30 abril 2018

Reparo de um Atari 130XE

Ola Pessoal, Tabajara na Area!
(oi Vlad :D )

Pessoal, queria agradecer a voces, cada vez mais voces clicam nos nossos anunciantes, e isso ajuda o Tabajara Labs a trazer mais novidades para voces. Parece que nao, mas cada clickzinho ajuda pra caramba :) Vamos la, nao tenham preguiça, da uma olhadinha ali no lado e cliquem no anunciante. Se voce estiver com adblock, coloque o site no whitelist, quebra essa pra gente, ajudem o tabajara a ganhar sua merrequinha todo mes :o)

E comentem, digam o que voces acharam do post. Seu comentario é o nosso salario! :oD

Mas vamos começar "os trabalhos". Hoje tem micro da Atari! :oD

Voces conhecem o Atari 130XE?

 Essa coisa fofa ai é a "evolução" do Atari 800XL. "Evolução" entre aspas pq eu considero realmente um retrocesso em relacao a qualidade. O micro é realmente muito bonitinho, mas eu definitivamente nao curto a aparencia dele.

Chegou aqui em casa fazendo gracinha, olha a tela de teste de RAM:


Uma coisa interessante desses computadores da Atari, é que quando tem uma RAM com defeito, ele boota diretamente no teste de RAM, ja mostrando ao que veio. Tai, um monte de RAM bichada.

Abri o computador pra ver qualé, e me deparo com isso...


16 memorias 4264 soldadas. Pra descobrir qual delas está ruim? ESQUECE. Nao vou ficar dessoldando memoria e testando, muito menos ficar quebrando a cabeça com o osciloscopio. Essas memorias hoje em dia nao valem "nada", o meu tempo e a integridade da placa do cliente sao muito mais valiosos que dois bancos de 4164. Alem do mais eu tenho essa memoria aos quilos.


Reparo "escopeta" é aquele reparo que a gente troca tudo de uma vez. Dito e feito, cortei com o alicate de corte todos os pinos de um lado das memorias, e balancei-as para quebrar o outro lado. Assim fica facil de tirar os pinos e liberar os furinhos sem arrancar metalizacao. Essa placa é MUITO delicada, ao contrario da placa do 800XL


Falem (mal) o quanto quiserem de mim. Mas é assim que funciona. A integridade da placa do cliente (e meu tempo) valem mais que dois bancos de 4164


O dia que voces arrancarem uma metalizacao de um furo na frente do cliente, vao entender essa minha decisao :) 


Agora é só tirar as soldas com o sugador, com bastante calma e cuidado :) 


E colocar soquetes em TODOS os integrados que voces trocarem. O proximo tecnico que mexer nesse computador vai agradecer a atitude. 


Dois bancos de memoria instalados, testados com o SIMMCHECK, um testador profissional de memorias. Aqui é tabajara, mano. 


Tudo funcionando direitinho :o) 


E mais um cliente feliz! :oD 
Ate a proxima, pessoal! :o)

4 comentários:

Aurélio disse...

Parabéns pelo post e pelo esforço de mexer com essas maravilhas do passado! Sucesso a vc!

Samuka disse...

Legal Taba, muito bom o post, não conhecia esses micros da Atari

Unknown disse...

Show.
Vivendo e aprendendo.

Jei Ghi disse...

Amigo, sabe me dizer se a fonte do 130xe é a mesma, ou pode ser usada, no 800XL ?? Obrigado!!!