09 maio 2018

Uma pratica caixinha de SMDs

Ola Pessoal! Tabajara na area :o)

Nao vou mendigar click nos anunciantes nao. Daqui a pouco o google me chuta o traseiro. Quem quiser, clica. Eu nao posso é pedir O_O

MAS AGORA TEM O APOIA.SE!
Se voce quiser dar uma força pro tabajara labs, olha que facil: https://apoia.se/tabajaralabs

Vamos trabalhar?

Hoje vou falar pra voces de uma coisa que eu estava esperando pra comprar ha muuuuuuuuuitos anos. Decadas. Serio. Uma caixinha pra guardar SMD.


Essa caixa é um barato (nao, é cara. Nao, era cara) porque ela tem internamente 144 divisoes para colocar componentes SMD (normalmente discretos/passivos como resistores, capacitores e diodos)


Sao 144 divisoes individuais, verdadeiras "gavetinhas" com trava na tampa. Pra juntar todos os seus SMDs em um lugar só, é MUITO PRATICO


E pq eu ainda nao tinha comprado? Porque custava UMA FORTUNA! Na epoca que eu morava no Espirito Santo, um (ex-)amigo tinha comprado e eu fiquei encantado, mas era coisa de 120 dolares uma caixinha dessas. Se hoje ja é muito dinheiro, na epoca nem pensar :\

Mas a realidade hoje é diferente :oD

No site do fabricante, ta Us$ 32,95. >>>Tem link!<<<
Mas no Aliexpress, salvação do fudeba moderno, tem um pouco mais barato.
Caso os links morram, voce pode procurar por AIDETEK no Ali Express e clicar pra ordenar por preço. Sempre tem! Tem outros modelos tambem.

Sempre existe a opcao de voce comprar essas caixas JA com um estoque de SMD. Mas infelizmente voce ainda tem que rotular caixinha por caixinha, e decupar fitinha por fitinha de SMD em cada caixinha. Eu fiz aqui, gastei HORAS.

No AliExpress vende a folhinha de adesivos ja impressa com os valores de resistores, capacitores, etc. Mas é muito barato, voce pode usar a da Pimaco (tipo A5Q-916) e, pra voce nao sofrer que nem um (insira sua expletiva preferida aqui) igual a mim, vou disponibilizar os arquivos ja prontos em PDF e LibreOffice, assim voce pode imprimir e alterar como quiser.


Claro, se voce tiver saco pra fazer melhor, POR FAVOR compartilhe com a galera :o)

Entao, voltando a maldita faina, primeiro tive que colar as 144 etiquetinhas nas caixas. E eu sou pessimo em trabalhos manuais.


Metade do caminho pronta, vamos continuar


Aeeeeeeeee, tudo grudadinho :) As 4 que estao faltando ali no final, é que o numero de etiquetas da folha nao é igual ao numero de caixinhas, entao vou ter que imprimir outra folha de etiquetas pra terminar as que faltam. Deu preguiça. Amanha eu faço.

Caixinhas etiquetadas, agora é só passar esses miseros 7000 e carqueirada SMDs pras caixinhas O;o)


Isso custa baratinho no ebay. Procure por SMD RESISTOR SET ou SMD CAPACITOR SET e voce vai encontrar esses saquinhos com trocentos mil valores de resistores. Cada tirinha normalmente vem 20 resistores. Eu costumo comprar de 2 em 2, mas os que eu uso muito eu compro mesmo é o rolo.

Cada divisao da BOX-ALL cabe mais ou menos 400-500 resistores.

Eu comprei 3. Primeiro eu comprei uma pra ter certeza que era sussa, agora comprei mais duas. Uma pra resistores, uma pra resistores/capacitores e outra pra transistores/diodos/bobinas

Depois compro mais, nao é a coisa exatamente mais barata do mundo :\

E o serviço ta pronto. 5 horas depois. :o\

SERVIÇO:
- Etiqueta resistores serie E24 a partir de 10 ohms: 

3 comentários:

Ricardo Menzer disse...

Interessante. Eu uso caixinhas usadas de tic-tac. Outra coisa que funciona muito bem também, inclusive para PTH, é aquelas embalagens para amostras de fezes e urina (essas eu uso novas mesmo). São grandes, bem seladas e razoavelmente fácil de guardar e organizar. Só não sei se são baratas, peguei na desova do laboratório que minha namorada trabalha.

Digo Bartole disse...

"salvação do fudeba moderno" foi ótimo. =)

Rodrigo Feliciano disse...

Tabajara, uma dica que deve lhe ajudar: portals.aliexpress.com

Entra neste site, cadastre-se e espere. Quando eles te liberarem você pode pegar qualquer link do Aliexpress e converter para um link de afiliado, onde você ganha 8% de qualquer coisa que alguém comprar pelo seu link. Eu uso e rende uns $30,00 por mês. É pouco mas já ajuda.