17 junho 2018

Esmiunçando o MSX-KIBE AX-230 da Al-Alamiah

Ola pessoal, Tabajara na area! :oD

Eu sei que eu fico longe, mas os dias tem sido dificeis. Um trabalho que deu errado (pela primeira vez em decadas) e complicou minha vida. Estou liso, pobre e enrolado.

Mas, nao vamos deixar a alegria de lado.

Lembrando a turma pra sempre honrar nossos anunciantes :o) E conhecer a campanha do Apoia-Se, nao custa nada dar 10 merreis (ou mais se voce quiser) pra incentivar o Tabajara a escrever mais, ne?


Entao vamos a novidade de hoje, o AX230

Da mesma forma que falamos dos "Yamaha tipo 1" e "Yamaha tipo 2", temos tambem uma serie inteira de micros da Sanyo que utilizam o mesmo gabinete. Muitos dos Wavy e dos Al-Alamiah usam o mesmo gabinete. Esses por exemplo sao os dois que eu tenho (e que ja chegaram de fora)


Tem muitos outros iguais. Um que ta chegando é o AX-170


Tem tambem o Wavy 23 (que é MSX2, ao contrario desses que sao MSX1)


Os micros da Al-Alamiah sao MSX fabricados no japao, licenciados e devidamente modificados para o uso do idioma arabe. Ampliem a foto com o Wavy 2 (japones) e o AX-230 (Kuwait) e vejam como é tudo igual, mudando apenas as inscrições do teclado (e, evidentemente, o software interno)

Hoje vamos nos concentrar no AX-230 e sua construção curiosa.



Este lindo micrinho chegou as minhas maos por milagre de Sao Paulo Maluf (louvado seja), tinha uns defeitinhos mas nada que nao tivesse sido avisado. Curioso: Só tem UM slot. Nao tem slot atras nem ao lado. So tem esse slot ai.


Como todo guerreiro que se preze, tem cicatrizes de guerra...


Esse dentinho ta ate facil de tirar


Este é o micro aberto, observem como é bem construido. #SQN


Se fosse brasileiro, era tudo soldado. Mas como é Japones (apesar da Al-Alamiah ser Kuwaitiana) tem conector pra tudo.


Esta é a placa de circuito impresso. Sim, é face simples, e de fenolite. E com um zilhao de jumpers. Nao ha nada de errado se o fenolite for de boa qualidade. E economizava (na epoca) um bom dinheiro de PCB. Embora eu confesso que essa placa podia ter metade do tamanho se fosse face dupla...


Aqui começam as surpresas :D

No quadrado vermelho, há dois integrados. O da esquerda no quadrado verde é o LZ93A, conhecido manipulador megarom de 8K ASCII. O da direita é uma memoria de 1 megabyte, O quadrado vermelho é - literalmente - um cartucho megarom mapeado no slot que nao foi soldado o conector na placa.



O quadrado verde musgo é o BIOS da maquina, junto com as extensoes da lingua Arabe

O quadrado azul é um chip PSRAM de 32K usado para...VIDEO! O_O

Poise, ficou mais barato usar uma PSRAM de 32K aproveitando apenas 16K pra video, que colocar um par de 4416 O_O


Conectores de membrana de teclado. COMO EU ODEIO ESSES CONECTORES. Em cima a esquerda, 2 memorias 4464, fazendo os 64K de RAM desse micro


Este é o mapeamento dos slots do computador. Desconsiderem o slot 2 (o slot que tem o conector) porque usei uma SD/Mapper para rodar os programas.

Observem que interessante o cartucho no slot 1 (onde ficam os programas em arabe) e o slot 3 que é expandido, mas so tem os 64K de RAM


Vamos agora passar pro outro lado da placa

Este micro usa o mesmo MSX-ENGINE do Expert Plus/DDPlus, o T7937A


Basicamente, todos os micros MSX1 dessa "linha" da Sanyo usam o mesmo T7937A. Muda um pouco a diposicao da placa, mas o circuito basico é o mesmo.

O interessante e que essa placa usa DOIS osciladores. Um de 3.575611 que vai pros slots e comanda o computador no geral, e outro de (inserir frequencia exata) que é usado pra gerar a subportadora de croma, afinal esse computador é PAL (e nao NTSC). Ate entao se pensava que a linha /CLOCK do MSX-ENGINE era apenas saida. Nesse computador é entrada. Uma pena nao existir nas maos da turma o datasheet completo do T7937A

O basic dele tambem entra diferente


Alias, justamente nessa questao do software que ele é um micro (muito) mais interessante

Todos esses micros da Al-Alamiah tem uma cacetada de software interno. Esse aqui tem 30 programas, muitos jogos e educativos

A tela de boot dele é essa


E o menu inicial


Nao da pra entender nada, ne? 7 é basic, so sei disso :)

Tem programa de calendario/agenda


Tem programa de desenho


Tem programa de edição de textos em arabe...


...e o mesmo programa em ingles


Esta é o menu de jogos educativos


No MSX.ORG o usuario MARS2000YOU teve a bondade de traduzir as opcoes:
1 = Young Artist (a megarom in the megarom)
2 = Test Your Knowledge 2
3 = Double Face
4 = Cross Word
5 = Sea Horse
6 = Wonderful Child
7 = Multiply & Divide
8 = Ibn Malik
9 = Proverbs
10 = Koufi
11 = Trip to Mecca
12 = Magic Touch
13 = Discover The Computer
14 = Energy
15 = Our Arabic World

E tambem tem os jogos "comuns"


Ou seja, quem comprava um computador desses em sua epoca, ficava felizao, porque tinha MUITA coisa o que fazer.

Eu estou encantado por esse computador, vai ser meu MSX "principal" por muitos dias, mesmo sem entender patavina de arabe :o)


A proposito, tambem teve ele vermelho =D

Em breve, trarei pra voces o AX170, outro membro da familia. Este está vindo do egito, em breve (hahahaha) chegará as minhas maos :o)


Isso que REALMENTE é um computador educacional...

Por enquanto é so, pessoal! Ate a proxima! E nao esqueçam dos patrocinadores...

2 comentários:

Unknown disse...

Velhos tempos quando não havia Al Qaeda, ISIS e etc.

Unknown disse...

Olha Alexandre, o teu site e' um dos poucos que eu entro com os bloqueadores desativados exatamente para te patrocinar, mas o Google nao tem ajudado ja' que invariavelmente os anuncios sempre sao da Dell e eu inclusive dou refresh varias vezes e repete-se o mesmo anuncio ate' cansar.
Mas eu sigo tentando e apoiando contribuindo do jeito que posso.
Por mim nem precisa pedir mas como sempre tem gente nova chegando e gente que e' distraida ou "se faz de porco vesgo pra' comer em dois cochos ao mesmo tempo" o lembrete se faz necessario e infelizmente tem uns pobrezinhos que sempre vao reclamar da esmolinha mas sao os primeiros a sonegar e roubar se a oportunidade aparecer.