quarta-feira, abril 10, 2019

Um defeito (colocado) que eu nunca tinha visto no apple II

Oi gente! Tabajara na Area! =D

Sentiram minha falta? Poise, tem ate video (enorme) novo pra postar, mas infelizmente eu andei doente nos ultimos 10-12 dias, hoje é o primeiro dia que estou sentando na bancada pra trabahar "de verdade". Cuidado com a Diabetes. :o\

Ok, vamos ao defeito colocado de hoje

 (como eu gosto desse logo... =D )

Um cliente que comprou comigo uma CFFA reclamou comigo que a placa nao funcionava. Como o micro dele era um Apple II, eu mandei uma nova EPROM modificada pelo Fabio Belavenuto e...tambem nao funcionou

Como eu costumo dar o maximo de atencao possivel aos meus clientes e o trabalho dele é bem perto daqui, eu peguei outra CFFA e fui levar pessoalmente, para ver qual era o defeito. O micro é um Apple II Plus da Milmar, muito  bonito e bem conservado.

Chego la, me deparo com essa tela:




Curioso, nao é?

O engraçado e que isso so acontecia COM A CFFA NO SLOT 7!!!

Bem, se voces nao sabem, eu conserto Apple II (e outras velharias) ha mais de 30 anos. Eu consertava Apple II quando ele era novo, aqui no BR. E nunca, NUNCA havia visto esse problema. Inclusive, confirmei que o defeito se dava com outra placa - uma controladora de disquete original da apple. Então, problema do meu cartão nao era. Tinha defeito no computador.

Perguntei ao dono do micro se podia repara-lo, ele aceitou e eu trouxe o bichão pro lab.

A selecao de slot do apple II é muito simples. Todos os pinos sao em paralelo, exceto os pinos 1 e 41. Sendo que pino 1 é seleção de I/O e pino 41 seleção de dispositivo. Vejam no pedacinho do esquema abaixo


 Quando voce tem problema de seleção de slot, NORMALMENTE voce troca os dois 74LS138 que ficam na linha do 6502. Só isso. Não tem muito problema.

A nao ser que seja um defeito colocado.

Parenteses: 
Em alguns modelos de Apple II, o slot 7 é diferente dos outros slots. O slot 7 tem sinais de clock (pino 35) e sincronismo (pino 19) que normalmente nao sao disponiveis nos outros slots, se nao me falha a memoria o Europlus tem um selinho em cima do Slot 7 dizendo "SO CONECTE AQUI A PLACA DE SAIDA DE VIDEO" ou algo assim, perai...deixa ver se acho uma foto


 Porem, todo cartao de apple bem projetado (modestia a parte, os meus incluidos) ignoram os pinos 19 e 35 que, normalmente, são "não conectados". Desta forma, todo cartão deveria funcionar perfeitamente no slot 7. O que nao é o caso deste computador. Fecha parenteses

 Voltando ao micrão...

Entao abri o tal computador, e vi que - aparentemente - não havia NADA de errado. Apple II normalmente consertamos com muita observação e conhecimento do funcionamento do micro. A grande maioria dos defeitos do Apple II ja sao conhecidos e matados. E esse defeito realmente eu nunca havia visto.

Comecei pelos principais "mordomos" (aqueles que sempre levam a culpa). Para encurtar uma longa historia, depois de verificar todos os sinais e os integrados provaveis, testei todos os integrados do micro, só achando um integrado que estava com uma perna quebrada (mas que nao tinha problema por causa do tipo de soquete desse apple II que "abraça" o integrado pelas laterais).

E nada de achar o defeito...

Quando é assim, tem trilha partida! Bipei todas as trilhas do slot, e nada de errado. Não havia nenhuma falta de conexão entre pinos dos slots adjacentes.

O que será?? Será aquela hora chata de tirar a placa do lugar e ver como esta por baixo.

Ai veio o susto O_O


FIOS!?



Poise. Alguem modificou esse apple II para alguma função, que certamente nao estava no esquema. O que acontece é que estao usando os pinos de DMA IN/OUT e INT IN/OUT (que normalmente nao sao usados nesse slot) para mandar 3 sinais para alguma placa especifica, a qual não faço ideia qual seja (nao tenho o historico desse computador). O recomendado na especificação de projeto de placas de Apple II, é que voce conecte DMA IN com DMA OUT e INT IN com INT OUT, desta forma curtocircuitando os sinais da modificacao do Apple II.

Retiradas as modificacoes, a placa no slot 7 funcionou direitinho

É cada uma que me aparece...

Ate a proxima, pessoal! =D E nao esquecam de clicar nos anunciantes da pagina :)

3 comentários:

Lisias disse...

Ei, esses dois chips onde socaram os capacitores e resistores por baixo são usados para o Power On Reset (se não me falha a memória).

Esses caras devem ter usado o 555 para criar um timer que, junto com alguns outros sinais da placa mãe (só vendo o esquemático pra entender), empurram :) alguma coisa na plaquinha que iria ali!!!

Clóvis (Datassette) disse...

Parabéns pelo Trampo Taba!!

Unknown disse...

Parabéns alexandre