquinho o "valor" do blog pro google, e eu ganho mais uma merreca. Que tal?
Ta vendo como é simples? Tudo isso ajuda MUITO o Tabajara Labs.

- Voce aceita dicas, sugestoes, pedidos de futucar em alguma coisa?
Como eu disse ai em cima: Claro. O problema é que nao da pra futucar num intellivision se eu nao tenho um intellivision. Entao, fica a dica. Podem pedir o que quiser, vai depender da minha vontade, da minha disponibilidade de dinheiro e/ou das doações :)


- Posso visitar o Tabajara Labs?
Nao.
É chato negar. Porem aqui é meu local de trabalho, tem material secreto (!) de clientes. Muitas vezes eu trabalho sob NDA (Non Disclosure Agreement, é um contrato que me impede de comentar, divulgar ou muitas vezes deixar os outros verem o que eu estou trabalhando). Pela propria natureza do meu local de trabalho, nao da pra esconder tudo pra receber uma pessoa. Fora a obvia implicação de segurança. Desculpem.

Vamos ver se esse post "acorda" a galera, so quero ver o resultado desse post em pageviews, cliques e compartilhamentos.
Abraço pessoal. Tem novidade GRANDE em breve :)

10 comentários:

rafacvl disse...

Vamos ajudar nao custa nada

rafacvl disse...

esse Atari vai ser um FAÇA VOCE MESMO igual das revistinhas antigas de eletronica? se sim show pode reservar uma pra mim

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Sim rafael...devo vender em forma de kit

Marcelo Eiras disse...

Taba, já falei que o problema de não clicarem nos anúncios é que todo mundo tem adblocker e nem veem os anúncios. Você tem que implementar um aviso para desabilitar o adblocker em seu blog.
https://designmodo.com/js-adblock-detection-scripts/

Marcelo Lourenço disse...

Tabajara sei que você é radioamador.E montagens com RF tem feito ??

Iamweasel disse...

De fato, eu nunca vejo nenhum anúncio, mas cliquei no anúncio fixo na página para ajudar.

Luiz Felipe Dieder disse...

Boa idéia dos kits e da loja.

Nomade disse...

Curti a ideiidos kits também!

Fabrício Cabral disse...

Muito boa a ideia dos kits, Taba!

Mrs. Wells disse...

Adorei a ideia do kit de faça você mesmo, adoraria montar algo assim, ainda mais porque a única coisa que montei até hoje foi um mísero upgrade de processador e ram em um notebook velho e, acredite, de alguma forma deu errado (isso sem contar os dois notebooks que abri e nunca mais ligaram...).
Enfim, já pensou em algo tipo patreon, padrinho, essas coisas que a juventude usa? Parece que a gente doa uma quantiazinha por mês, dá pra passar no cartão, essas coisas, mas não tenho certeza de quanto é o seu custo para ter isso. Enfim, não custa dar uma olhada, eu assinaria algo assim pra te ajudar (adoraria fazer uma doação mensal direto na sua conta, mas tô desempregada e tá meio foda). Te desejo muitas coisas boas, inclusive sucesso e dinheiro porque ninguém é de ferro, né?