06 fevereiro 2019

Quando a ferramenta falha (Colecovision - video composto)

Querido diario...

Serio, parece diario, né? :)

Bem, mais um dia, mais um TVKX pra voces se divertirem...


O Leonard me deu uma placa de colecovision faltando algumas peças, e eu decidi recupera-la para fazer um TabajaraVision. Poise, eu gosto de Colecovision, e as vezes eu tenho que parar meu trabalho e fazer algo que ME de prazer. O serviço ta super atrasado. Mas eu preciso parar, fazer algo que eu goste, e voltar ao meu trabalho do dia a dia. Problemas da minha cabeça, ordem medica, etc.

Ai o colecovision veio sem o processador de video, a peste do TMS9928A. Vai achar essa meleca pra comprar. A proposito, nao vai achar.

Como há varios processadores compatives na linha do 9928, eu peguei um 9128 que é usado no MSX e fiz uma modificacao pra poder usa-lo na placa. Inclusive saiu um pratico adaptador que eu pretendo colocar na futura lojinha tabajara


Esse adaptador tem varias vantagens. Voce se livra da plantacao de 4116 que tem na placa, 9128 voce acha facil em qualquer sucata de MSX e ainda por cima nao precisa mais da fonte de -5 volts o que facilita usar uma fonte interna no coleco. Só alegria.

Esquema? CLARO que tem esquema, ta na mao


Clica que amplia :o)

Pois bem, expliquei isso tudo pra chegar onde eu queria chegar...

Eu tenho na bancada um monitor LG M1721A que tem entrada pra todo tipo de sinal possivel e imaginavel. Esse monitor é o meu "fiel escudeiro", eu so uso ferramenta de EXCELENTE qualidade e esse monitor é mais uma das minhas ferramentas.

Desde que eu terminei essa placa, nao consegui fazer o colecovision funcionar. Nao saia video de jeito nenhum. E eu percebi que, ao ligar o monitor na saida de video, o sinal do coleco DESPENCAVA

A adaptacao de video composto do coleco é muito simples. Um trim-pot, um resistor e um transistor. O que poderá ter de errado? O_O

Voces que sao ixxxperrrtos, ja imaginam, né?

Aqueeeeeeeeeeeeeeele zener da entrada de sinal de video deve ter entrado em curto, e o coleco nao dava video.

Eu passei MALDITAS TRES HORAS procurando um defeito inexistente. Peguei outro monitor e o colecotreco funcionou de primeira :\

Meninos e meninas, usem ferramentas de qualidade. Senao dá meleca.

Agora deixa eu dormir que ja paguei o dia :o)
(e nao se esquecam de clicar nos patrocinadores e anunciantes do site la em cima! :oD)

Um comentário:

Phantomas disse...

Eu nao perdia um tvkx. Aprendi consertar TV Ali